Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito de Jaguarão participa do relançamento da Frente Parlamentar do Carvão

Prefeito de Jaguarão participa do relançamento da Frente Parlamentar do Carvão

Na segunda-feira (24), o prefeito de Jaguarão, Favio Telis esteve na cidade de Candiota participando do relançamento da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul. A proposta foi feita na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Fábio Branco, que é o líder do MDB no Parlamento. O movimento estava desativado há algum tempo e agora foi retomado com a inclusão da luta pela ampliação do aproveitamento do carvão mineral.

O evento foi precedido por uma visitação na mina carbonífera da Companhia Riograndense de Mineração – CRM, em Candiota, onde autoridades e visitantes (entre eles, investidores chineses) tiveram a oportunidade de ter uma breve explanação sobre a mina, bem como, observar alguns momentos do funcionamento do local.

O prefeito Favio Telis aproveitou o momento para conversar com autoridades e investidores na área energética, colocando a potencialidade de Jaguarão para a implantação de energia eólica. “Reconhecemos o grande potencial da região carbonífera, porém, apresentamos a alternativa da energia eólica, onde nosso município dispõe de áreas propícias para o desenvolvimento deste setor, com um dos ventos mais antigos do Estado”, informa o prefeito de Jaguarão.

A intenção da retomada da Frente, segundo Fábio Branco, é estabelecer um canal de diálogo entre especialistas, representantes do setor produtivo e do poder público, capaz de expandir a competitividade e a produtividade a partir da indústria carbonífera. “Escolhemos Candiota para o lançamento pela sua importância. O tema é importante, mesmo dividindo opiniões. O debate não pode ser restringido a vieses ideológicos, mas baseado em aspectos técnicos”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, também esteve em Candiota e enalteceu a iniciativa da Frente. “O papel do Parlamento é fundamental na construção de políticas públicas e de esclarecimento da sociedade para os benefícios que o carvão pode gerar para a sociedade como um todo”, afirmou.

Além de Fábio Branco, os deputados Luiz Fernando Mainardi, Affonso Hamm, prefeitos da região e outras dezenas de lideranças políticas dos mais variados partidos e do setor carbonífero prestigiaram o evento.

Com a reabertura dos trabalhos da Frente, as reuniões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas definidas em conjunto pelo grupo. Fonte: jornal Tribuna do Pampa/readequação: Decom Jaguarão.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias
Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042