Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito Favio Telis participa de atividades do Mercosul em Melo

Prefeito Favio Telis participa de atividades do Mercosul em Melo

Hidrovia no rio Jaguarão e Lagoa Mirim foi tema do encontro

O evento promovido pela União de Parlamentares Sulamericanos do Mercosul – UPM, na cidade de Melo (Uruguai),  sob o título de “Encontro para o Desenvolvimento Local: Mudanças Climáticas, Educação e Produção”, teve a participação de diversas autoridades da região fronteiriça.

O prefeito Favio Telis participou do evento na quinta-feira (09), quando um dos principais temas foi o futuro da região através da implantação de hidrovia no Rio Jaguarão e Lagoa e Mirim, em trabalho apresentado pelo engenheiro Andrés Nieto, diretor nacional de hidrovias do Ministério dos Transportes e Obras Públicas, do Uruguai.

Os uruguaios realizam estudo de viabilidade desde que foi assinado Acordo de Transporte Fluvial entre o Brasil e Uruguai permitindo o acesso livre e não discriminatório de empresas mercantes (que atuam no transporte de cargas) aos mercados de ambos os países no transporte fluvial e lacustre (transporte realizado pelos lagos) realizado na Hidrovia Brasil-Uruguai, 2010. Pelo acordo, Brasil e Uruguai poderão colocar em prática as ações já elaboradas e as regulamentações acordadas entre os dois países para facilitar a navegação comercial. Umas das iniciativas previstas é a revitalização da navegação comercial de cargas entre Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos, além de intervenções em rios e portos que compõem a bacia da hidrovia Brasil-Uruguai.

A hidrovia Brasil-Uruguai abrange o setor brasileiro da Lagoa Mirim e seus afluentes, especialmente o Rio Jaguarão; o Canal de São Gonçalo e seus afluentes; os canais de acesso hidroviário ao porto de Rio Grande; a Lagoa dos Patos e seus afluentes; o Rio Guaíba e seus afluentes, especialmente os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos, Gravataí e Caí, no estado do Rio Grande do Sul; e o setor uruguaio da Lagoa Mirim e seus afluentes, especialmente os rios Jaguarão, Cebollatí e Tacuarí, no território uruguaio, além de portos e terminais reconhecidos pelos países.

O acordo binacional estabeleceu o alcance da hidrovia, as autoridades responsáveis, além da criação de Secretaria Técnica integrada por funcionários por ambos os países para garantir a efetiva aplicação. A Secretaria Técnica prevista no acordo já está exercendo suas atividades. O grupo é formado por membros do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), pelo Brasil, e do Ministério de Transportes e de Obras Públicas (MTOP), por meio da Direção Nacional de Hidrografia e da Direção Geral de Transporte Fluvial e Marítimo, pelo Uruguai.

O prefeito de Jaguarão acredita que a implantação de uma hidrovia na região irá contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios da fronteira. “Será mais uma alternativa de transportes de cargas que irá contribuir com o desenvolvimento econômico e turístico do município”, diz Favio Telis, lembrando ainda que o rio Jaguarão estando navegável torna-se um atrativo para desenvolver atividades de turismo náutico.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias