Prefeito pede que a população denuncie a colocação de lixo em áreas públicas
A abertura da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na terça-feira (05), pela manhã, na Biblioteca Pública Municipal, teve a participação do prefeito Favio Telis e dos secretários municipais, Eliane Schrank (Des. Econômico e Meio Ambiente) e Lindolfo Holdefer (Des. Rural) e do vereador Enio Rigatti.
Em sua fala, o prefeito evidenciou sua preocupação com importantes pontos do município, em que a questão ambiental não tem sido respeitada, como por exemplo, o exagerado despejo de lixo em áreas públicas, impróprias para tal. “Pedimos que a comunidade nos ajude na tarefa de fiscalização. Se virem alguém colocando lixo em local impróprio, denuncie, para que a Prefeitura possa tomar as medidas cabíveis”, diz Favio Telis.
Dirigindo-se aos adolescentes e crianças que se encontravam no evento, o prefeito Favio fez questão de salientar que: “parece que os adultos de hoje, não estão preocupados com as gerações futuras, por isso, peço a vocês que cuidem do meio ambiente”, completa.
O prefeito aproveitou o momento para destacar a importância do rio Jaguarão para a fronteira, informando ainda que o município dispõe de uma das mais qualificadas fontes de água potável do Estado. “O investimento da Corsan para tratar a água que chega em nossas casas é baixo, em relação a outros municípios que possuem fontes com altos índices de poluição”, explica o prefeito.
Visando melhorar ainda mais a qualidade da água do rio Jaguarão, o prefeito informou que já foi assinado um termo de início das obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que deverá iniciar nos próximos dias. “Estamos preocupados com a questão ambiental no município, principalmente com o nosso rio Jaguarão que é um patrimônio comum de Brasil e Uruguai”, fala o prefeito em relação à obra.
A programação do evento teve prosseguimento no auditório da Biblioteca Pública, com os seguintes eventos:
Abertura – Apresentação teatral dos alunos da escola Joaquim Caetano da Silva – Professora Márcia
Roda de Conversa: Contribuição ao Meio Ambiente – Rotary Club Jaguarão; Desenvolvimento Rural e Extensão – EMATER; Produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos – Lilian Espíndola Müller (engenheira agrônoma – mestre em agronomia) e Amanda da Fonseca Borges (engenheira agrônoma – mestre em fruticultura – doutora em agronomia); Guasqueria e Tecelagem em lã natural: ao artesanato como expressão cultural de Jaguarão – Helora Ataydes Delelio Ávila e Eduarda de Souza Costa (graduandas do curso de Gestão em Turismo – Unipampa); Gerenciamento Costeiro: uma ferramenta para gestão do rio Jaguarão – Alexandre Caldeirão (professor da Unipampa) e Canto dos Bichos – Andrews Duarte e Solano Ferreira. A noite no Teatro Esperança houve a apresentação de um filme: Cachorro – Noz Audiovisual
Os participantes do evento lamentaram a ausência da Cooperativa Aliança de Economia Solidária e Prestadora de Serviços – COOADESPS, importante entidade, ligada diretamente ao meio ambiente no município, que participaria da Roda de Conversa, abordando o tema: Importância da Reciclagem.
No domingo (09), segue a programação com as seguintes atividade:
9h. – Pedalando por um amigo
Saída: Banco do Brasil – Chegada: Ponte Internacional Mauá
13h30min – Cãominhada
Saída: Praça Dr. Alcides Marques – Chegada: Praça Comendador Azevedo
14h. – Aurraiá
Atrações: Feira de Adoção, desfiles de cães caipiras e outras
Praça do Desembarque (Figueiras do Mercado Público)
Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade
Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.
Clique aquiAvenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: (53) 3261-1999