Na sexta-feira (07) o Chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Pestana e a equipe do programa RS Mais Igual cumpriram agenda em Jaguarão, oportunidade em que o tema da inclusão produtiva esteve em destaque. No início da manhã Pestana participou de encontro na Prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito Cláudio Martins, pelo vice Lisandro Lenz , secretários municipais e vereadores.
No início da tarde os representantes do Governo do Estado reuniram-se com famílias beneficiárias do Bolsa Família e do programa RS Mais Igual a fim de apresentar os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa, identificar as áreas de atuação que despertam maior interesse das beneficiárias e diagnosticar as dificuldades que essas mulheres enfrentam para realizar a capacitação. O encontro foi realizado no auditório da Biblioteca Municipal.
O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, explicou às centenas de mulheres presentes no encontro como funciona a segunda etapa do programa. “A porta de entrada foi o acesso à renda, pois sem ter comida na mesa, ninguém consegue melhorar de vida. Agora estamos aqui para dar esse segundo passo, que é a inclusão produtiva e a capacitação para o mercado de trabalho. Esse programa, além de garantir oportunidades para vocês, também faz a economia local girar, pois com esse dinheiro, vocês compram no armazém, no mercadinho do bairro”, exemplificou.
Durante o encontro as mulheres presentes também acompanharam um vídeo sobre o RS Mais Igual e o impacto que os cursos de qualificação oferecidos pelo programa tiveram na vida de diversas famílias. Após assistirem o material foi aberto espaço para as mulheres falarem sobre os cursos que gostariam de fazer.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação do município, Marcelo Victória essa conversa com as mulheres e o preenchimento de um questionário são momentos fundamentais do processo, pois é através deles que se identificam os tipos de cursos que despertam interesse e também pode se conhecer o local mais adequado para realizar esses cursos, já que a ideia é de que as mulheres tenham participação efetiva nas atividades. “Não adianta oferecermos um curso de costura e na verdade a pessoa ter interesse em curso de manicure ou na área de construção civil. É preciso oferecer o curso que a pessoa se identifique e em um local próximo que garanta a sua participação”, destacou Victória.
Também presente na reunião o prefeito, Cláudio Martins, lembrou que as críticas aos programas sociais sempre têm origem em pessoas que não conhecem a realidade de quem vive em situação de pobreza. “É vocês que batalham todos os dias que podem dizer se o Bolsa Família e o RS Mais Igual são importantes ou não”.
Em Jaguarão, 405 famílias são beneficiárias do RS Mais Igual, o que representa mais de 1.500 pessoas incluídas no programa. O Governo do Rio Grande do Sul, alinhado ao Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, garante com o RS Mais Igual renda mensal de R$ 100 per capita(por pessoa) aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos.
Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade
Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.
Clique aquiAvenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: (53) 3261-1999