Início > Coronavirus (COVID-19) > PREFEITO FAVIO TELIS REÚNE-SE COM AUTORIDADES URUGUAIAS PARA TRATAR SOBRE COVID-19 NA FRONTEIRA

Na manhã de quarta-feira (24), o prefeito Favio Telis participou de uma reunião do Comitê de Emergência Sanitária de Rio Branco, para tratar sobre ações de prevenção contra a pandemia do Covid-19 na fronteira.

O ato aconteceu na Casa de Cultura de Rio Branco com a presença da Intendente de Cerro Largo, Carmen Tort, da diretora departamental de Saúde, Mariela Anchen, do alcalde de Rio Branco, Rodolfo Conde, da coordenadora do Comitê de Emergência de Rio Branco, Alejandra Rivero, cônsul do Uruguai em Jaguarão, Carlos Trianon, vice-cônsul do Brasil em Rio Branco, Sérgio Antonio Ribeiro dos Santos e outras autoridades uruguaias.

Entre os principais assuntos tratados na reunião esteve o trânsito na fronteira, pois as autoridades uruguaias estão preocupadas com o fluxo de pessoas que entram no país através da ponte Mauá.

O prefeito de Jaguarão destacou que desde o início da situação de pandemia na região vem tentando implantar uma barreira sanitária na entrada da cidade, ou seja, junto ao terminal de cargas, na BR-116 o que evitaria o livre acesso de pessoas à zona urbana e, automaticamente reduziria o fluxo na ponte Mauá. Foram diversas reuniões com órgãos federais que jurisdicionam a BR-116 (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Exército Brasileiro), na tentativa de implantar o controle, mas não obteve o suporte dos referidos órgãos, sob a alegação de falta de efetivo.

“Encaminhamos documentação para todos os órgãos federais competentes, inclusive ao Gabinete da Presidência da República, informando a necessidade de implantação da barreira sanitária na entrada da cidade, como medida de suma importância para a prevenção ao covid-19 na fronteira”, disse Favio Telis informando ainda que, em parceria com a empresa que administra o terminal aduaneiro (Multilog), o município implantou um sistema de controle de entrada dos condutores e acompanhantes, dos veículos de transportes de cargas, com orientação e verificação de temperatura, também como forma de agilizar o fluxo de transporte na ponte Mauá.

Sobre o grande fluxo de pessoas que transitam sobre a ponte Mauá, muitas vindas de outros municípios brasileiros e uruguaios é outra preocupação do prefeito de Jaguarão e das autoridades uruguaias. “Infelizmente as pessoas estão burlando os controles, falsificando documentos comprovantes de residências para poderem entrarem e saírem das cidades de Jaguarão e Rio Branco”, lamenta Favio Telis.

“Nossa preocupação aumenta agora com a intenção do Governo Federal do Brasil que pretende retirar o controle na fronteira, deixando o trânsito totalmente livre sobre a ponte Mauá”, salienta Favio Telis, pedindo que seja elaborado um documento, em conjunto, para manter esse controle de entrada de pessoas que vem do Uruguai para o Brasil.

Ao final do encontro em Rio Branco, o prefeito Favio Telis solicitou à Intendente Carmen Tort que fosse feita uma ata da reunião, a ser encaminhada ao Ministério da Saúde do Uruguai, no sentido de que a nossa região fronteiriça tenha um representante no Comitê Binacional de Saúde.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias