Início > Gabinete do Prefeito > PREFEITO E SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL ACOMPANHAM COLHEITA DE SOJA DIRETAMENTE NA LAVOURA

No final da manhã de sábado (01), o prefeito Favio Telis e s secretário de Desenvolvimento Rural, Lindolfo Holdefer estiveram acompanhando os trabalhos de colheita de soja, numa lavoura de propriedade dos irmãos Adriano e Ademir Ulrich, localizada nas proximidades do Telho.
A cultura de soja, nos últimos anos, tem sido uma grande aliada aos fatores econômicos, não só de Jaguarão, mas de toda a região, contribuindo para o aumento de oportunidades de emprego, tanto diretos, com a contratação de trabalhadores rurais, como indiretos, no caso das demandas de serviços, como: oficinas, borracharias, postos de combustíveis, etc.
Jaguarão tem hoje, segundo dados da Emater, em torno de 45 mil hectares de área plantada com soja, sendo que 90% dos produtores são investidores que vieram de outros municípios, com destaque para a região noroeste do RS, com tradição nessa cultura.
Existe uma expectativa que se colha em torno de 53 sacas por hectare e, como a média de preço da saca, nesta região, está na faixa dos R$ 170,00, a soja prepara-se para uma excelente colheita. “Acreditamos que uma boa safra e boa comercialização do produto trará benefícios para o município, com o ingresso de dinheiro no comércio e no setor público”, explica o sojeiro Adriano Ulrich.
Para o secretário Lindolfo Holdefer, a produção primária tem tido uma atenção especial por parte da administração municipal, que procura atender as demandas necessárias para o desenvolvimento do trabalho no campo. ”O escoamento da safra é de fundamental importância para o produtor, por isso, trabalhamos forte na manutenção das estradas rurais”, diz Lindolfo, lembrando que atualmente são utilizados no transporte dos grãos, carrocerias com capacidade de até 60 toneladas.
Segundo informações, em torno de 85% da produção de soja já foi colhida no município, sendo que, nos próximos dias, os 15% restantes deverá ser concluída.
Já o prefeito Favio Telis, que acompanhou uma parte do trabalho na lavoura, na cabine de uma colheitadeira, juntamente com o produtor Ademir Ulrich, destaca a expansão do setor sojeiro em Jaguarão, trazendo uma nova paisagem aos campos da região e, contribuindo sobremaneira com a economia do município. “A produção de soja tem sido um dos principais geradores de emprego e renda na nossa região e, nossa administração tem procurado ser parceira de todos os setores do agronegócio que se desenvolvem em Jaguarão”, diz o prefeito de Jaguarão, parabenizando pela excelente safra que está ocorrendo no município.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias