Início > Material de Imprensa > Tarso Genro visita Clube 24 de Agosto de Jaguarão

Tarso Genro visita Clube 24 de Agosto de Jaguarão

Foto: Fernanda Barbier
Fotos: Fernanda Barbier/Fernanda Cassel

O Clube Social 24 de Agosto, de Jaguarão, tem vários motivos de comemoração em 2013. O prédio histórico, onde fica a sede da instituição, foi tombado como Patrimônio Estadual e incluído nas ações do PAC Cidades Históricas. Além disso, o clube foi um dos 82 contemplados no edital dos Pontos de Cultura, e receberá R$ 180 mil por meio do convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura.

A festa ficou completa com a visita do governador Tarso Genro, na manhã dessa quarta-feira (18), dentro das atividades da Interiorização. Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo lembrou que fez parte da equipe que debateu a concepção dos Pontos de Cultura, ainda no governo Lula. “Os Pontos de Cultura formam uma estrutura que cria condições para que a comunidade ative seus agentes culturais e faça aflorar suas manifestações de maneira plena, como a que vemos aqui no 24 de Agosto”, disse.

O Clube 24 de Agosto foi criado em 1918 e, embora sendo uma agremiação da comunidade negra, sempre acolheu todos os excluídos, brancos ou negros. Essa atuação também foi abordada pelo governador. “A comunidade de Jaguarão deu uma lição de humanismo e virtude a uma parcela da sociedade da sua época. Essa identidade social, com essa história de igualdade, é a inspiração deste governo. Agradecemos a compreensão que vocês têm da nossa política, e que está incluída aqui na concepção do 24 de Agosto”, completou Tarso.

Recursos para atividades culturais
O adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, destacou a importância do ato. “Pela primeira vez, os clubes sociais negros são incluídos nas políticas públicas de um governo estadual como manifestações culturais. Como Ponto de Cultura, o 24 de Agosto vai desenvolver atividades de inclusão e acesso às diversas formas de expansão da cultura e, além disso, recuperar a histórica colaboração da comunidade negra para esta região”, explicou.

O prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, classificou como “histórico” o dia para o município. “Com este Ponto de Cultura vamos trabalhar a história do povo de Jaguarão e valorizar a nossa memória. Quando temos um governo que valoriza os povos passamos a ser, efetivamente, partícipes de um processo. Vamos repetir o 1918 e acolher aqui todas as manifestações culturais de nossa cidade e região”, concluiu.

O presidente do clube, Neir Madruga, agradeceu emocionado, destacando o fato de que os associados perderiam a sede se não fossem os recursos recebidos.

Turismo incentivado
Na mesma cerimônia, a Secretaria de Estado do Turismo lançou a adesão ao programa Parada Tri Legal para a Região Sul. O projeto qualifica o turismo ao longo da BR-116 e proporciona, por meio de convênio com o Sebrae/RS, o treinamento dos empresários e trabalhadores do setor.

Confira mais fotos na página do facebook da Prefeitura Municipal: