Notícias

Prefeito e Secretários recebem grupo Mulheres de Fronteira

IMG_0492

Foto: Fernanda Barbier

 

Na sexta-feira (03) o prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete o grupo Mulheres de Fronteira, movimento social que reúne representantes de Jaguarão e Rio Branco e que trabalha pautas relacionadas ao combate a violência contra a mulher, à violência obstétrica entre outros temas ligados ao mundo feminino.

Na ocasião as ativistas questionaram sobre a implantação do Centro de Referência Binacional da Mulher, uma conquista da cidade de Jaguarão em 2013. “Conseguimos com uma grande articulação municipal conquistar este centro para a cidade. Em função da extinção da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, esta ação ficou comprometida. O município já doou a área para a construção do Centro e estamos em permanente contato com o Governo Federal para alcançar a sua concretização”, contou o prefeito.

Outras pautas também foram debatidas, como a humanização do parto, sendo que o Grupo Mulheres de Fronteira irá organizar uma atividade amanhã (04) para debater o tema, no Centro Público de Economia Solidária. “Já visitamos a Secretaria de Saúde e Santa Casa a fim de chamar a atenção para este tema, já que os índices de cesárea são ainda muito altos em nosso município”, afirmou a secretária adjunta de Cultura e Turismo e integrante do grupo Mulheres de Fronteira, Andréa Lima.

Cláudio reiterou apoio ao Grupo e se colocou a disposição para articular ações políticas em parceria com o país vizinho e o consulado, a fim de avançar na construção de ações que beneficiem as mulheres da fronteira.

Participaram da reunião o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social Marcelo Victória, o secretário de Saúde Celso Caetano e a coordenadora da Saúde da Mulher, Bruna Lopes.

Jogos de Futsal irão marcar este final de semana em Jaguarão

IMG_1572 - Cópia

foto: Roberto Luzardo

 

Neste sábado (04) e domingo (05) o Ginásio da Integração será palco de três importantes jogos de futsal, já que equipes sub-11 e adulta do DC Navegantes Jaguarão entrarão em quadra pelos seus respectivos campeonatos estaduais.

No sábado (04) às 17h a garotada do sub-11 joga sua primeira partida em casa pelo Estadual da categoria, tendo como adversário o Paulista (Pelotas). Logo mais às 20h é a vez do time principal do DC Navegantes/Jaguarão entrar em quadra pela Série Prata 2015, enfrentando o União Futsal (Nova Petrópolis).

No domingo (05), às 17h, o sub-11 volta a quadra, desta vez para enfrentar o Brilhante (Pelotas).