Notícias

Inaugurado novo espaço do Lar de Passagem em Jaguarão

IMG_3946

Fotos: Roberto Luzardo

A manhã de hoje (04) foi de emoção na inauguração do novo espaço do Lar de Passagem Valentim de Lima Piúma. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, a Promotora Laura Sedrez Porto, a coordenadora do Lar, Bárbara Vaz, os vereadores Oberte Paiva, Miriam Coelho e Oberte Paiva, funcionários do Lar, secretários municipais e representantes de diversas entidades.

O novo espaço abrigará, no momento, 22 crianças e adolescentes e conta com um amplo espaço, com seis quartos, berçário, salas separadas para as diferentes idades e pátio. As novas dependências fazem parte de uma política voltada para a área social que vem ganhando destaque no município de Jaguarão.

“No final do ano de 2008, quando me preparava para assumir como Prefeito pela primeira vez lembro de uma visita ao antigo Lar de Passagem que ficava localizado no Bairro Kennedy e nunca vou me esquecer, pois fiquei chocado com a situação daquelas crianças. Chamei todos os responsáveis pelo cuidado com a assistência social e coloquei como primeira tarefa encontramos um novo local e não por acaso decidimos que seria no centro da cidade. A escolha era para que as pessoas pudessem ter contato e conhecer de perto essa realidade”, contou o Prefeito Cláudio Martins.

Martins lembra ainda que transferir o Lar de Passagem para um dos casarões do centro histórico é uma decisão política, já que atualmente diversos municípios passam por uma brutal crise financeira. “Assim como boa parte dos municípios gaúchos, Jaguarão passa por uma dura fase financeira. Com a falta de repasses do Governo do Estado para a área da saúde, que chegam à R$ 2 milhões, está quase impossível gerir as contas municipais. Mesmo assim decidimos por investir neste novo espaço, porque entendemos que estas crianças necessitam de acolhimento, carinho e cuidado, e que isso não pode ser medido por valores financeiros”.

O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou a importância de direcionar recursos para o novo espaço. “Hoje sinto um misto de alegria e tristeza. Uma alegria imensa por podermos contar com um espaço como este, de excelência e qualidade para nossas crianças e tristeza por ainda termos crianças abandonadas ou retiradas do seio familiar. Tomara que um dia não haja necessidade de termos um Lar de Passagem, o dia que teremos uma sociedade que saiba cuidar de suas crianças”.

Já o Secretário Marcelo Victória, visivelmente emocionando, lembrou de três grandes momentos vividos enquanto gestor municipal, sendo o primeiro quando participou do projeto da implantação do Centro de Economia Solidária, recuperando uma área degradada no bairro Pindorama, a entrega de 60 moradias populares, devolvendo a dignidade as famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e o terceiro a inauguração do novo espaço do Lar de Passagem, promovendo acolhimento de qualidade às crianças e adolescentes do município. “Sou pai e sei o quanto é difícil educar, criar e dar carinho. Poder entregar este espaço que respeita e dá dignidade a estas crianças e adolescentes é muito gratificante. Aqui temos crianças e adolescentes que são violentadas por várias circunstâncias sociais, é nosso deve cuida-las, protege-las para que possam passar por tudo isso da melhor forma possível”, finalizou.

Prefeitura lança Programa Fala Secretário

 

FALA SECRETARIO

A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Comunicação, lança nesta semana o programa Fala Secretário. O objetivo é ampliar o diálogo entre os secretários do município e a população.
Através da página da Prefeitura de Jaguarão no Facebook, as pessoas interessadas poderão enviar seus questionamentos ao entrevistado da semana. O programa irá ao ar quinzenalmente, nas terças-feiras, através da página da prefeitura no Facebook e do canal no Youtube.
O primeiro entrevistado será o secretário de Saúde, Celso Caetano. As perguntas serão recebidas até segunda-feira (07) à noite.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Programa ABRACE realiza atividade cultural na Praça do Bairro Vencato

 

abrace- face

Amanhã (05) o Programa ABRACE ocupa a Praça do Bairro Vencato a partir das 15h. A atividade conta com um aulão de dança para a comunidade, comandado pela academia Dança & Estilo, varal com exposição fotográfica de Jose Kler e espaço para comercialização de produtos do bairro, como doces, salgados e artesanato.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão

Programa Saúde Mais Perto de Você acontece amanhã no Bairro Pindorama

saude mais perto de voce

O Programa Saúde Mais Perto de Você estará amanhã (04) no Bairro Pindorama, na Rua João Pinto da Silva, esquina Rua 24 de maio. A equipe da Secretaria de Saúde proporcionará a comunidade atendimento médico, odontológico e de enfermagem, verificação de pressão, pré-câncer, entre outros serviços. Os atendimentos ocorrem das 09h às 16h.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão

Vice-prefeito Lisandro Lenz reúne-se com técnicos do IBGE

IMG_3788

Foto: Roberto Luzardo

 

 

Na manhã desta quinta-feira (03) o vice-prefeito Lisandro Lenz e o secretário de Planejamento, Pedro Caetano, reuniram-se, na Prefeitura Municipal, com o chefe da agência do IBGE-Pelotas, Rogério Krause e com o técnico do IBGE, Carlos Augusto Nunes.

Durante a reunião os representantes do IBGE realizaram a entrega dos questionários da pesquisa de informações básicas municipais 2015 e anunciaram que os dados colhidos no ano passado foram divulgados na última semana no site do instituto.

Na ocasião Krause também fez a entrega de um ofício ao vice-prefeito informando sobre a realização do censo agropecuário, o qual deve acontecer no primeiro semestre de 2017. Ele explicou que no ano que vem a ideia é fazer toda a preparação para o censo, inclusive a seleção de pessoal para aplicar as pesquisas. O último censo agropecuário foi realizado em 2006.

Ainda durante a reunião foi discutida a disponibilização de dados atualizados sobre Jaguarão feitos a partir dos levantamentos do IBGE no site da Prefeitura, a fim de facilitar o acesso para a população.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Campeão Mundial de Jiu Jitsu e equipe ABJ são recebidos na Prefeitura Municipal

IMG_3772

Foto: Roberto Luzardo

Os atletas da Escola de Jiu-Jitsu Azambuja Behring que representaram a cidade de Jaguarão no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Desportivo, realizado no último sábado (29), no Rio Janeiro, foram recebidos na manhã de hoje (02) na Prefeitura Municipal pelo prefeito Cláudio Martins e pelo vice-prefeito Lisandro Lenz. Acompanhados do coordenador do Núcleo de Esporte Lazer do Município, Manoel Mallet, os atletas falaram sobre a experiência da competição e mostraram as medalhas conquistadas.

De acordo com o instrutor Mateus Dufau de Carvalho a competição foi muito produtiva e uma excelente experiência de vida para os atletas, que pela primeira vez participaram de uma competição mundial. Ele conta que Rodrigo Sosa “Pulga”, conquistou o título de campeão na categoria Master, faixa branca-peso leve, e Leandro Barreto, o 3º lugar na categoria Infanto Juvenil, faixa amarela-super-pesado. Também participaram da competição Robert Rondan, Maurel Silveira e Tobias Carvalho.

Em relação a novas competições em que a Escola de Jiu-Jitsu Azambuja Behring deverá participar, o instrutor conta que estão programadas uma competição no Uruguai, no mês de outubro, o campeonato King Of Fight de Jiu-Jitsu no mês de novembro em Pelotas, e em fevereiro de 2016 a Seletiva Mundial de Abu Dhabi, que acontecerá em Gramado.

Também está sendo organizado um campeonato beneficente com as academias de Jaguarão, Melo e Trinta e Três, com a finalidade de ampliar a visibilidade do esporte e criar novas oportunidades para que as pessoas possam conhecer melhor o Jiu-Jitsu. A atividade acontecerá este ano em Jaguarão e terá apoio do Núcleo de Esporte e Lazer do Município.

Durante o encontro o prefeito Cláudio Martins parabenizou os jovens e afirmou que a conquista dos atletas é um orgulho para Jaguarão. Ele ainda falou sobre o processo de implantação do Sistema Municipal de Esportes e a criação do Conselho Municipal, destacando que é de grande importância que os atletas do Jiu-Jitsu também estejam representados neste processo que visa envolver todos os setores do esporte local.

Interessados em conhecer mais detalhes sobre a equipe podem entrar em contato com Mateus, pelo telefone 84486397 ou ir até a Escola, que fica situada à Rua 7 de Abril, 1309.

 Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão