Início > Gabinete do Prefeito > Município de Jaguarão é exemplo para o Estado na implantação do PIM – CRIANÇA FELIZ

Prefeito Favio Telis e Primeira Dama, Renata Termesana – Secretária do Desenvolvimento Social – a convite da Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann apresentam modelo de contratação, implantação e funcionamento dos programas PIM – Criança Feliz, no município de Jaguarão.

Na quarta-feira (24), o prefeito e a secretária de Jaguarão foram recebidos pela secretária da Saúde (SES), Arita Bergmann, pela diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Ana Costa, e pela coordenadora estadual do programa Primeira Infância Melhor (PIM), Gisele Mariuse da Silva,

As representantes da gestão estadual ouviram a experiência de Jaguarão na forma de contratação de recursos humanos para monitores e visitadores do PIM e do programa federal Criança Feliz. “Esse é um exemplo de boa prática em gestão pública”, elogiou a secretária Arita. Telis explicou que a contratação do PIM/Criança Feliz em Jaguarão é realizada por meio da modalidade de Organização da Sociedade Civil (OSC).

“É um trabalho muito bem realizado. Cada cidade tem autonomia para escolher a forma de contratação das pessoas que vão trabalhar no programa”, explicou Gisele. Acrescenta que, partir desta escuta serão feitos materiais de informação a serem entregues nos municípios e, assim, ajudá-los a se organizar. Para ela, a OSC é um processo dinâmico de contratações efetivas. “As formas de admissão afetam diretamente na qualidade do serviço”, disse.

Ana Costa ressaltou que é preciso trabalhar próximo aos municípios e que essas conversas ajudam a fortalecer o programa. “Queremos dar esses bons exemplos para as cidades que queiram aderir ou expandir o PIM”, destacou Ana.

O sistema que está em pleno funcionamento será modelo para outros municípios que desejem utilizar a fórmula exitosa que Jaguarão utilizou para colocar em prática estes programas que tem por objetivo acompanhar, diagnosticar e qualificar o desenvolvimento das crianças desde a gestação.

Segundo Renata, não se implanta ou se executa um grande projeto de forma tão qualificada sem grandes parceiros. “Na Secretaria tive o apoio e a dedicação incansável de todos, somos um grande time, que vem trabalhando de maneira séria e responsável para que nossa comunidade tenha atendidas suas demandas e através destes programas conseguiremos melhorar a qualidade de vida de todos, iniciando por nossas crianças”, diz Renata, destacando ainda as parcerias da Secretaria da Saúde que integrou o PIM ao programa Criança Feliz e também da Igreja Batista Independente de Jaguarão, através de chamamento público.

Para o prefeito Favio Telis, ser exemplo de qualidade, principalmente na área do desenvolvimento humano, é motivo de muita alegria e orgulho da equipe do governo, principalmente de todos da Secretaria do Desenvolvimento Social que se dedicaram de forma intensa e muito responsável para que hoje fôssemos reconhecidos pelo trabalho que está sendo executado.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias