Notícias

Grande público participa da Mostra de Conhecimentos Científicos em Jaguarão

01

Na manhã de sábado (13) foi realizada no auditório do Parque do Sindicato Rural a 5ª Mostra de Conhecimentos Científicos e a 4ª Mostra Binacional de Conhecimentos Científicos de Jaguarão, uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação e Desporto. A atividade reuniu estudantes do Brasil e Uruguai e contou com a participação de um grande público.

De acordo com a SMED o evento tem como finalidade  oportunizar as escolas do município apresentarem os trabalhos ou projetos que estão sendo desenvolvidos nos espaços educacionais. Ainda conforme a secretaria a avaliação do evento foi um sucesso, e entre os elementos que comprovam o quanto o evento foi positivo estão a qualidade dos trabalhos apresentados, a possibilidade de integração entre estudantes dos dois países e o grande público que circulou pela Mostra.

A abertura da atividade contou com a presença da Secretária Maria da Graça Souza, do presidente do Legislativo Oberte Paiva e da vereadora Roseli Calvetti. “ É uma grande satisfação ver este espaço cheio de crianças,  jovens e professores. Como é bom ver este momento em que os alunos mostram seus trabalhos de pesquisadores, em um processo que vem sendo desenvolvido no campo e na cidade”, destacou a secretária.

O prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz também prestigiaram o evento e acompanharam o trabalho desenvolvido pelas escolas.

Participaram da atividade os alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil (Bolinha, Cebolinha, Pato Donald, Pedacinho do Céu, Sementinha, Profª Verdina Raffo e Casa da Criança), Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, EJA (Ceni Soares Dias, Dr. João Azevedo, General Antônio de Sampaio, Manoel Pereira Vargas, Pe. Pagliani e Lauro Ribeiro), alunos da rede estadual (Joaquim Caetano da Silva e Hermes Pintos Affonso) e também  alunos do Uruguai(Escuela Técnica de Melo, Escuela Técnica Fraile Muerto, Escuela Técnica de Rio Branco, Escuela Bicentenário Nº144 e Escuela 12).

Os trabalhos foram avaliados pelas professoras do Pró Necim, classificando os escolhidos para representar Jaguarão na Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes da metade Sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas no dia 27 de setembro.

Os trabalhos classificados foram:

-Categoria Educação Infantil: EMEI Casa da Criança, “Projeto Irrigação”.

Categoria Anos Iniciais: EMEB Lauro Ribeiro, “Raiva Herbívora”.

Categoria Anos Finais: EMEF Ceni Soares Dias, “Como identificar DNA Humano”.

Categoria EJA: EMEF Padre Pagliani, “Pressão Arterial”.

Categoria Ensino Médio: EEEF Hermes Pintos Affonso, “Vírus e Bactérias”.

Lisandro Lenz fala sobre plano de carreira e piso dos Agentes de Saúde

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

O Executivo Municipal vem trabalhando intensamente para qualificar o trabalho e a carreira dos servidores municipais e consequentemente garantir a melhoria dos serviços oferecidos a população jaguarense. Entre as ações que estão na pauta da administração está o Plano de Carreira dos servidores da saúde e da assistência social e o piso dos Agentes Comunitários de Saúde.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz no início deste mês agentes de saúde foram recebidos no Gabinete do Prefeito, em uma reunião chamada pela bancada do Partido dos Trabalhadores, a qual tinha como objetivo fazer esclarecimentos sobre o tema. Nesta atividade os profissionais conversaram com o prefeito Cláudio Martins, o vice e o secretário de Saúde, Celso Caetano, para saberem como está o andamento deste processo bem como as reais possibilidades para o início do pagamento do piso. Estavam presentes também os vereadores Ariom Moreno, Roseli Calvetti e Oberte Paiva.

Contextualizando o andamento deste tema Lisandro explica que a partir de uma reunião ampliada com todos os servidores da saúde há alguns meses, foi definida uma comissão, com um representante de cada categoria funcional da saúde e da assistência social, a qual tem discutido um novo modelo de plano de carreira que classifica, entre outras questões, principalmente, a progressão na carreira pela qualificação profissional, tempo de serviço e educação formal. “ Estas questões não são previstas hoje na atual lei que rege o servidor( Lei 4166/2003). Atualmente o crescimento na carreira só está ligado ao tempo de serviço. Além disso temos outro problema, que é a discrepância salarial de categorias que possuem a mesma exigência de formação”, destaca o vice-prefeito que reafirma que o plano de carreira que está sendo elaborado pelo governo municipal em parceria com os servidores, pretende resolver essas discrepâncias e valorizar o profissional, garantindo também a qualidade dos serviços públicos de saúde.

Em relação ao piso dos agentes o vice-prefeito destaca que ele será pago após a remodelação de toda a estrutura da saúde, pois é preciso que se resolva coletivamente sendo positivo para todas as categorias. Ele exemplifica, por exemplo, que o salário dos técnicos de enfermagem, já é inferior ao piso dos agentes, sendo que a exigência de escolaridade é maior. “É preciso ajustarmos esta questão como um todo e não resolver apenas uma parte. É importante entendermos também em primeiro lugar que é uma incoerência fazer uma lei para pagar o piso, pois já existe uma legislação federal, sancionada pela presidenta Dilma. Outra questão, que é fato, é que este trabalho que estamos conduzindo faz parte dos compromissos assumidos em campanha pelo prefeito Cláudio”, observou.

Ainda conforme o vice prefeito nos próximos dias deverão ser anunciados novidades sobre o tema. “Já estamos muito avançados na elaboração do plano e em breve estaremos chamando uma nova reunião ampliada para discutirmos os resultados dos nossos estudos em uma amplitude maior”, finalizou.

Comunicado: Projeto Case

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação  comunica que as atividades do projeto CASE estão suspensas nesta segunda-feira (15). Mais informações pelo telefone 3261.5924.

Postos dos bairros Pindorama e Boa Esperança recebem veículos para as equipes de ESF

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quinta-feira (11) o prefeito Cláudio Martins, o vice Lisandro Lenz e o secretário de Saúde, Celso Caetano realizaram a entrega de dois veículos, sendo um para a Unidade Básica de Saúde do Boa Esperança e outro para a Unidade Básica de Saúde da Pindorama.

Segundo o secretário Celso, os veículos serão utilizados para as visitas às famílias que são atendidas pelas unidades além dos serviços administrativos, permitindo a qualificação e maior agilidade no trabalho das equipes. “É com grande satisfação que hoje estamos conseguindo atender esta demanda das equipes de ESF, graças ao apoio do Governo do Estado que nos possibilitou a renovação da frota de veículos da Saúde. Esta é mais uma ação importante, entre tantas outras que estamos realizando”, disse.

Durante a conversa com as equipes o secretário ainda fez questão de destacar que em breve Jaguarão receberá mais uma ambulância, um veículo para Vigilância e uma Unidade Terrestre Móvel com consultório odontológico para zona rural. Além destas ações ele também informou que a Secretaria já está trabalhando na informatização de todos os postos, interligando todo o sistema com a Secretaria de Saúde.

Para o vice Lisandro Lenz a entrega dos veículos representa mais uma ação que integra um contexto de investimentos na área da saúde no município. “Estamos acompanhando um processo de progressão na saúde, que começou com a instalação das equipes de ESF e com o tempo estamos estruturando a saúde como um todo”, comentou o vice-prefeito salientando ainda a elaboração do plano de carreira dos servidores da saúde e da assistência social, que está sendo trabalhado em conjunto com os servidores, o qual além de trazer benefícios para a carreira dos funcionários tem a tarefa de qualificar os serviços de saúde para a população.

Durante sua fala o prefeito Cláudio Martins lembrou que no início de sua gestão não havia nenhuma equipe de ESF nos postos de saúde e destacou o quanto a implantação destas equipes tem qualificado a saúde em Jaguarão. “Construímos também novos postos, fizemos ampliações e reformas em postos já existentes, e já contamos hoje com cinco equipes de ESF atendendo milhares de famílias”. Ele ainda falou do concurso púbico e da nomeação de dezenas de profissionais para a saúde  e também do processo de intervenção no hospital com apoio do Governo do Estado que possibilitou uma nova fase na Santa Casa de Jaguarão, colocando em dia os salários dos servidores e  as cirurgias, além de qualificar e ampliar a oferta de serviços no hospital.

O primeiro veículo foi entregue às 8:30h no bairro Boa Esperança e o segundo às 11h no bairro Pindorama. As duas Unidades são onde estão instaladas as duas primeiras equipes de ESF do município.

Estudantes brasileiros e uruguaios participam de Mostras de Conhecimentos Científicos em Jaguarão

mostra
Neste sábado (13), a partir das 8:30h no Parque do Sindicato Rural, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) realizará a 5ª Mostra de Conhecimentos Científicos e a 4ª Mostra Binacional de Conhecimentos Científicos.
De acordo com os organizadores até o momento estão confirmadas as presenças de seis escolas uruguaias e sete escolas de Jaguarão, sendo as da rede municipal, Manoel Pereira Vargas, Ceni Soares Dias, General Antônio de Sampaio, Padre Pagliani, Lauro Ribeiro e as da rede estadual, Pio XII e Hermes Pintos Affonso. O evento também contará com a participação de todas as escolas de educação infantil da rede municipal.
Interessados em mais informações sobre as mostras podem dirigir-se até a SMED ou entrar em contato através do telefone 3261.2003, com Sandra Tourança ou Bessgie Vieira.

Willian Bordachar lança novo livro em Jaguarão

O uruguaio Willian Eduardo Bordachar lançou seu novo livro Sentimentos y Vivencias na noite da última sexta-feira (29), na Biblioteca Pública em Jaguarão. A atividade promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo contou com a presença de um grande público.

Para marcar o ato de lançamento também foram realizadas diversas apresentações musicais, com os artistas uruguaios,  Camila Morales, Marcelo y Shirley e Bruna Franco y Marcos Bergara.

PRONATEC: IFSUL abrirá inscrições para curso de Ajudante de Obras

O IFSul- Campus Avançado Jaguarão estará promovendo mais um curso através do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC. O curso de Ajudante de Obras, tem previsão de início para o dia 15 de setembro e será realizado no turno da noite nas dependências do Instituto Estadual de Educação  Espírito Santo.

Interessados em fazer a inscrição devem dirigir-se até o Auditório da Universidade Federal do Pampa (Rua Conselheiro Diana, 650, bairro Kennedy), no período de 08 a 09 de setembro, das 8h às 19h.

Cabe destacar que são 15 vagas ofertadas e todos os alunos receberão auxílio transporte e alimentação no valor de R$ 12,00 por dia.

Sexta tem Tertúlia no bairro Bela Vista

Na sexta-feira (05) a Escola Infantil Verdina Raffo, a Escola Ceni Dias e o Departamento Jovem do PTG Raízes da Fronteira realizam a 1ª Tertúlia, com apresentações de cantores jaguarenses, invernada do CTG, Piquetes e escolas. Na oportunidade também está confirmada a estreia da Invernada Verdina Raffo.

Conforme os organizadores a atividade está marcada para às 16 horas em frente a Escola, no bairro Bela Vista.

Desfiles Militar e Cívico marcam o 7 de Setembro em Jaguarão

Foto: Arquivo Assessoria de Imprensa/ PMJ

Foto: Arquivo Assessoria de Imprensa/ PMJ

Neste domingo (07) comemora-se o Dia da Independência do Brasil e para marcar a data ,em Jaguarão, serão realizados o desfile militar, no turno da manhã, e o desfile cívico a tarde.

Conforme o setor de Comunicação Social do 12º RCMec, a atividade da manhã está programada para às 10:30h, quando desfilarão os militares do 12ª RCMec, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal e também militares do RC7, do Uruguai.

No turno da tarde, a partir das 14h, será o momento em que o público acompanhará o desfile cívico, organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto.

Mais informações sobre o desfile cívico podem ser obtidas junto a Secretaria de Educação, ou pelo telefone 3261.2003.

 

Confira o cronograma do desfile cívico:

Abertura: Banda Mauá

1 – CAPS

2 -  Idosos

3 – CRAS

4 – CREAS

5- APAE

6- AABB

7 – Igreja do Evangelho Quadrangular

8 – CECAR

9 – EMEIs

10 – PIM

11- CASE

12 – Punhos De Ouro

13 - Hermes Pintos Affonso

14 – Alcides Marques

15 – UTU

16 – Lauro Ribeiro

17- Escolas Rurais

18 – PIO XII

19 –  Joaquim Caetano

20- Grupo de Capoeira

21 -Escolinha de Futebol Bela Vista

22- Nelson Wortmann

23 – EMEFs

24-Banda SMED

25 – COOADESPS

26-  UNIPAMPA

27- Sala Verde

28 – Frota SMED

Nota de Esclarecimento sobre o desfile de 7 de Setembro

Conforme o Fórum de Diretores realizado no dia 21 de agosto de 2014 na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, registrado em ata de nº 25/14, comunicamos a comunidade jaguarense que as escolas da rede municipal de ensino estarão participando do desfile de 7 de Setembro com uma representação de alunos, contribuindo assim com a realização do evento que, de qualquer forma, estaria sendo realizado com a participação de Escolas Estaduais, Escolas da rede privada, Escolas de Educação Infantil e demais entidades que todos os anos abrilhantam o referido evento.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação e Desporto vêm trabalhando para que esse evento que já faz parte da cultura jaguarense tenha garantias de realização.

Raquel Moreira-Secretária Adjunta de Educação

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Educação e Desporto

Comunicamos aos pais e à comunidade em geral que após uma semana sem atendimento, de 25 a 29 de agosto, a Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança retorna a suas atividades normais, nesta segunda-feira, 01º de setembro.
Informamos que a suspensão do atendimento se deu devido a problemas na rede de água e esgoto, o que foi constatado no final de semana anterior (24 e 25/08) quando se pretendia ter efetivado o reparo, que após escavações mostrou o verdadeiro problema. Assim, foi necessário, fazer uma nova rede de esgoto, impossibilitando o atendimento das crianças, até mesmo pela segurança destas.
Sendo, assim agradecemos a compreensão e o apoio dos pais e responsáveis.

Raquel Couto Moreira- Secretária Adjunta de Educação e Desporto