A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público do RS e Instituto Amigo de Lucas lança nesta quarta-feira, 13 de Setembro, o projeto de Apadrinhamento Afetivo.
O objetivo do projeto é resgatar o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em abrigos, dando a elas a oportunidade de se relacionar dentro de outro ambiente, com novos exemplos de participação familiar e de cidadania dentro da sociedade.
Renata Termesana, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação ressaltou da importância em se criar vínculos familiares e comunitários que, segundo ela, são base para o desenvolvimento familiar. Lembrou que, mesmo nos casos onde a possibilidade de reintegração familiar ou adoção é menor, a constituição desses vínculos ainda é um direito: “o apadrinhamento trata-se de afetividade e não de caridade. Sendo o padrinho, a pessoa que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, propicia experiências e referências sociais e afetivas. Também deve orientá-lo em sua formação pessoal, escolar e profissional, garantindo assim a convivência familiar e comunitária”.
O início do programa se dará no dia 07/10, com a primeira oficina de preparação para os padrinhos. O prazo de informações, inscrições e entrega de documentos será no período de 13/09 a 30/09.
Interessados podem acessar o link no site da prefeitura ou fazer contato através do e-mail: apadrinhamento.jaguarao@hotmail.com
Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ
Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade
Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.
Clique aquiAvenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: (53) 3261-1999