Início > Gabinete do Prefeito > PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DO FÓRUM DA FADERS

PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DO FÓRUM DA FADERS

Na quarta-feira (20), pela manhã o prefeito Favio Telis participou da abertura do 177º Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, no Teatro Esperança, promovido pela FADERS em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Educação e Cultura.

A mesa de autoridades esteve composta pelo prefeito de Jaguarão, pelo presidente da Faders, Marquinhos Lang, pelo vereador Luiz Veleda, pelo defensor público Guilherme Henrique Mariani de Souza e pelas secretárias Crícia Martins (Educação e Desporto) e Evanice Marques da Rocha (Cultura e Turismo). Antes houveram as apresentações do grupo musical da APAE e do grupo Básico de Libras.

O 177º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH é o encerramento do ciclo de 10 Fóruns regionalizados no ano. “Em todos os Fóruns realizados em 2019 tivemos um público excelente, que lotou os espaços em busca de informação e conscientização. E em Jaguarão foi da mesma forma”, diz Marquinho Lang, presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão.

Para este Fórum foram programadas, além da apresentação do diagnóstico da região, as oficinas sobre Acessibilidade, Autismo, a importância da família na inclusão e Políticas públicas para altas habilidades.

Em sua fala, o prefeito Favio Telis evidenciou a preocupação do município de Jaguarão com as questões de acessibilidade, principalmente para pessoas portadoras de deficiência. “Uma cidade com 164 anos não foi projetada para atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência. Nós estamos trabalhando para realizar obras que contemple essas situações. Já tivemos algumas evoluções, como por exemplo, a implantação do táxi acessível e, agora estamos projetando uma sala especial no bloco cirúrgico da Santa Casa, inclusive para atendimento odontológico”, informa o prefeito, destacando a questão das praças, onde todas as ações de readequações estão sendo executadas, sempre observando a acessibilidade. Além disso, o município dispõe de uma sala de recursos multifuncionais, na EMEF Marechal Castelo Branco, no bairro Kennedy, atendendo cerca de 20 alunos, como também, a nomeação, através de concurso público, de professores intérpretes de libras.

Para o encerramento de 2019 será realizado o Fórum Anual no dia 05 de dezembro, a partir das 8h30, no Auditório da FAMURS, na rua Marcílio Dias, 574 em Porto Alegre.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias