Notícias

Comunicado aos produtores rurais: PROGRAMA TROCA TROCA

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente comunica aos produtores rurais inscritos no programa troca-troca safra de verão, que as sementes já se encontram a disposição na secretaria ( Rua Curuzu 2139). O horário de entrega  é das 08h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.1818.

Sábado tem vacinação contra a poliomielite e o sarampo

 

vacinacao

A Secretaria Municipal de saúde comunica que neste sábado (22) tem o Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8:30h às 11:30h e das 13:30 às 17:00h, e o Centro Comunitário do Cerro do Matadouro estará aberto das 8:30h às 12h.

A vacinação é para crianças de seis meses a menores de cinco anos e é necessário que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança.

Roseli Calvetti assume Secretaria de Educação e Desporto

Fotos: Decom/Prefeitura de Jaguarão

Fotos: Decom/Prefeitura de Jaguarão

Desde a última quarta-feira (12) a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) está sob novo comando. No cargo de secretária está Roseli Calvetti, que deixou o Legislativo temporariamente para assumir a SMED ao lado do secretário adjunto, Vitor Hugo Almeida e do novo diretor administrativo Pablo de Mello. Com essa mudança a cadeira de Roseli na Câmara de Vereadores foi ocupada pelo primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, Rodrigo Machado da Costa.

Na tarde de segunda-feira (17) a Prefeitura Municipal realizou na Biblioteca, o encontro “Desafios para a Qualidade da Educação em Jaguarão”, onde o tema foi abordado e oportunidade em que foi feita a apresentação da nova equipe da SMED. Fizeram parte da mesa o prefeito Cláudio Martins, o presidente da Câmara, Oberte Paiva, o coordenador da 5ª CRE, Círio Almeida e a nova secretária Roseli Calvetti. Na plateia estavam professores, equipes diretivas das escolas, presidentes de conselhos, lideranças sindicais, secretários municipais e coordenadores de instituições. O vice-prefeito Lisandro Lenz e os vereadores Rodrigo Machado e Miriam Coelho também estavam presentes.

Em sua fala a secretária Roseli agradeceu a presença de todos e destacou que retorna a Secretaria de Educação atendendo a um pedido do Executivo. “Sei dos desafios e responsabilidades que teremos que enfrentar, mas sinto-me confiante e segura, pois esta não é uma caminhada solitária, já que terei o apoio de muitas pessoas”, observou.

Roseli também apresentou a nova equipe da secretaria, salientando que a coordenação pedagógica está sendo compartilhada pela equipe e o setor está em processo de organização de nova coordenação. Outra questão destacada sobre a estrutura da secretaria é em relação ao setor financeiro, que passa a ser unificado, concentrando a demanda de todos os setores da secretaria.

A nova secretária abordou também o tema do cumprimento da carga horária dos professores e falou sobre o piso do magistério. Ela ainda comentou sobre os avanços que a educação do município teve nos últimos anos e enfatizou que sua gestão será focada na boa relação e na boa conversa. “Vamos procurar soluções compartilhadas e precisamos juntos repensar muitas questões. Nós reconhecemos o trabalho desenvolvido pelas escolas e valorizamos muito as ações da sala de aula e nossa ideia é que isso avance cada vez mais e que possamos mostrar para a comunidade os bons projetos desenvolvidos dentro das escolas”, disse.

O prefeito Cláudio Martins falou sobre sua confiança no trabalho de Roseli a frente da secretaria e fez uma fala de reflexão sobre diversos temas do magistério. Ele comentou sobre o tema do IDEB e as diferenças nos resultados das séries iniciais e finais, os benefícios que surgem com programas como o Mais Educação, estruturas como as salas de atendimento de educação especial e a própria Unipampa, que agregam elementos importantes para a qualificação do trabalho educacional.

Ao final do encontro a secretária Roseli destacou que em breve estará realizando um contato mais direto nas escolas, o que ainda não foi possível devido as mudanças de gestão e logística na secretaria.

Apresentação de dados: Durante sua fala a secretária Roseli destacou que hoje Jaguarão conta com 360 professores na rede municipal e 2.448 alunos, distribuídos em sete escolas de educação infantil, sete escolas de ensino fundamental e cinco escolas do campo. Ela citou a ampliação no número de vagas, sendo que em 2008 havia 348 e neste ano já são quase 500.

Em relação ao concurso público ela disse que foram nomeados 10 secretários de escolas, 17 zeladores, sete professores de educação especial, 23 professores de séries iniciais, 27 professores de educação infantil, dois professores de língua espanhola, dois professores de educação física e três professores de português.

Ela também comentou sobre a gratificação de 60% para os professores multisseriados do campo e gratificação para os coordenadores da educação infantil, a criação do sistema municipal de educação que passou por um longo processo de  trabalho e debates, a consolidação da UAB, Unipampa e IFSul em Jaguarão, entre outros temas.

Centro Público de Economia Solidária oferece diversos cursos

Nos últimos meses diversos cursos foram realizados no Centro Público de Economia Solidária. Organizados pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Jaguarão, os cursos tem contribuído com a formação e qualificação profissional de centenas de jaguarenses que participam das turmas.

Conforme a secretária adjunta Aline Marques, os últimos cursos realizados foram de Aproveitamento Integral de Alimentos, ministrados pela professora Flávia, com 12 alunos e também o curso de Artesanato em matérias recicláveis, com o mesmo número de alunos orientados pela professora Maria Cristina.

Ainda de acordo com ela, em parceria com a Associação das Artesãs foram realizadas oito palestras, ocasiões em que cerca de 80 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a técnica de Croché Jacquard. Também foram realizadas três oficinas para 45 pessoas, em que foram trabalhadas a difusão da técnica de confecções em Jacquard. “ Estas atividades tiveram uma atenção especial para as áreas de periferia, visando a profissionalização e o ingresso de novos artesãos na comunidade, fomentando mais trabalho e renda aos munícipes”, destacou.

Sobre a realização de outros cursos, o secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Marques  garante que já estão sendo feitas tratativas para a continuidade da parceria Prefeitura, Senar e Sindicato Rural, para que sejam oferecidos no próximo ano os cursos de panificação caseira, aproveitamento integral de alimentos, beneficiamento de pescado, artesanato em materiais recicláveis e plantas medicinais e condimentos.  As atividades com a Associação das Artesãs sobre as técnicas de Croché Jacquard, também deverão ter continuidade.

Interessados em mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico  (Rua General Marques, 143) ou pelo telefone 3261.1131.

Obras de restauro do Mercado Público estão a todo vapor

DSC09554

Fotos:Fernanda Barbier

Desde o mês de julho deste ano o Mercado Público Municipal está em obras. O trabalho de restauro é um investimento de R$4.501.804,74 (quatro milhões, quinhentos e um mil, oitocentos e quatro reais e setenta e quatro centavos) através do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal.

Na manhã desta quinta-feira (13) o prefeito Cláudio Martins, o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto e a arquiteta da secretaria de Planejamento, Letícia Fernandes, realizaram uma visita ao Mercado e junto aos representantes da empresa Marsou Engenharia, responsável pela execução da obra, acompanharam o trabalho que está sendo desenvolvido.

Conforme o engenheiro da Marsou, Emanuel Lopez, o andamento do trabalho vem sendo satisfatório e mesmo nos dias de chuva existem frentes de trabalho ativas na obra, que conta hoje com 33 funcionários diretos, além da equipe de apoio.

Ele explica que até o momento 20% da obra já está concluída e entre as ações que foram finalizadas está o grampeamento da obra, entelamento de alvenaria, lages técnicas, drenagem pluvial, colocação de tubulações e chapisco interno. Em andamento, entre os serviços que vem sendo desenvolvidos, estão a infraestrutura hidráulica e elétrica, colocação de reboco interno e externo e madeiramento do telhado.

Na avaliação do prefeito Cláudio as obras estão em ótimo andamento. “A obra está em um ritmo excelente e é notável a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa responsável. Acreditamos que o restauro do Mercado representa a valorização da memória e do patrimônio e a chegada de um novo momento que irá potencializar ainda mais nossas vocações turísticas e culturais. Sem dúvida, teremos um excelente espaço com atividades que irão fomentar o turismo, o desenvolvimento econômico, a cultura e o lazer”, disse.

Audiência Pública – Orçamento 2015

orcamento 2015

Nesta sexta-feira (14) a Prefeitura Municipal de Jaguarão estará realizando na Câmara de Vereadores Audiência Pública sobre o Orçamento 2015.

CAPS divulga novo horário de funcionamento

O CAPS Sítio Renascer comunica a comunidade jaguarense que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o atendimento será realizado em horário diferenciado de verão, sendo das 7:30h às 13:30h.

Dia 28 de novembro tem Mutirão da Documentação

28 de novembro des. eco.

O mutirão do Programa de Documentação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai emitir de graça documentos civis e trabalhistas para a população jaguarense. A ação em Jaguarão está programada para o dia 28 de novembro no Centro Público de Economia Solidária, nos turnos da manhã (9h às 12h)  e tarde (13:30h às 18h).

Conforme os organizadores  o mutirão prevê o encaminhamento de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPF, documentação da trabalhadora rural e atendimento aos produtores, além de orientações sobre os programas Plantão Social, Bolsa Família e Microcrédito.

A ação no município conta com a parceria da EMATER e Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação.

Escolas Infantis desfilam neste sábado

As escolas de Educação Infantil da rede municipal, estadual e particular desfilam na tarde deste sábado (15), a partir das 16h, na Avenida 27 de Janeiro, na Parada da Infância 2014, atividade que havia sido cancelada no mês de outubro.

Conforme a Secretaria de Educação e Desporto, organizadora da Parada da Infância, a concentração dos participantes será na Rua Barbosa Neto, na esquina da agência dos Correios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

 

Confira a ordem dos desfiles:

- ESCOLA INFANTIL PEQUENO MUNDO

- EMEI SEMENTINHA

- CENTRO DE RECREAÇÃO TURMA DO MICKEY

- EMEI CASA DA CRIANÇA

 

- ESCOLA INFANTIL BRANCA DE NEVE

- EMEI PEDACINHO DO CÉU

- ESCOLA INFANTIL CHAPEUZINHO VERMELHO

- EMEI PATO DONALD

 

- ESCOLA INFANTIL LULUZINHA

- ESCOLA INFANTIL CORAÇÃO PEQUENINO

- EMEI CEBOLINHA

- ESCOLA INFANTIL BRINCAR E APRENDER

 

- EMEI BOLINHA

- EMEI PROF.ª VERDINA RAFFO

- EEEF PIO XII
- EEEM HERMES PINTOS AFFONSO  

Vacinação contra a poliomielite na zona rural começa na segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira (17) será dado início a campanha de vacinação contra a poliomielite na zona rural. É importante destacar que a vacinação continua em todos os postos de saúde até o dia 22 de novembro. Devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses até menores de 5 anos.

Confira o roteiro:

17/11/14 (segunda-feira): Estrada da Costa.

18/11/14 (terça-feira): Telho, Pedras Brancas e Mei’Agua.

19/11/14 (quarta-feira): Perdiz, Cerrito e Cerro Alegre.

20/11/14 (quinta-feira): Estrada Joaquim Caetano até Agropecuária Jaeger.

 Comunidade da Santana até guarita da Granja Bretanhas.

 21/11/14 (sexta-feira): Costa da Lagoa, Charqueadas e São Luiz.

22/11/14 (sábado): Cerro do Matadouro ( 08:30h às 12:00h)