Notícias

Governadora do Rotary Distrito 4780 é recebida pelo prefeito Cláudio Martins

DSCN0847

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quinta-feira (28) o Prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete a Governadora do Rotary Distrito 4780, Cecília Siqueira Amaral, que estava acompanhada do presidente do Rotary Clube Jaguarão Leste, Ricardo Andrade e sua esposa Lúcia, do presidente do Rotary Clube Jaguarão, José Mauro Nolasco e rotarianos do município. O secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto da Silva, também participaram da agenda.

Durante a reunião o Prefeito e a Governadora, que reside em Santana do Livramento, falaram sobre a recente regulamentação dos free-shops nas cidades gêmeas brasileiras e o quanto este novo cenário deverá impulsionar a economia e o desenvolvimento nas fronteiras. O prefeito comentou  ainda sobre os investimentos e a política de valorização do patrimônio, destacando  algumas obras que estão em andamento no município, entre elas, o Centro de Interpretação do Pampa (CIP), o Mercado Público e o Teatro Esperança.  Martins ainda fez referências aos problemas infraestruturais que a cidade enfrenta há décadas e falou sobre os projetos de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos bem como algumas obras que já estão sendo executadas.

Após o encontro no Gabinete o grupo dirigiu-se até as obras do CIP, nas Ruínas da Enfermaria, e na sequência às obras de restauro do Teatro Esperança, locais que encantaram os visitantes.

Os compromissos em Jaguarão fazem parte de uma agenda anual em que a Governadora realiza uma visita a todos os clubes do Distrito 4780. Além da cidade heroica Cecília visitou mais de 20 municípios, que integram a área de abrangência de seu distrito.

Prefeito Cláudio Martins participa da abertura do 2º Encontro Alusivo ao Autismo

DSCN0815

Fotos: Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

Na manhã de hoje (28) o Prefeito Cláudio Martins esteve na Câmara de Vereadores, onde participou da cerimônia de abertura do 2º Encontro Alusivo ao Dia Municipal de Conscientização para o Autismo. A atividade é uma proposta da vereadora Miriam Coelho (PT), que no ano passado apresentou o projeto de lei nº 29, que cria no dia 28 de agosto, o Dia Municipal de Conscientização para o Autismo.

Durante sua fala o prefeito destacou a importância deste tema ser trazido para o debate com a sociedade. Ele falou o quanto é fundamental dar visibilidade para o assunto e cumprimentou a vereadora Miriam pela iniciativa, enfatizando que esse momento tem um grande significado para os familiares de autistas que no dia a dia vivenciam muitas angústias.

Conforme o prefeito o tema vem avançado no Município. “ Em Jaguarão temos a parceria forte da APAE e a Secretaria de Educação e Desporto tem dado passos importantes, como por exemplo,  a instalação das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas municipais, o processo de criação de cargos específicos, entre outros. É importante destacar que contamos também com uma profissional na SMED, a professora Lucimara,  que tem a tarefa de cuidar com exclusividade da educação especial”, observou.

Antes de encerrar sua fala o prefeito ainda falou de como seria interessante no Carnaval de Jaguarão passar um trio elétrico no início da noite com os integrantes da APAE, familiares e profissionais. Ele lembrou que essa ação é feita com o Grupo de Idosos Conviver e é muito positiva, pois eles se divertem muito e sentem-se incluídos.

Para a vereadora Miriam o Dia Municipal de Conscientização do Autismo tem como objetivo chamar atenção para o tema e envolver a comunidade jaguarense no debate. “A ideia é que familiares, comunidade escolar, poder público e sociedade em geral possam contar com este momento que visa informar e esclarecer sobre o autismo. É preciso refletirmos sobre o tema e acabarmos com o preconceito que ainda existe”, afirmou.

Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente em exercício do Legislativo, Rogério Medeiros (PSB), a presidente da APAE, Maria Iva Piúma, a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza e o Secretário de Educação de Pelotas, Gilberto Garcias.

Saiba mais sobre a programação:

A abertura da atividade de hoje (28) contou com a apresentação musical do aluno Paulo Sérgio Pires Pinto juntamente com o professor Zé Maria, da APAE.

Após a cerimônia de abertura com as autoridades foi realizada a apresentação do Relatório da Educação Especial no Município de Jaguarão, com a coordenadora deste trabalho na SMED, Lucimara Chaves Pintos. Na sequência o Secretário de Educação de Pelotas, Gilberto Garcias, apresentou a palestra “Autismo: O que sabemos e o que não sabemos sobre este transtorno do desenvolvimento”.

A programação da manhã contou ainda com a entrega dos certificados aos alunos autistas que participaram da exposição de trabalhos artísticos no Espaço Cultural do Legislativo e do sorteio de uma bolsa de estudo oferecido pelo Studio de dança Ayuni.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de dois médicos

A Prefeitura de Jaguarão divulgou nesta terça-feira (26) o edital de processo seletivo público 002/2014 para  provimento de vaga temporária de 2 (dois) Médicos, tendo em vista a necessidade de afastamento de profissionais pertencente ao quadro efetivo do Município.

As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (27) e seguirão até o dia 30 de setembro. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Administração, de segunda a quinta-feira  das 8h às 13h.  A validade da contratação será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, passando a contar da data da assinatura do contrato.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal no seguinte endereço http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Edital-Processo-Seletivo-002-2014-M%C3%A9dicos.pdf

Cerro/Vidromix sai na frente no primeiro jogo da final do Varzeano 2014

varzeano

A equipe do Cerro/Vidromix saiu na frente no primeiro jogo da final e venceu por 1X0 a equipe Mauá/RG Motos. A disputa foi realizada no último domingo (24) no Campo Municipal.

Conforme o Núcleo de Esporte e Lazer em caso de empate ou mais uma vitória no próximo jogo a taça ficará com a equipe do Cerro. Para que a equipe do Mauá/RGMotos tenha chances é preciso que o time ganhe no tempo normal e leve  o jogo para prorrogação.

A grande final com a entrega da premiação para o campeão do Campeonato Varzeano 2014 será realizada neste domingo (31) a partir das 15h no Campo Municipal.

Centro de Interpretação do Pampa é tema de reunião no Gabinete do Prefeito

DSC08219

Fotos: Fernanda Barbier

A fase final das obras do Centro de Interpretação do Pampa (CIP) foi pauta de reunião realizada na última semana no Gabinete do Prefeito. Na oportunidade Cláudio Martins recebeu o Coordenador Nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, a representante da Superintendência do  IPHAN-RS, arquiteta Ana Beltrame, a Reitora da Unipampa, Ulrika Arns e coordenadores da Universidade. O secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto também esteve presente.

Após o encontro no Gabinete o grupo dirigiu-se até as obras do CIP, oportunidade em que conversaram com os representantes da empresa Marsou Engenharia, responsável pela execução da obra.

O Centro de Interpretação do Pampa é um dos maiores investimentos na área do patrimônio do país com potencial para se tornar uma referência mundial.  O espaço abrigará salas de exposições com conteúdo multimídia, salas de pesquisa, auditório subterrâneo, espaço de convivência, anfiteatro e prédios administrativos. Os recursos aplicados são oriundos do Ministério da Educação e Ministério da Cultura e a conclusão da obra terá recursos do Pac Cidades Históricas.

 A responsabilidade da obra está sob a gestão da Unipampa e o Município faz o acompanhamento de perto do projeto. O investimento total é de cerca de R$ 20 milhões.

Músicos divulgam trabalho na Prefeitura de Jaguarão


No mês de agosto os músicos Hector Rojas e Duglas Bessa, que residem em Pelotas, estiveram em Prefeitura de Jaguarão, onde divulgaram o CD de trabalho em que interpretam clássicos da música latino americana. Na ocasião os músicos foram recebidos pelo Prefeito Cláudio Martins e pelo Vice Lisandro Lenz e também conversaram com diversos membros da equipe de governo.
Na oportunidade das agendas os músicos ainda fizeram a apresentação de uma música ao vivo abrindo a reunião com servidores da saúde no Gabinete do Prefeito.
Hector Rojas é chileno e Bessa é natural de Herval.
Show em Setembro: Os músicos estarão em Jaguarão novamente no dia 07 de setembro quando realizarão um show na Biblioteca Pública Municipal. A atividade está programada para às 20h e está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo. As informações sobre o show podem ser obtidas através do telefone 3261.5100, de segunda a sexta, das 8h às 14h. 

Prefeitura, Sindicato Rural e SENAR anunciam cursos gratuitos

foto: Fernanda Barbier

foto: Fernanda Barbier

Três novos cursos gratuitos estão com inscrições abertas. Eles estão sendo ofertados através de uma parceria da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR ).

Conforme o Secretário Carlos Marques serão 15 vagas para cada curso e as inscrições deverão ser realizadas no Centro Público de Economia Solidária (Rua Coronel de Deus Dias esquina Aurélio Bitencourt- Pindorama), das 9h às 12h e das 14 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2388.

 

Confira os cursos que serão realizados no Centro Público de Economia Solidária:

-De 09 a 11 de setembro: Curso de Panificação Caseira, nos turnos manhã e tarde.

 -De 29 a 31 de outubro: Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, nos turnos manhã e tarde.

- De 4 a 7 de novembro: Curso de Artesanato em Material Reciclável, nos turnos manhã e tarde.

Feira de Economia Popular e Solidária movimenta a tarde de domingo

20140817_170310

fotos: Fernanda Barbier

A tarde do último domingo (17) na Praça Dr. Alcides Marques teve uma movimentação diferenciada. Isso porque foi neste local que aconteceu a primeira edição da Feira de Economia Popular e Solidária.  Conforme o Secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, o evento foi positivo. “Foi muito bom, todos os expositores venderam e a feira recebeu um bom fluxo de pessoas”, disse.

Ainda segundo o secretário a Feira deverá se fortalecer cada vez mais. Ele destaca que ela é uma ótima oportunidade para o comércio alternativo, que também poderá ganhar com a vinda dos free shops para Jaguarão. “ Como a ideia é que a área dos free shops em Jaguarão seja ampla, certamente teremos um grande fluxo de turistas circulando por toda a cidade. Consolidando a Feira teremos um excelente espaço para esse comércio e claro para a convivência entre as pessoas, assim como já acompanhamos no domingo”.

A próxima edição da Feira já está confirmada para o dia 07 de setembro, data de grande20140817_165007 movimentação no centro da cidade devido aos desfiles da Semana da Pátria. Os interessados em participar expondo o seus trabalhos devem fazer a inscrição na Secretaria de Cultura e Turismo (Rua General Marques, 143 A), das 8h às 14h, de segunda a sexta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5100.

Confira mais imagens acessando o link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.254353378096683.1073741925.125867540945268&type=1

Primeiro jogo da final do Varzeano será neste domingo

 

As equipes Mauá/RG Motos e Cerro/Vidromix são as finalistas do Campeonato Varzeano 2014. A primeira disputa está marcada para este domingo (24) às 15h no Campo Municipal, no bairro Kennedy. As equipes foram classificadas no último domingo (17) quando a Mauá/RG Motos venceu a A.R.B Palestina, por 2X1.  Já a equipe do Cerro/Vidromix empatou no tempo normal com o G.E Brasil em 1X1 e nos pênaltis levou a melhor vencendo por 4 X 3.

O Campeonato Varzeano é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Esporte e Lazer.

Amanhã tem ação descentralizada da Secretaria de Saúde no bairro Vencato

Ações Saúde

Nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Saúde realizará mais uma ação descentralizada no bairro Vencato. A atividade terá início às 9h e seguirá até às 17h, na praça localizada à Rua 24 de Maio esquina Barbosa Neto.

No local a comunidade terá acesso a atendimento médico e de enfermagem, orientações com dentista, agentes de saúde, além da presença das equipes da Vigilância e do PIM. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a equipe da UBS do bairro Vencato.