Notícias

Jaguarão se prepara para a 18ª edição da Motofest

 

15977993_929577160476888_2527360163023102673_n15941503_929577477143523_1446016655577210936_n

Secretário do Meio Ambiente participa de reunião com a EMATER

Régis Grassi, Secretário do Meio Ambiente de Jaguarão participou no dia 12 de Janeiro de um encontro para a divulgação do programa Açudagem.

O encontro que aconteceu na Agência Lagoa Mirim contou com a participação Secretários dos municípios de Pelotas, Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Pedras Altas e foi coordenada por João Carlos Soares Caldeira – Coordenador Regional da SDR e Luiz Maria Godoi – Gerente Regional da EMATER/Pelotas.

O programa que visa em um convênio entre DRS-EMATER/RS-Prefeituras Municipais tem como principal objetivo atender os produtores rurais, especialmente aqueles que têm sofrido com os períodos de estiagem, procurando reservar água para uso na irrigação das culturas e dessedentação animal, além de criação de peixes como atividade complementar.

Na região administrativa que abrange 50 municípios, serão elaborados 180 projetos de açudes, cisternas e irrigação.João Carlos observa que a irrigação não é para conter a seca, mas para amenizar a situação da estiagem e, também, para utilização em culturas, pastagens e na diversificação da produção, também apontou a irrigação como estratégia para aumentar a produção e observou que, mesmo naquelas regiões com registros de altos volumes de chuva atingindo 1.600 mm/ano, ocorre escassez em épocas de estiagem. “Por isso, é importante o armazenamento da água”, reafirmou. E, ainda, com a prática da irrigação, a produção agropecuária pode dobrar ou triplicar, compensando os custos dos investimentos.

O município de Jaguarão foi contemplado com a aprovação de projeto para a construção de dez açudes.

Campanha de doação de sangue é realizada com sucesso

Mais uma vez a população Jaguarense mostrou que está engajada em ajudar ao próximo, a campanha de coleta de sangue realizada no dia 14 de janeiro atingiu todas as expectativas da Santa Casa de Jaguarão.

De acordo com funcionários da entidade, 0 Hemocentro Regional de Pelotas cadastrou 152 pessoas e coletou 112 bolsas.

Para os voluntários doadores a Santa Casa de Jaguarão informa que o sorteio das camisetas dos trios Malandro é malandro, Trem Bala, SAC/Unidos do Garajão, Taz Elétrico,Trio do Cravo, Marajás e Acanhados será realizado ainda esta semana.

 

 

Santa Casa realiza coleta para doação de sangue

DOE SANGUE DOE VIA 2

A partir das 09hs do dia 14 de Janeiro o Hemocentro Regional de Pelotas estará mais uma vez na cidade realizando a coleta de sangue para doadores voluntários, a coleta acontecerá das 09hs às 11h30min e das 13h30min às 16hs na Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

Entre os doadores serão sorteadas entradas gratuitas em sete trios elétricos da cidade: Malandro é Malandro, Trem Bala, SAC/Unidos do Garajão, Taz Elétrico, Trio do Cravo, Acanhados, Marajás do Trago.

Carnaval 2017

BANNER CARNAVAL

 

Aberta as inscrições para o melhor carnaval de Rua do Sul do País

O carnaval de Jaguarão 2017 está com os preparativos a todo o vapor, a começar pela escolha da Corte da Alegria. A Secretaria de Cultura iniciou no dia 12 de Janeiro as inscrições para Rei Momo, Rainha, 1ª e 2ª princesas, e elas prosseguem até o dia 23 de janeiro de 2017, na Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), situada na Rua XV de Novembro 701.

A Corte da Alegria tem como atribuições a divulgação do carnaval de Jaguarão durante e no período que antecede a folia. “A corte vai representar a cidade e enaltecer a cultura do carnaval nos eventos em que participa. Isso inclui, os desfiles das escolas de samba, nos blocos e nos eventos promovidos pela Secretaria de Cultura”, comenta o Secretário Adjunto Rodrigo Segóvia.

Podem participar do concurso candidatos, homens (Rei Momo) e mulheres (Rainha e Princesas) com idade mínima de 16 anos, os documentos necessários para a inscrição são cópia da Certidão de Nascimento ou RG, cópia da autorização dos pais autenticada e uma foto 3×4.

Mais informações na Secretaria de Cultura ou através do telefone 3261-5100.

 

Vice Prefeito participa da Cerimônia de Posse da nova diretoria da APAE

Na tarde de quinta-feira (05) o Vice Prefeito Henrique Knorr esteve na APAE de Jaguarão participando da cerimônia de inauguração dos banheiros do ginásio e da posse da nova diretora.

Na ocasião Henrique parabenizou a toda equipe da instituição pelo excelente trabalho desenvolvido com alunos especiais, “eu como pessoa sempre estive envolvido nas questões da APAE e agora como governo pretendo ainda mais auxiliar no que for preciso”.dsc03899