Início > Notícias > MUNICÍPIO RECEBE CENTELHA DA CHAMA CRIOULA DO RS

MUNICÍPIO RECEBE CENTELHA DA CHAMA CRIOULA DO RS

As comemorações alusivas à Semana Farroupilha tiveram início na segunda-feira (14), com a chegada da Chama Crioula em Jaguarão, num evento restrito a poucas pessoas, situação que deve se manter para o restante da programação de 2020. Os tradicionais festejos alusivos à data, que tem como marca registrada as provas campeiras, reunindo sempre um grande público, darão lugar a uma programação predominantemente artística e cultural, através das redes sociais.

Sob a coordenação da 21ª Região Tradicionalista do MTG, a Chama Crioula deste ano foi acesa na cidade de Herval e, conduzida por um pequeno grupo de cavalarianos até a Cidade Heroica, onde foi recebida pelo prefeito Favio Telis. Este é um fato inédito, pois o município nunca havia recebido a Chama Crioula de forma oficial, ela sempre chegava por intermédio das entidades tradicionalistas.

Acompanhado pela Coordenadora da 21ª RT, Silvânia Affonso e pela secretária de Cultura e Turismo, Evanice Marques da Rocha, o prefeito procedeu ao acendimento da Chama Crioula, que permanecerá acesa, num candeeiro, no hall de entrada da Prefeitura Municipal até sexta-feira (18), quando será transferida para a Biblioteca Pública, onde acontecerá um evento (live) com apresentações artísticas e culturais que poderão ser assistidas através do facebook da 21ª RT (facebook.com/chasque21rt.

Distribuição de centelha

O município terá a tarefa de realizar a distribuição da centelha da Chama Crioula para as demais entidades tradicionalistas de Jaguarão.

Ainda na manhã de segunda-feira (14), uma comitiva do CTG Rincão da Fronteira esteve na Prefeitura Municipal, onde, em ato oficial, recebeu a centelha da chama que foi levada para a sede da entidade e permanecerá acesa até o final da Semana Farroupilha.

Na próxima sexta-feira (18), pela manhã, será a vez do CTG Lanceiros da Querência Bernardino de Armas apanhar a centelha da chama, diretamente do candeeiro que se encontra no hall de entrada da Prefeitura Municipal.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias