Notícias

Programação da Semana Binacional das Mulheres inicia neste domingo  

cartaz oficial - 4u00AA marcha das mulheres

 

A fronteira Jaguarão e Rio Branco realizará na próxima semana diversas atividades em homenagem as mulheres. Entre os principais temas que estarão em debate destaque para a importância do combate a violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

Conforme a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão e uma das organizadoras da Semana, Andréa Lima, estão confirmadas atividades de formação sobre parto humanizado e direitos das gestantes, ações de combate às diversas formas de violência, o lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a retomada do cineclube, lançamento de livro e vários encontros para fortalecer o diálogo e as pautas femininas e feministas.

A programação terá início neste domingo, 8 de março, com o encontro de mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero às 10:30h na  “Feira Vecinal” de Rio Branco, que acontece em frente a “Plaza de Desportes”( Rua Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora).  Na tarde a programação segue em Jaguarão com a 4ª Marcha das Mulheres, que terá concentração em frente ao Cine Regente e seguirá até a Praça Alcides Marques, onde estará acontecendo mais uma edição da Feira de Economia Solidária.

As atividades da Semana Binacional das Mulheres seguem até o dia 13 de março.

 

Confira a programação da 4ª Marcha e Semana Binacional das Mulheres

 08/03 – Domingo

10:30h – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na  “Feira Vecinal”. Rio Branco – Uruguai. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora.

17:00h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.

Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.

Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19:30h –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.

Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres – Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.

19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguai). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô;  Instituto Nacional de las Mujeres  – MIDES –  Ministério de Desarrolo Social do Uruguay;  Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

 *Programação sujeita à alterações

 

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Premiação do Carnaval será nesta quinta-feira

Os campeões do carnaval 2015 de Jaguarão irão receber os troféus nesta quinta-feira (05). A cerimônia está marcada para às 19h no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Obras de pavimentação na Rua 24 de Maio, próximo a APAE, estão em andamento

IMG_0241

Obras na manhã desta quarta-feira (4/3) Foto: Fernanda Barbier

 

As obras de qualificação de infraestrutura no trecho em frente a APAE, na Rua 24 de Maio, estão em pleno andamento. Conforme o engenheiro da prefeitura e fiscal da obra, André Timm, a obra teve início no final do mês de janeiro e prevê pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização vertical e passeio público (calçadas) com acessibilidade.

De acordo com as informações do engenheiro o trabalho começou com os serviços de terraplenagem e retirada do material da base para colocação da pedra rachão para adequação do greide. Os serviços para obra envolvem ainda nivelamento e compactação para a colocação do material de travamento (pó de brita) bem como a colocação de meio fio, que foi realizada na última semana, seguindo com a retirada do material de descarte para liberar o trecho para o tráfego de veículos.

Em relação ao acesso para a APAE, Timm destaca que o mesmo está sendo realizado pela Rua Bento Martins esquina com a Rua 24 de Maio. “Essa mudança no local de acesso é necessária em virtude do processo da obra e isso é uma ação comum em qualquer obra de pavimentação. Toda obra grande que é realizada necessita de uma mudança temporária no fluxo na região”, salienta.

De acordo com o prefeito Cláudio Martins esta obra de pavimentação na Rua 24 de Maio, será realizada entre as ruas Bento Martins e General Câmara, e a decisão de começar pelo trecho da APAE, se deu em virtude da administração compreender a importância da qualificação da infraestrutura para o acesso dos estudantes, pais e professores, da APAE, assim como de toda a comunidade da região.

Sobre o andamento da obra o engenheiro André Timm informa que a mesma está dentro do cronograma e que ela esteve paralisada apenas no período de carnaval, sendo alguns dias na semana que antecedeu o evento e na própria semana da festa. Ele diz ainda que a obra está sendo executada pela empresa Ebrax e o trecho em frente a APAE deverá estar concluído no final do mês de abril.

Segundo a Secretaria de Planejamento esta obra conta com recursos do Orçamento Geral da União com contrapartida da Prefeitura e está dentro dos investimentos de R$ 2,5 milhões, os quais além de custearem a obra da Rua 24 de Maio, também são destinados para as obras de pavimentação das Ruas XV de Novembro, Carlos Alberto Ribas, Bento Martins, Curuzu e Augusto Leivas.

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Prefeitura abre processo seletivo para o cargo temporário de agente comunitário de saúde

processo-seletivo-BANNER

Imagem: Reprodução

 

A Prefeitura Municipal lançou nesta terça-feira (03) o edital de processo seletivo público simplificado para o provimento de quatro vagas temporárias para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

Interessados devem fazer a inscrição até o dia 11 de março de 2015, na Secretaria de Administração, junto ao prédio da prefeitura, de segunda a quinta, das 8h às 13h.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura através do link http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-008-2015-Processo-Seletivo-Agentes-Comunit%C3%A1rios-de-Sa%C3%BAde.pdf    ou pode ser visualizado também no painel de Atos Oficiais no hall de entrada da Prefeitura.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Campeões do Carnaval de Jaguarão foram anunciados nesta quinta

Fotos: Fernanda Barbier

Fotos: Fernanda Barbier

Como de costume em Jaguarão, a quinta-feira (19) após a quarta-feira de cinzas é a data em que os apaixonados pelo carnaval reúnem-se para acompanhar a apuração das notas dos desfiles das entidades carnavalescas.

Assim como no ano passado o auditório da Biblioteca Pública Municipal ficou lotado e muitas pessoas também ficaram do lado de fora, aguardando para saber qual seria a escola campeã, o conjunto vencedor, o melhor bloco e quem receberia as premiações especiais.

Com o tradicional clima de tensão e manifestações divididas em alegria e  descontentamento, o público acompanhou atentamente os resultados anunciados pela diretoria da Liga das Entidades Carnavalescas.

As primeiras notas divulgadas foram dos conjuntos, que desfilaram na sexta-feira (13). Com uma pequena diferença o campeão foi A Voz do Morro, com 29,4 pontos. O conjunto Boêmios do Amor, em segundo lugar, obteve 29,2 pontos.

A diferença entre os blocos também foi pequena, sendo que o campeão Prata da Casa obteve 67,2 pontos e o Acadêmicos da Zona Norte, em segundo lugar, ficou com 67 pontos.

O momento mais tenso da noite, sem dúvida, foi durante o anúncio das notas das escolas de samba. Nesta categoria com 195,6 pontos, pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Estrela D’Álva foi a grande campeã do Carnaval. Em segundo lugar ficou a Escola Palestina com 194 pontos e em terceiro a Escola Aguenta Se Puder com 192,3.

Confira mais detalhes do resultado final:

Conjunto Campeão: A Voz do Morro

Bloco Campeão: Prata da Casa

Madrinha de Bateria/Bloco: Gabriele Aguiar (Acadêmicos da Zona Leste)

Mestre de Bateria/Bloco: Paulinho da Palestina (Acadêmicos da Zona Leste) e Mestre Jura (Prata da Casa)

Escola Campeã: Estrela D’Álva

Madrinha de Bateria/Escola de Samba: Bombom (Palestina)

Mestre de Bateria/Escola de Samba: Mestre Jura (Aguenta Se Puder)

Puxador: Rodriguinho (Palestina)

Porta Estandarte: Rafaela Vianna (Estrela D’Álva)

Prêmios Especiais:

Melhor Camarote: nº 53

Melhor Fantasia: Família Smurf e Montanha Russa

Apuração do Carnaval 2015 de Jaguarão será hoje


Nesta quinta-feira (19) a partir das 20h, na Biblioteca Pública, será dado início a apuração das notas que irão definir os campeões do carnaval 2015 de Jaguarão. Na oportunidade serão conhecidos o melhor conjunto, melhor bloco, melhor escola de samba, assim como os vencedores de diversas categorias, entre elas, rainha de bateria, puxador, mestre de bateria, entre outras.

por:Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Abertas as inscrições para um novo processo seletivo de monitores do programa Mais Educação

Monitores mais educ

Secretaria Municipal de Educação e Desporto informa que de 19 a 27 de fevereiro estarão abertas as inscrições para um novo processo seletivo de monitores do programa Mais Educação.

Os interessados devem fazer a inscrição na Secretaria de Educação e Desporto, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.2003.

Confira o Edital através do link:

http://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Edital-001-2015-Sec-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Processo-Seletivo-Programa-Mais-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

Comunicado

10429266_326225567576130_471939348692211917_n

O Governo Municipal vem a público manifestar sua profunda consternação pela fatalidade ocorrida na madrugada de hoje, que levou ao falecimento da jovem Giedry Silva Cuenca.
Neste sentindo externamos aos pais nossa solidariedade e o desejo de que Deus lhes dê força e sustentação em uma hora tão difícil.
Em relação ao carnaval em si, convocamos todos os segmentos e agentes de entidades carnavalescas, e realizamos às 14h deste domingo (15) uma reunião em que discutimos junto com mais de 70 pessoas, a situação de forma lúcida e ponderando todos os fatos, especialmente por tratar-se de um evento em que milhares de pessoas vêm para uma festa que é referência em todo Estado.
Assim, por unanimidade, as representações presentes indicaram a continuidade do Carnaval e manutenção da programação estabelecida.
Cabe ressaltar que a Prefeitura e os trios elétricos cumpriram como têm cumprido todos os anos, com todos os requisitos de segurança obtendo antecipadamente os alvarás de segurança dos órgãos competentes.
Com a continuidade do evento manifestamos o desejo de que possamos todos contribuir para que nosso carnaval transcorra da melhor maneira possível nestes três dias.

Noite da Seresta encanta o público no Largo das Bandeiras

seresta abr

Foto: Fernanda Barbier

Uma noite marcada por muito chorinho e samba de raiz. Assim foi a Noite da Seresta realizada ontem (11) no Largo das Bandeiras. O evento que abriu a programação oficial do Carnaval de Jaguarão reuniu um grande público que teve a oportunidade de assistir três shows de qualidade.

O primeiro show foi com o trio Sovaco de Cobra, formado por Silvério Barcellos, Juca De León e Gil Soares, que apresentaram um espetáculo dedicado a música brasileira, com ênfase no choro e no samba. Na sequência o sambista Márcio Jaguarão, acompanhado dos músicos André, Willian Quinca, Tiago, Coca, Mateus e Éverton, subiu ao palco fazendo um show com muito samba de raiz.

Encerrando a Noite da Seresta o público assistiu o show do grupo Regional Avendano Júnior, que trouxe clássicos de Noel Rosa, Valdir Azevedo, Pixinguinha, entre outros grandes nomes. O grupo formado por Paulo Martins, Luis Passos, Milton, Paulino e Juca De León, contou com a participação especial de Soninha Porto, que deu um brilho especial a noite.

Além dos três grandes shows o público também acompanhou a apresentação da Corte de Carnaval 2015.

Nesta quinta (12) a programação do Carnaval segue a partir das 20h com a Muamba na Av. 27 de Janeiro e às 21h com a Quinta do Cravo. A programação completa do evento pode ser acessada no site da Prefeitura no link http://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=9331 .

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Coordenação de Carnaval fala sobre a qualificação das estruturas para o evento

IMG_7875

A qualificação das estruturas foi pauta de encontro entre o coordenador do Carnaval e o vice-prefeito Foto: Fernanda Cassel

Quem circula pela Avenida 27 de Janeiro percebe que as estruturas para o Carnaval 2015 estão qualificadas e o assunto vem sendo muito comentado pelos participantes do evento que têm elogiado as alterações que estão sendo feitas.

Conforme o coordenador do Carnaval, Paulo Khader que esteve apresentando este assunto para o vice-prefeito Lisandro Lenz nesta quarta-feira (11), a montagem teve início na última semana e a antecipação e agilidade deste trabalho consistiu em garantir a segurança destas estruturas para o evento.

Como uma das questões mais importantes destas mudanças o coordenador destaca os banheiros químicos. “Sempre tivemos muitos problemas com os banheiros e essa sempre foi uma demanda forte do público, por isso a cada ano sempre visamos a qualificação deste ponto”, explica.

Em relação a este ano ele conta que os sistemas dos banheiros foram alterados, com novas estruturas e ampliação dos mesmos. Durante as cinco noites de folia serão 86 banheiros distribuídos em diversos pontos no circuito do evento.

Sobre os 62 camarotes, onde está incluído um gratuito para pessoas com deficiência, Khader salienta que as estruturas também ganharam melhorias. “Os corredores de circulação foram ampliados, para dois metros de largura e o piso também foi alterado, sendo que agora são feitos de módulos e não possui carpete, o que causava diversos transtornos e reclamações dos usuários. Além destas duas questões a estrutura tem outras melhorias como, por exemplo, as escadas de acesso”, diz.

As arquibancadas, que são gratuitas para a população, são outro elemento que sofreram algumas mudanças, sendo que os assentos são mais largos, proporcionando mais conforto e segurança. Ao total são cinco módulos de arquibancadas localizados em diferentes pontos da Avenida. Outra questão que também vem sendo qualificada a cada ano é a estrutura de sonorização. Segundo o coordenador serão 14 torres de som distribuídas na passarela.

Ainda de acordo com as informações da coordenação do evento entre as novidades nas equipes de trabalho cabe destacar a inclusão de uma equipe para higienização de banheiros e outra para a lavagem das ruas “É importante destacarmos também que neste ano contamos com uma equipe com mais de 200 pessoas no controle e monitoramento do evento”, finaliza Khader.

O Carnaval 2015 de Jaguarão é uma realização da Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a parceria da Liga das Entidades Carnavalescas, Liga dos Trios Elétricos de Jaguarão e Brigada Militar.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão