Notícias

Lançamento do CD do Grupo Vocal Asas da Liberdade marca 15 anos de história

Foto:Fernanda Barbier

Foto:Fernanda Barbier

Uma noite alegre, emocionante e que ficará guardada na memória e no coração de quem esteve presente.  Assim foi o ato de lançamento do CD “Do Sonho à Realidade”, dos integrantes do Centro de Atenção Psicossocial Sítio Renascer que compõe o Grupo Vocal Asas da Liberdade. Sob a coordenação do músico e arteterapeuta Gilberto Isquierdo, o grupo está em atividade desde agosto de 1999 e trabalha com a música como um instrumento terapêutico de auto- expressão, descoberta e de reabilitação dos usuários com e na comunidade.

A abertura do ato, realizado na terça-feira (16) na Biblioteca Pública, foi feita pelo coordenador Gilberto, que além de destacar os 15 anos de trajetória do grupo fez uma apresentação musical em homenagem ao momento. Na sequência o prefeito Cláudio Martins, o vice Lisandro Lenz e o secretário de Saúde, Celso Caetano, realizaram seus discursos, oportunidade em que foram feitas referências às diversas pessoas que trabalharam na construção e na qualificação do CAPS Sítio Renascer e nas diversas ações de atendimento e acolhimento para familiares e pessoas com transtornos mentais. Ainda durante as falas das autoridades foi destacada a importância do trabalho de toda a equipe do CAPS em especial a dedicação de Gilberto Isquierdo que comanda o Grupo Vocal Asas da Liberdade e que idealizou o grande momento do lançamento deste CD.

O público presente acompanhou também a apresentação de um documentário sobre o grupo, produzido por Jaguarão Vídeos, de Analva e Jorge Passos. Em um material de extrema sensibilidade o público pôde ter uma noção mais precisa de como o CAPS Sítio Renascer contribui com a qualidade de vida de tantas pessoas que possuem transtornos mentais e o quanto ele é importante também para os familiares, que em depoimento contam as transformações positivas que o CAPS proporciona para o ambiente familiar e para a autoestima dos usuários.

Depois da exibição do vídeo as grandes estrelas da noite subiram ao palco e realizaram a apresentação de diversas canções, entre elas, composições dos próprios integrantes do Grupo Vocal. Ao final da apresentação o Grupo recebeu muitos aplausos e cumprimentos, o que gerou muita emoção e alegria para os integrantes do CAPS Sítio Renascer, que vibraram pela concretização deste momento tão sonhado.

O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização.

Confira mais imagens na página do Facebook da Prefeitura de  Jaguarão:

https://www.facebook.com/PrefeituraDeJaguaraoDigital?fref=ts

Prefeitura e Liga das Entidades Carnavalescas começam os preparativos para o Carnaval 2015

Foto: Roberto Luzardo

Foto: Roberto Luzardo

Na manhã de quarta-feira (17) Prefeitura e Liga das Entidades Carnavalescas reuniram-se para tratar da organização do carnaval 2015. Entre as questões discutidas estava a programação dos desfiles na passarela do samba e também o Baile Municipal, evento que dá o pontapé inicial para a Festa de Momo e oportunidade em que a nova corte é escolhida.
Conforme a definição dos representantes o baile está confirmado para o dia 10 de janeiro de 2015, no salão do Cabo Guilherme e uma grande atração artística a nível nacional está sendo planejada para o evento.
As inscrições para o concurso de Rainha e Rei Momo, já estão abertas desde o início da semana na Secretaria de Cultura e Turismo (General Marques, 143) e podem ser feitas por candidatos e candidatas a partir dos 16 anos.
Na sexta-feira (19) novas informações sobre o Baile Municipal serão divulgadas.

Comunicado: Interrupção de trânsito para obras de asfaltamento

 Prefeitura Municipal comunica a comunidade que a partir das 19 horas desta quinta-feira (18) o trânsito na Rua Santos Dumont será parcialmente interrompido devido às obras de asfaltamento no local. Conforme a empresa responsável após a conclusão do trabalho, na Santos Dumont , será dado início ao asfaltamento na Rua Gustavo Guimarães, sendo que essa também será interrompida para a execução do trabalho.

Agradecemos a compreensão!

Manutenção da iluminação na Ponte Mauá está sendo executada

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

Na manhã desta quinta-feira (18) foi dado início ao trabalho de manutenção da iluminação da Ponte Mauá, uma responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Conforme divulgado no mês de outubro pela Prefeitura Municipal a fiação da ponte havia entrado em curto circuito, e após o fato a Receita Federal desligou a luz do local, considerando a própria segurança da população que transita na Ponte.

Cabe salientar que logo após o ocorrido a Prefeitura de Jaguarão fez contato com o DNIT para a resolução do problema.

O trabalho da equipe de iluminação deve continuar até amanhã (19). A Brigada Militar está no local auxiliando no tráfego de veículos, já que o trabalho exige o bloqueio de umas das pistas.

Prefeitura abre processo seletivo para motoristas

A Prefeitura de Jaguarão lançou nesta semana o edital de processo seletivo simplificado 006/2014, que abre inscrições para quatro vagas temporárias para o cargo de condutor. Conforme as exigências previstas no edital o candidato deverá possuir idade mínima de 18 anos, habilitação categoria B por quatro anos, no mínimo, e também possuir ensino fundamental completo.

As inscrições serão abertas a partir do dia 22 de dezembro de 2014 e serão encerradas no dia 12 de janeiro de 2015. Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição na Secretaria de Administração, localizada junto ao prédio da Prefeitura Municipal, de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h.

A íntegra do Edital encontra-se afixado no Painel de Atos Oficiais, localizado no Hall de entrada da Prefeitura Municipal de Jaguarão(Av. 27 de Janeiro, 422) bem como no site oficial do Município (www.jaguarao.rs.gov.br).

-Extrato de Edital disponível em http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Extrato-do-Edital-Processo-Seletivo-Condutores-006-2014.pdf

-Edital Completo disponível em http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Edital-Processo-Seletivo-Condutores.pdf

Grupo Vocal Asas da Liberdade lança CD nesta terça-feira

asas da liberdade foto jorge passos
O Grupo Vocal Asas da Liberdade, do CAPS Sítio Renascer, irá lançar às 19h desta terça-feira o CD “Do Sonho à Realidade”. Durante o ato que acontecerá na Biblioteca Pública Municipal, aberto a comunidade em geral, será feita também a apresentação de um DVD mostrando diversos momentos do grupo, produzido por Jorge Passos, e uma apresentação do Grupo Vocal, que irá mostrar algumas músicas que estão no CD, sendo que algumas são composições dos próprios integrantes. No local também será feita a venda do CD no valor de R$10,00.
O Grupo Vocal Asas da Liberdade tem 15 anos de história e é coordenado pelo músico e arteterapeuta Gilberto Isquierdo.

Foto: Jorge Passos

Informes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

Suspensão temporária da emissão de carteiras de trabalho:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa a comunidade jaguarense que os serviços de emissão de Carteira de Trabalho estão provisoriamente suspensos devido a implantação  do  novo sistema CTPS Web 3.0.

Desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a tecnologia permite aos parceiros emissores da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a utilização da mesma base de dados do MTE, proporcionando maior rapidez na entrega do documento ao trabalhador.

Conforme a secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o mês de janeiro de 2015 será anunciada a data de retorno deste serviço em Jaguarão.

 Recesso Microcrédito:

A Juriti financeira que atua junto ao Programa Gaúcho de Microcrédito  entrará em recesso no período de 20/12/2014 a 12/01/2015. As novas propostas só serão aceitas a partir do dia 12 de janeiro de 2015.

 Recesso Seguro Desemprego:

O Ministério do Trabalho entrará em recesso no período de 10/12/2014 a 12/01/2015. Considerando esse recesso os recursos de seguro desemprego só poderão ser encaminhados a partir da data de retorno.

Mais informações procure a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada a Rua General Marques, 143, ou entre em contato pelo telefone 3261.1131.

Oficinas e atividades culturais marcam a semana em Jaguarão

Entre os dias 17 e 19 de dezembro Jaguarão será palco de diversas oficinas e atividades culturais, que acontecerão na Universidade Federal do Pampa, voltadas para agentes culturais, gestores, estudantes do curso de Produção e Política Cultural e integrantes da Rede RS de Pontos de Cultura.

 A programação inicia às 17:30h desta quarta-feira (17) com uma palestra no auditório da Universidade, sobre “Acessibilidade Cultural”, ministrada por Patrícia Dorneles  (UFRJ) e Fabiana Menini (Instituto Trocando Ideia),  fruto da parceria entre o Ponto de Cultura Trocando Ideia, o Coletivo Catarse e a Cooperativa Somos, com o apoio do Curso de Produção e Política Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão e da Secretaria de Estado de Cultura do RS.

Na quinta (18) e sexta (19) as atividades prosseguem em dois turnos, com oficinas de Audiovisual (Captação e Edição de Vídeo), Projetos e Acesso a Editais Acesso a Plataforma Rede Livre.

As inscrições para as atividades podem ser feitas na abertura do evento, na Unipampa, e mais informações serão divulgadas em breve na página do curso (http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cultura/2014/12/10/palestras-e-oficinas-dias-17-a-19-de-dezembro/) . Interessados em participar que façam parte de algum Ponto de Cultura no Estado do Rio Grande do Sul, podem fazer sua inscrição através do link

https://docs.google.com/forms/d/1r0b70NmHjqU761wSozlFaPiKiZwK9cBqPEdNHdwv0VU/viewform?usp=send_form

Confira a programação e participe!

 

Dia 17/12 
17:30h – Abertura – Palestra Acessibilidade Cultural

Com Patricia Dorneles  (UFRJ) e Fabiana Menini ( Instituto Trocando Ideia)

 Proponente: Ponto de Cultura Trocando Ideia. Local: Auditório da Unipampa.

Dias 18/12 e 19/12
Oficina de Captação e Edição de Vídeo. Proponente: Projeto Nós da Rede FAC/RS
Com Gustavo Türck e Marcelo Cougo (Coletivo Catarse) Horário a ser divulgado.

Dia 19/12
Oficina de Projeto e Acesso a Editais. Proponente: Projeto Nós da Rede FAC/RS
Com Fabiana Menini e Paula Stuc (Ponto de Cultura Trocando Ideia)

Oficina de Acesso a Plataforma Rede Livre. Proponente: Projeto Nós da Rede FAC/RS
Com Ana Paula Stock (Cooperativa Somos). Horário a ser divulgado.

I Mostra Cultural da Fronteira Sul

 Outra atividade cultural confirmada para esta semana é a I Mostra Cultural da Fronteira Sul. A atividade será realizada na sexta-feira (19), das 17h às 22h, no campus da Unipampa Jaguarão, com entrada gratuita para toda a comunidade.

Organizada pelos estudantes do curso de Gestão de Turismo, do 4ª semestre, a Mostra será uma oportunidade em que o público poderá conferir diversas exposições e manifestações culturais com participações de brasileiros e uruguaios.

4ª Feira Binacional do Livro encerra com grande sucesso

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Encerrou no domingo (07) a 4ª edição da Feira Binacional do Livro, um dos principais eventos culturais da região que durante 10 dias movimentou a fronteira. Realizada no Largo das Bandeiras, no centro histórico de Jaguarão, a Feira teve um público de aproximadamente 25 mil pessoas, sendo que além do público local, também circularam pelo evento visitantes do Uruguai, de diversas cidades do Estado e inclusive da Argentina.

Apontada por muitos turistas como umas das melhores Feiras da região sul, o evento em Jaguarão destacou-se mais uma vez pela pluralidade de atrações. No espaço principal, o Largo das Bandeiras, o público teve acesso a um espaço dedicado a venda de livros com a presença de 12 livrarias, ampla praça de alimentação com diversidade de bebidas e comidas, espaço institucional, onde foram realizados diversos lançamentos de livros, exposições e sessões de autógrafos, além do palco de shows, onde foram realizadas 30 apresentações musicais, entre elas, de artistas locais e da região sul, do Uruguai e também músicos de renome nacional, como a sambista Leci Brandão, que atraiu milhares de pessoas. Sobre os shows da Feira destaque para a diversidade de estilos, onde o público teve a oportunidade de assistir shows de grandes nomes da música gaúcha, além de artistas de destaque na cena do rock, reggae, samba, rap, canto popular uruguaio, entre outros.

Além deste espaço principal ainda foram realizadas atividades, na Casa de Cultura de Rio Branco (UY), no campus da Unipampa e na Praça Alcides Marques, onde diariamente estava a Biblioteca Itinerante, com livros e atividades para as crianças, e local onde também foram realizadas duas Feiras de trocas de livros, entre outras ações. A Biblioteca Pública Municipal também foi outro ambiente que sediou atividades da Feira, entre elas, um grande encontro entre o patrono da 4ª Feira Binacional do Livro, o escritor Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares e o patrono da última edição da Feira Binacional o jaguarense Aldyr Garcia Schlee. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda mediada pelo professor Carlos Rizzon (Unipampa), onde as obras dos dois escritores estiveram em foco, com destaque aos acontecimentos históricos de Jaguarão, tão presentes nas obras de Eduardo e Schlee.

 De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a 4ª edição da Feira dá sequência a um projeto iniciado em 2009, primeiro ano de governo da administração do prefeito Cláudio Martins. Ele destaca que após uma interrupção de dois anos, a Prefeitura Municipal de Jaguarão retoma a atividade de uma forma grandiosa. “Foi um grande evento que ofereceu aos jaguarenses e demais visitantes excelentes shows contemplando todas as matizes culturais, oficinas, obras de todos os gêneros, atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que envolveu escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados”, observa.

Ainda segundo Porto, a Feira Binacional do Livro objetiva popularizar o livro e a leitura, bem como colocar a disposição do público uma diversificada gama de atividades culturais. “Avaliamos a realização da feira como um evento consolidado no ideário cultural da nossa população”, complementa.

Sobre questões a serem melhoradas para a próxima Feira o secretário de Cultura e o coordenador do evento, Paulo Khader, apontam a qualificação dos espaços das livrarias e também dos banheiros. Khader destaca que a ideia para a 5ª edição é alterar o layout da Feira deixando um espaço maior para que as pessoas circulem entre as livrarias e alterar o local do palco para que o som tenha menos impacto no espaço dedicado a venda dos livros.

A 4ª Feira Binacional do Livro foi uma realização da Prefeitura de Jaguarão em parceria com a Sociedade Independente Cultural (SIC), co-realização Sistema Fecomércio e SESC-RS, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Corsan e apoio da Câmara de Vereadores, Unipampa, Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e Município de Rio Branco.

Papai Noel visita alunos da Escola Pompílio Almeida Neves

IMG_3205

Fotos: Fernanda Cassel

Na quinta-feira (12) os alunos da Escola Rural Pompílio Almeida Neves tiveram uma manhã de festa, com lanche especial e visita do Papai Noel, que chegou com presentes para todas as crianças. Felizes pela visita os pequenos ficaram radiantes, abraçando e agradecendo o bom velhinho que chamou cada um pelo nome e entregou as lembranças.

A iniciativa foi da professora Eni Ribas, que fez questão de destacar o apoio das voluntárias Nice Cristina Pereira, Ana Paula Noda e Magda Chagas, que conseguiram diversas doações da comunidade. Ainda conforme a professora, além desta atividade na Escola as voluntárias estarão realizando outras ações em localidades carentes do município.

O vice-prefeito Lisandro Lenz e a secretária de Educação, Roseli Calvetti, também prestigiaram a festa que contou ainda com a presença da equipe da escola, da coordenadora das escolas rurais, Lisonete Pinheiro e da diretora da escola Lauro Ribeiro, Iracema Goulart.

A Escola Pompílio A. Neves fica localizada na comunidade da São Luiz e atende 11 alunos.