Notícias

Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de dois médicos

A Prefeitura de Jaguarão divulgou nesta terça-feira (26) o edital de processo seletivo público 002/2014 para  provimento de vaga temporária de 2 (dois) Médicos, tendo em vista a necessidade de afastamento de profissionais pertencente ao quadro efetivo do Município.

As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (27) e seguirão até o dia 30 de setembro. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Administração, de segunda a quinta-feira  das 8h às 13h.  A validade da contratação será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, passando a contar da data da assinatura do contrato.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal no seguinte endereço http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Edital-Processo-Seletivo-002-2014-M%C3%A9dicos.pdf

Cerro/Vidromix sai na frente no primeiro jogo da final do Varzeano 2014

varzeano

A equipe do Cerro/Vidromix saiu na frente no primeiro jogo da final e venceu por 1X0 a equipe Mauá/RG Motos. A disputa foi realizada no último domingo (24) no Campo Municipal.

Conforme o Núcleo de Esporte e Lazer em caso de empate ou mais uma vitória no próximo jogo a taça ficará com a equipe do Cerro. Para que a equipe do Mauá/RGMotos tenha chances é preciso que o time ganhe no tempo normal e leve  o jogo para prorrogação.

A grande final com a entrega da premiação para o campeão do Campeonato Varzeano 2014 será realizada neste domingo (31) a partir das 15h no Campo Municipal.

Centro de Interpretação do Pampa é tema de reunião no Gabinete do Prefeito

DSC08219

Fotos: Fernanda Barbier

A fase final das obras do Centro de Interpretação do Pampa (CIP) foi pauta de reunião realizada na última semana no Gabinete do Prefeito. Na oportunidade Cláudio Martins recebeu o Coordenador Nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, a representante da Superintendência do  IPHAN-RS, arquiteta Ana Beltrame, a Reitora da Unipampa, Ulrika Arns e coordenadores da Universidade. O secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto também esteve presente.

Após o encontro no Gabinete o grupo dirigiu-se até as obras do CIP, oportunidade em que conversaram com os representantes da empresa Marsou Engenharia, responsável pela execução da obra.

O Centro de Interpretação do Pampa é um dos maiores investimentos na área do patrimônio do país com potencial para se tornar uma referência mundial.  O espaço abrigará salas de exposições com conteúdo multimídia, salas de pesquisa, auditório subterrâneo, espaço de convivência, anfiteatro e prédios administrativos. Os recursos aplicados são oriundos do Ministério da Educação e Ministério da Cultura e a conclusão da obra terá recursos do Pac Cidades Históricas.

 A responsabilidade da obra está sob a gestão da Unipampa e o Município faz o acompanhamento de perto do projeto. O investimento total é de cerca de R$ 20 milhões.

Músicos divulgam trabalho na Prefeitura de Jaguarão


No mês de agosto os músicos Hector Rojas e Duglas Bessa, que residem em Pelotas, estiveram em Prefeitura de Jaguarão, onde divulgaram o CD de trabalho em que interpretam clássicos da música latino americana. Na ocasião os músicos foram recebidos pelo Prefeito Cláudio Martins e pelo Vice Lisandro Lenz e também conversaram com diversos membros da equipe de governo.
Na oportunidade das agendas os músicos ainda fizeram a apresentação de uma música ao vivo abrindo a reunião com servidores da saúde no Gabinete do Prefeito.
Hector Rojas é chileno e Bessa é natural de Herval.
Show em Setembro: Os músicos estarão em Jaguarão novamente no dia 07 de setembro quando realizarão um show na Biblioteca Pública Municipal. A atividade está programada para às 20h e está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo. As informações sobre o show podem ser obtidas através do telefone 3261.5100, de segunda a sexta, das 8h às 14h. 

Prefeitura, Sindicato Rural e SENAR anunciam cursos gratuitos

foto: Fernanda Barbier

foto: Fernanda Barbier

Três novos cursos gratuitos estão com inscrições abertas. Eles estão sendo ofertados através de uma parceria da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR ).

Conforme o Secretário Carlos Marques serão 15 vagas para cada curso e as inscrições deverão ser realizadas no Centro Público de Economia Solidária (Rua Coronel de Deus Dias esquina Aurélio Bitencourt- Pindorama), das 9h às 12h e das 14 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2388.

 

Confira os cursos que serão realizados no Centro Público de Economia Solidária:

-De 09 a 11 de setembro: Curso de Panificação Caseira, nos turnos manhã e tarde.

 -De 29 a 31 de outubro: Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, nos turnos manhã e tarde.

- De 4 a 7 de novembro: Curso de Artesanato em Material Reciclável, nos turnos manhã e tarde.

Feira de Economia Popular e Solidária movimenta a tarde de domingo

20140817_170310

fotos: Fernanda Barbier

A tarde do último domingo (17) na Praça Dr. Alcides Marques teve uma movimentação diferenciada. Isso porque foi neste local que aconteceu a primeira edição da Feira de Economia Popular e Solidária.  Conforme o Secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, o evento foi positivo. “Foi muito bom, todos os expositores venderam e a feira recebeu um bom fluxo de pessoas”, disse.

Ainda segundo o secretário a Feira deverá se fortalecer cada vez mais. Ele destaca que ela é uma ótima oportunidade para o comércio alternativo, que também poderá ganhar com a vinda dos free shops para Jaguarão. “ Como a ideia é que a área dos free shops em Jaguarão seja ampla, certamente teremos um grande fluxo de turistas circulando por toda a cidade. Consolidando a Feira teremos um excelente espaço para esse comércio e claro para a convivência entre as pessoas, assim como já acompanhamos no domingo”.

A próxima edição da Feira já está confirmada para o dia 07 de setembro, data de grande20140817_165007 movimentação no centro da cidade devido aos desfiles da Semana da Pátria. Os interessados em participar expondo o seus trabalhos devem fazer a inscrição na Secretaria de Cultura e Turismo (Rua General Marques, 143 A), das 8h às 14h, de segunda a sexta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.5100.

Confira mais imagens acessando o link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.254353378096683.1073741925.125867540945268&type=1

Primeiro jogo da final do Varzeano será neste domingo

 

As equipes Mauá/RG Motos e Cerro/Vidromix são as finalistas do Campeonato Varzeano 2014. A primeira disputa está marcada para este domingo (24) às 15h no Campo Municipal, no bairro Kennedy. As equipes foram classificadas no último domingo (17) quando a Mauá/RG Motos venceu a A.R.B Palestina, por 2X1.  Já a equipe do Cerro/Vidromix empatou no tempo normal com o G.E Brasil em 1X1 e nos pênaltis levou a melhor vencendo por 4 X 3.

O Campeonato Varzeano é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Esporte e Lazer.

Amanhã tem ação descentralizada da Secretaria de Saúde no bairro Vencato

Ações Saúde

Nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Saúde realizará mais uma ação descentralizada no bairro Vencato. A atividade terá início às 9h e seguirá até às 17h, na praça localizada à Rua 24 de Maio esquina Barbosa Neto.

No local a comunidade terá acesso a atendimento médico e de enfermagem, orientações com dentista, agentes de saúde, além da presença das equipes da Vigilância e do PIM. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a equipe da UBS do bairro Vencato.

Jaguarão recebe o fogo simbólico da pátria

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã desta quarta-feira (21) a 77ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chegou a Jaguarão. A centelha trazida pelos representantes da Liga da Defesa Nacional (LDN-RS) foi entregue pelo veterano da Polícia do Exército, Clandio Barrachini ao Prefeito Cláudio Martins que realizou o acendimento do fogo simbólico no município.   A cerimônia realizada em frente a Prefeitura Municipal contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes da escola Padre Pagliani, Fanfarra do 12º RCMec e comunidade em geral.

A Liga da Defesa Nacional, assim como em todos os anos, vem percorrendo diversos municípios mantendo viva esta tradição e levando a mensagem de amor a pátria. Neste ano a Corrida do Fogo Simbólico que segue até esta sexta (22), faz homenagens com o tema nacional “Amazônia Patrimônio Brasileiro” e  com o tema estadual “Meu Jeito de Ser Brasileiro-Centenário de Lupicínio Rodrigues”.

Nos próximos dias os organizadores da Semana da Pátria no município divulgarão mais detalhes sobre a programação e o cronograma do desfile de 07 de setembro.

Governo Federal anuncia primeiro recurso para construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão

foto-jaguarao

O decreto da Presidenta Dilma Rousseff que destina o primeiro recurso para a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, ligando Brasil e Uruguai, no valor de R$ 20 milhões, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). Conforme informações do Governo Federal a contratação da obra deverá ser feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Em Jaguarão, ao receber a notícia, o prefeito Cláudio Martins comemorou mais esta conquista para a população da fronteira. Segundo ele este tema está em pauta há mais de duas décadas, período em que foram realizadas muitas reuniões e pedidos, os quais foram importantes, porém foi a  partir de 2009 que efetivamente o tema se concretizou com a conquista dos recursos para a contratação do projeto executivo que foi desenvolvido pela empresa Enecon. “Estamos muito felizes com esta confirmação de suplementação de crédito para o orçamento do Ministério dos Transportes para que a contratação da obra possa ser feita ainda este ano. Esta obra, sem dúvida, é um marco na história do município e vai trazer um novo cenário de desenvolvimento tanto para Jaguarão como para a metade sul”, afirmou.

Sobre o processo o prefeito Cláudio lembrou o encontro entre a presidenta Dilma e o presidente Jose “Pepe” Mujica no ano de 2011, em Montevidéu, oportunidade em que o tema da segunda ponte esteve em destaque na pauta dos  países. Na época a presidenta afirmou que a obra da segunda ponte estava entre os grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento da região fronteiriça e que os dois países seguiriam adiante com os grandes projetos de integração física, logística e energética, em um esforço de criar uma sinergia de desenvolvimento entre o norte do Uruguai e o sul do Brasil. O prefeito Cláudio esteve presente nesta agenda e inclusive conversou com Dilma sobre a obra. “Este foi um dos importantes momentos deste processo. Cabe destacar que este projeto foi uma luta do nosso governo e que foram inúmeras tratativas em Brasília e encontros junto ao Ministério dos Transportes e no DNIT, agendas que sempre tiveram o apoio do Deputado Henrique Fontana (PT).

Ainda sobre os benefícios da obra o prefeito destaca que ela terá um forte impacto na região, já que trata-se de um investimento de cerca de R$160 milhões, que irá gerar centenas de postos de trabalho.   Martins ainda ressalta que a segunda ponte irá possibilitar o desvio do trânsito pesado da Ponte Internacional Mauá e também diminuirá o impacto ambiental na reserva do Taim. “Essa obra vai trazer, sem dúvidas, novas perspectivas para o setor transportista, geração de emprego e renda, e desenvolvimento como um todo”.

Saiba mais

A ponte sobre o rio Jaguarão terá 419m de extensão, com duas faixas de rolamento com 3,60m cada uma, dois acostamentos com 2,50m cada acrescidos de dispositivos de segurança, dois passeios para pedestres com 1,80m cada e, ainda, guarda-corpos com 12,5 cm cada. A largura da nova ponte será de aproximadamente 17,75m. O acesso a esta ponte será efetuado por via que se iniciará no cruzamento com a BR-116/RS, aproximadamente 4 km ao norte de Jaguarão, cruzando o Arroio Lagoões e o rio Jaguarão, terminando no cruzamento da Ruta 26 com a Ruta 18 (para Montevidéu), atingindo um total de 15,862 km de extensão. O acesso do lado brasileiro será de 9.070,50m e o acesso do lado uruguaio será de 6.372,90.