Notícias

Prefeito Cláudio Martins comemora regulamentação dos free shops em Jaguarão

Claudio Jaguarao

A implantação dos free-shops nas cidades gêmeas de fronteira está regulamentada. A confirmação foi divulgada pelo Ministério da Fazenda através da Portaria 307/2014 que regulamenta a chamada Lei dos Free Shops. Publicado no dia 17 de julho, o texto dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre.

Em Jaguarão ao receber a notícia o prefeito Cláudio Martins comemorou a regulamentação, a qual tem sido uma de suas bandeiras de luta, juntamente com representantes do empresariado local, em especial a presidente do CDL, Maria Emma Lippolis.  “Estou muito feliz com esta notícia, pois é uma luta de muitos anos, de muitas pessoas e da qual participei e ajudei a conquistar. Mas aqui em Jaguarão, rendo homenagem a Maria Emma Mendes Líppolis, nossa grande batalhadora e articuladora desde o início dessa luta e deste sonho para nossa fronteira”, disse

Atuando ativamente neste processo o prefeito relembrou os diversos momentos em que participou de discussões sobre o tema, entre eles, o mais recente que ocorreu em março deste ano, no Senado Federal, em Brasília. Como um dos gestores de destaque neste processo de luta, Cláudio Martins foi o único prefeito das cidades gêmeas do Brasil a estar presente e se manifestar nesta audiência pública realizada na Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). “Esse foi um momento importante de discussão neste processo em que fiz uma fala de defesa da instalação dos free shops nas cidades gêmeas de fronteira. Além deste momento no Senado, participei de diversos encontros e debates sobre o tema, em muitos deles na companhia dos Deputados Henrique Fontana, Marco Maia e Fernando Marroni”, destacou.

Em abril deste ano já se antecipando no processo o Executivo encaminhou a Câmara a proposta do projeto de lei municipal que autoriza a instalação dos free shops na cidade de Jaguarão. Na ocasião foi feita uma reunião com a participação de membros do Executivo,vereadores e lideranças empresariais.

A dedicação e a participação ativa do prefeito e da presidente do CDL têm colocado o Município de Jaguarão como um dos protagonistas desta luta, o que acaba colaborando com o desenvolvimento regional e sensibilizando os governos estadual e federal a respeito de um tema, que embora trate da isenção de impostos, prioriza o desenvolvimento de uma região.  “No caso de Jaguarão isso significa um salto no turismo de compras, que vai potencializar outros setores também como a gastronomia e o setor hoteleiro, mas especialmente também promove a visibilidade da cidade a partir da valorização do seu patrimônio histórico e cultural”, aposta o prefeito.

Ainda sobre as perspectivas do crescimento da cidade com o turismo Martins destaca que a cidade vem se preparando desde 2009 com investimentos nas políticas públicas de patrimônio. “Esse potencial da cidade pode ser confirmado com os investimentos que a cidade garantiu com o PAC Cidades Históricas, que destinará R$ 40 milhões para a recuperação do patrimônio. Com este potencial turístico já consolidado a tendência é que cidade se desenvolva ainda mais a partir do turismo de compras com essa vinda dos free-shops para as cidades gêmeas brasileiras”, complementa.

       Sobre a preparação da cidade para este novo momento o prefeito conta ainda que a prefeitura já está trabalhando junto ao CDL local para abrir rodadas de discussões com lideranças locais e regionais, e também com a participação da Receita Federal, para que a cidade já possa ir se antecipando em ações e detalhes daquilo que a legislação permite.

ONG Trocando Ideia divulga novo Ponto de Cultura em Jaguarão

Foto: Fernanda Barbier

Foto: Fernanda Barbier

Na sexta-feira (18) as representantes da ONG Trocando Ideia, Paula Stuczynski e Letícia Oswald, estiveram em Jaguarão para divulgar as oficinas que serão realizadas com jovens jaguarenses em um novo Ponto de Cultura. Segundo Paula a ONG é de Porto Alegre e há 15 anos vem atuando com a cultura da juventude. Ela explica que a organização teve projeto aprovado no programa Pontos de Cultura, do Governo do Estado, ficando responsável por oficinas que serão desenvolvidas em Jaguarão e Torres.

O trabalho que começará em setembro prevê uma integração da juventude na região através da cultura e da comunicação. A ideia é capacitar os jovens para que eles sejam divulgadores da arte local, independente do seu formato e linguagem. “ Serão dois anos e meio de oficinas. Iremos abordar os temas de blog, matérias e pautas, captação de vídeo e edição, captação de áudio e edição, web rádio e jornalismo colaborativo”, conta Paula.

As oficinas serão gratuitas e abertas a jovens de 15 a 25 anos, de todos os bairros. A proposta é que sejam atendidos cerca de 200 alunos, em oficinas que acontecerão manhã e tarde. As inscrições serão abertas a partir da segunda semana de agosto, na Escola General Antônio de Sampaio, que será a base do Ponto de Cultura.

Interessados em mais informações podem acessar a fan page da ONG através do endereço facebook.com/tri.trocando.ideia.

Chefe de Gabinete participa de reunião com direção da escola Pompílio Neves

DSCN8549.

Na manhã da última sexta-feira (18) a chefe de Gabinete do Prefeito, Márcia Oliveira, esteve na Escola Pompílio Almeida Neves, na comunidade São Luis, a convite da direção da escola. Na ocasião também estavam presentes a professora Eni, a coordenadora das escolas rurais, Lisonete Pinheiro, a mãe de um estudante e os servidores do município Rodrigo Costa e Edilson Farias, os quais vêm desenvolvendo o projeto das eco praças.

Conforme Márcia Oliveira durante a reunião foram apresentadas por parte da escola algumas demandas, como, a ausência de um espaço de lazer para as crianças e também a necessidade de um cercamento no entorno do prédio, já que por ali circulam muitos animais. “Nós recebemos estas demandas e vamos dar os devidos encaminhamentos. Em relação ao espaço de lazer, assim que essa cerca for concluída nós daremos início a construção da eco praça, que certamente vai proporcionar um espaço qualificado de lazer para as crianças”, disse.

Ainda de acordo com a chefe de Gabinete a construção de eco praças nas escolas de educação infantil na cidade terão sequência. “A Pompílio será a primeira escola rural a receber uma eco praça e já estamos com demanda de outras escolas rurais como a Beloca Baltar, porém nosso trabalho nas escolas de educação infantil terão continuidade”, informa Márcia destacando ainda que nos próximos dias será inaugurada a eco praça da escola Bolinha, no bairro Carvalho.

Comunicado aos Empresários: Faça parte do SINE

SINE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico convida os empresários do Município a encaminharem as vagas de trabalho disponíveis em seu negócio para o setor do SINE, localizado junto a secretaria.

Segundo a secretária adjunta, Aline Marques, a secretaria tem recebido um grande número de currículos e seria importante que as empresas também repassassem as vagas disponíveis para que essa relação fosse otimizada. “Queremos qualificar o funcionamento do SINE em Jaguarão e por isso estamos solicitando essa parceria dos empresários, pois acreditamos que desta forma o sistema poderá funcionar de forma que beneficie a comunidade, sendo positiva para os empresários assim como para as pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho”, diz.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica localizada a Rua General Marques, 143 e o telefone de contato é o 3261.1131. O funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta.

IFSUL divulga lista dos alunos selecionados para o curso de Técnico em Edificações

LOGO-IFSUL1Nesta semana foi divulgada a lista dos alunos brasileiros selecionados em primeira chamada para o curso de técnico em edificações a ser iniciado em agosto, no câmpus avançado Jaguarão do IFSUL.

Conforme o diretor Fabian Debenedetti os alunos deverão realizar a matrícula das 15h às 20h do dia 21 de julho na sala 310 do prédio da Unipampa (Rua Conselheiro Diana nº. 650, Bairro Kennedy). A documentação necessária para apresentar no ato está definida no item 10 do Edital, disponível emhttp://processoseletivo.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=335.

Ainda segundo o diretor os interessados em ocupar as dezesseis vagas reservadas a alunos uruguaios deverão comparecer à Escola Técnica de Rio Branco (UTU) até o dia 17 de julho para fazer a pré-inscrição. As aulas estão previstas para iniciar em 04 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 91482109.

 

Confira a lista dos selecionados:

  • Andrieli Barbosa de Borba
  • Cristiano Acosta Cardoso
  • Elton da Silva Silveira
  • Geane Ziemer Camera
  • João Edison Amorim Freitas Junior
  • Jobim Porto da Silva
  • Leandro Machado Kosbi
  • Ludmila Medeiros Fernandes
  • Marilia Silva Solla Krüger
  • Onelia Gracieli Diniz Moreno
  • Ricardo Gonçalves Rodrigues
  • Ronaldo Foster Almeida
  • Sandro Moraes
  • Solange Ferreira Telles Duarte
  • Stefany Techera Silveira
  • Valeria Strohschoen Jackson

 

Executivo e Sindicato dos Professores Municipais discutem pautas da categoria

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

O Prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz receberam na manhã de segunda-feira (14) a presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Maria Tulia Arence e a diretoria do sindicato, oportunidade em que realizaram um encontro para discutir diversas pautas da categoria. Participaram também  a secretária de Educação, Maria da Graça Souza, a secretária de Administração, Jehad Mohammed e as vereadoras Miriam Coelho e Roseli Calvetti.

Na abertura do encontro, agendado pelo governo, o prefeito Cláudio Martins destacou a disposição em dialogar com o Sindicato e ao longo da reunião fez esclarecimentos relacionados às reivindicações levadas pela categoria através de um ofício entregue ao Executivo. Entre os temas abordados  esteve a questão das nomeações de novos professores. “Essa é uma política de governo. Realizamos o concurso e superamos as nomeações. Na educação infantil fizemos todas as nomeações e também garantimos a vinda de novos professores para as séries iniciais, anos finais e educação especial, somando mais de 60 professores nomeados para a rede municipal”, contou. Além deste tema também foram discutidas questões relacionadas a manutenção das escolas, vantagens ao servidor, carga horária de professores, educação especial, plano de carreira e o piso do magistério.

Sobre os dois últimos temas o vice Lisandro Lenz destacou que desde março o Executivo vem fazendo um estudo aprofundado analisando os impactos na folha e tentando chegar a uma proposta que seja interessante para o conjunto da categoria.

Na próxima quarta-feira (23) Executivo e Sindicato se reunirão novamente para retomarem as discussões sobre as pautas da categoria, em especial a do piso do magistério.

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a atividade descentralizada programada para esta quarta-feira (16) no CRAS-bairro Germano está cancelada. Em breve uma nova data será divulgada.

Sebrae e Secretaria de Cultura e Turismo anunciam abertura de cursos

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

A gestora do projeto Sebrae Turismo, Jussara Argoud e a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima, reuniram-se na manhã de quinta-feira (10) para tratar da oferta de cursos gratuitos voltados a profissionais das áreas de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens entre outros ligados ao turismo. O primeiro curso a ser realizado será no dia 28 de julho e tratará sobre o tema da eficiência energética.

Conforme Jussara este curso que acontecerá na Câmara de Vereadores, das 14 às 17h, tem como objetivo auxiliar o empresário a otimizar o consumo de energia em seu estabelecimento. Ela explica que a atividade terá o apoio de um técnico especializado que vai auxiliar a identificar possíveis problemas que podem estar aumentando o consumo de energia e consequentemente aumentando os gastos da empresa. “Quem fizer o curso pode levar uma conta de luz para fazer essa análise. Muitas vezes algum equipamento está com um pequeno defeito e o empresário não identifica que ele pode estar gerando um gasto extra que pode ser solucionado”, explica.

Em relação a este trabalho de turismo do Sebrae, a gestora conta que ele está ativado na região desde 2004 e objetiva qualificar os serviços de turismo da Costa Doce. Ela destaca que em Jaguarão sete empresas participam do projeto. “ Elas fazem um investimento anual e recebem uma série de benefícios, como cursos, oficinas, palestras e também consultorias específicas, como as de inovação, entre elas, as de design de ambientes, material publicitário, meio ambiente, entre outras”, diz Jussara enfatizando ainda que as empresas integrantes do projeto recebem outras vantagens como ,por exemplo, o custeio de parte de projetos e subsídio em viagens, como a Missão Empresarial que acontecerá no mês de setembro e o custeio de transporte na visita técnica que será feita em agosto a um empreendimento em Santa Catarina, onde são desenvolvidas práticas sustentáveis de referência.

De acordo com o encaminhamento da reunião como os novos cursos que estão programados para julho, agosto e setembro, possuem mais de 20 vagas eles serão abertos a todas as empresas interessadas, não necessariamente precisando fazer parte do projeto. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas poderão ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo (General Marques, 143 A), das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Confira os cursos programados:

*Eficiência Energética: Dia 28 de julho, das 14h às 17h, na Câmara de Vereadores.

* Cinco menos que são mais: Redução de Desperdícios: Dia 13 de agosto, das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores.

*Oficina de Gestão de Resíduos Sólidos como vantagem competitiva: Dia 25 de setembro, das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores. Observação: Aberto também a trabalhadores da reciclagem e coleta seletiva.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Varzeano

10389551_559354620841367_7909558365060645260_n

7ª Rodada
QUARTAS DE FINAL
Início: 13:30h Dia 20 de junho de 2014 no Campo Municipal

13 1ª Fase A. E. R. AMERICA (A) X A. R. B. PALESTINA (B)
14 1ª Fase G.E. BRASIL (A) X JAGUAR F.C (B)

8ª Rodada
Início: 13:30h Dia 27 de julho de 2014 no Campo Municipal

15 1ª Fase CERRO/VIDROMIX (B) X ANDRADAS F.C (A)
16 1ª Fase MAUA/RG MOTOS (B) X M. M. ESTEFANY (A)

9ª Rodada
SEMI-FINAL
Início: 13:30h Dia 03 de agosto de 2014 no Campo Municipal

17 1ª Fase GANHADOR JOG (13) X GANHADOR JOG (16)
18 1ª Fase GANHADOR JOG (14) X GANHADOR JOG (15)

10ª Rodada
FINAL
Inicio: 13:30h Dia 10 de Agosto de 2014  no Campo Municipal

19 1ª Fase GANHADOR JOG (17) X GANHADOR JOG (18)

11ª Rodada
FINAL
Inicio: 13:45h Dia 17 de agosto de 2014 no Campo Municipal

20 1ª Fase GANHADOR JOG (17) X GANHADOR JOG (18)

OBS: Tabela sujeita a alteração de datas de jogos em razão de mau tempo.

Acessos às farmácias terão estacionamento rotativo

unnamedA secretaria de Serviços Urbanos através do departamento de trânsito está realizando a colocação de placas de estacionamento rotativo nas esquinas onde estão localizadas farmácias. Conforme o coordenador do departamento, Giovane Alves, a iniciativa tem como objetivo qualificar o acesso a este serviço essencial.

Ele explica que essa ação é uma solicitação frequente da comunidade e dos comerciantes, que tem encontrado dificuldades na tentativa de estacionar nestes locais. “Até o momento já colocamos as placas na rua da rodoviária e na esquina da sinaleira. Em breve estaremos realizando a colocação de novas placas”, finaliza.