Início > Coronavirus (COVID-19) > PREFEITO DE JAGUARÃO PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORA GERAL DE SAÚDE DO URUGUAI

Favio Telis pede atenção especial ao setor de transporte de cargas

No final da manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Favio Telis esteve na cidade de Rio Branco (ROU), participando de importante reunião para tratar sobre o trânsito de cargas sobre a ponte Mauá, nesse período de pandemia do Covid-19.

A relevância do assunto trouxe à Rio Branco, a Diretora Geral de Coordenação de Ministério da Saúde do Uruguai, Karina Rando.

Entre os temas tratados estava a questão da obrigatoriedade de testes de coronavírus para as pessoas circularem dentro do território uruguaio, o que impactaria diretamente aos caminhoneiros brasileiros que realizam serviços de transportes internacional. Diante dessa situação, Favio Telis solicitou atenção especial ao tema. “É importante definir essa situação que está preocupando um importante setor econômico dos dois países, que é o de transporte de cargas”, diz o prefeito de Jaguarão.

A representante do Ministério da Saúde do Uruguai levantou a demanda, salientando a dificuldade de cobrar dos caminhoneiros o teste PCR, pela demora do resultado e pela complexidade de ser realizado. Informou ainda que na segunda-feira (13) acontecerá uma reunião em Montevidéu, envolvendo os órgãos federais, como: Ministério das Relações Exteriores (Cancilleria), Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, entre outros. Karina Rando estará presente na reunião e apresentará a demanda do prefeito de Jaguarão e das demais autoridades que participaram do debate.

Dando continuidade à sua fala, Favio Telis expôs a situação do que está acontecendo em Jaguarão, como a formação de grandes filas de veículos na via de acesso à ponte Mauá, dificultando o trânsito no local, inclusive resultando em um acidente fatal nesta semana.

Falou também que a fiscalização sobre ponte está contrariando estudos realizados que concluíram que as paradas e arrancadas dos caminhões de cargas contribuem para o abalo das estruturas da quase centenária ponte Mauá. E, como forma de amenizar essa situação Favio Telis propôs que a fiscalização desses veículos seja realizada no Passo de Fronteira, a exemplo do que ocorre em Jaguarão, onde toda a verificação referente ao transporte de cargas é feita no terminal rodoviário.

Encerrando sua participação no debate, visando equacionar a situação de fluxo de pessoas entre os dois países, o prefeito solicitou a reativação da “Carteira de Fronteiriço”, o que facilitaria o controle de entrada e saída entre Jaguarão e Rio Branco.

O debate realizado na Casa de Cultura de Rio Branco contou ainda com a participação da intendente de Cerro Largo, Carmen Tort, da Diretora Departamental de Saúde, Mariela Anchen e do alcalde de Rio Branco, Rodolfo Conde que se mostraram bastante preocupados com a situação na fronteira.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias