Notícias

Mês de dezembro terá Feira de Economia Solidária Especial de Natal

15240242_10154723633177230_1483118422_n

 

A Feira de Economia Solidária de Jaguarão terá edições especiais de Natal durante o mês de dezembro. Conforme informações da Secretaria de Cultura e Turismo as primeiras atividades deste mês estão confirmadas para os dias 3 e 10 de dezembro, a partir das 8h na Praça Dr. Alcides Marques.

No local o público poderá encontrar os tradicionais produtos da Feira, como artesanato, comidas e bebidas artesanais, brechós e produtos da agricultura familiar, sendo que muitos desses produtos serão apresentados com temas natalinos.

Ainda segundo a Secult além dos dois primeiros sábados do mês a Feira deverá ser realizada em outras datas, que serão confirmadas nos próximos dias. A ideia é que os produtos da Feira ganhem ainda mais visibilidade e possam ser mais uma opção para os consumidores que estarão em busca dos presentes de Natal.

Assessoria de Imprensa PMJ

Equipes de transição de governo realizam novas reuniões e visitas em três secretarias

img_2203

Foto: Fernanda Cassel

Nesta semana o vice-prefeito e coordenador do processo de transição de governo, Lisandro Lenz recebeu o responsável pelo processo de transição do próximo governo e futuro Procurador, Luiz Pradelino Mendes Júnior juntamente com futuros secretários municipais.

A primeira reunião da semana foi realizada na terça-feira (29) na secretaria de Administração, oportunidade em que a futura secretária da pasta, Lucia Carvalho conversou com a atual secretária Nicole Patron e com a adjunta Jaqueline Ferreira. Durante a reunião a atual equipe explicou todo o funcionamento da secretaria, detalhando as ações desenvolvidas e respondendo os diversos questionamentos feitos pela futura gestão.

Na quarta-feira (30) a reunião de transição aconteceu na secretaria de Saúde, com a presença do futuro secretário Rogério Cruz. Durante o encontro o atual secretário Celso Caetano apresentou as ações da secretaria, detalhou o andamento dos diversos setores e falou sobre as diversas mudanças na área da saúde que vem acontecendo desde 2009, como a implantação de seis equipes de ESF, a informatização dos postos, a ampliação do espaço e do horário de atendimento da Farmácia Básica, a implantação do Samu, entre diversas outras questões fundamentais para a qualificação dos serviços a população. Além da reunião eles também visitaram as instalações da Farmácia e do Samu.

Já na quinta-feira (1º) a reunião de transição foi realizada na secretaria da Fazenda, oportunidade em que o futuro secretário Carlos Eduardo Pereira conversou com a atual secretária Claudete Alves e com o adjunto Paulo Roberto Moraes sobre o andamento da secretaria e também pôde esclarecer diversas dúvidas sobre o trabalho. Após a reunião eles estiveram nas dependências da secretaria para conhecer mais de perto a rotina de trabalho.

Conforme Lisandro Lenz serão agendados, nos próximos dias, novos encontros nas secretarias. Ele destaca que o atual governo tem estado à disposição da futura gestão e tem adotado uma postura colaborativa, com o objetivo de realizar uma transição qualificada.

Assessoria de Imprensa PMJ

Isabel Garcia e CAPS Sítio Renascer apresentam exposição Supera Arte

15178040_897187880382483_6644133130067908295_n
A artesã Isabel Garcia juntamente com usuários e profissionais do CAPS Sítio Renascer lança na próxima segunda-feira (5) a exposição Supera Arte. O trabalho que ficará em exposição até o dia 8 de dezembro no Theatro Esperança traz diversas obras produzidas com materiais recicláveis, produzidos nas oficinas do Caps com os usuários.
Conforme Isabel entre as obras de arte da exposição estão peças produzidas com discos de vinil, garrafas, pratos em cerâmica, peças em MDF, além de pinturas, crochê e guardanapos. Ela ainda destaca que os materiais estarão a venda por preços bem acessíveis e o dinheiro arrecadado será utilizado para compra de novos materiais para as oficinas.
Isabel Garcia trabalha no Caps há três anos e meio e há anos desenvolve trabalhos de artesanato em Jaguarão, entre eles como integrante da Casa dos Artesãos.
Após a exposição no Theatro os trabalhos estarão expostos na Câmara de Vereadores.
 
Serviço:
O quê: Lançamento da Exposição Supera Arte
Quando: 5 de dezembro
Hora: 19h
Onde: Theatro Esperança
Entrada: Gratuita
Assessoria de Imprensa PMJ 

Comunicado aos produtores rurais: Apresentação dos talões para o censo poderá ser feita a partir de janeiro

O Setor de ICMS da Prefeitura Municipal informa aos produtores rurais que a apresentação dos talões retirados até dezembro de 2016 para o censo poderá ser feita a partir do dia 02 de janeiro de 2017.  Os talões deverão ser apresentados na sede do Setor de ICMS, junto a Secretaria da Fazenda, de segunda a sexta, das 8:00h às 12:30h.

A equipe informa ainda que neste período de apresentação não estará cadastrando marca e sinal. O prazo encerrará no dia 15 de março de 2017.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3261.6503.

Assessoria de Imprensa PMJ

Cia de Dança Daniel Amaro realiza espetáculo e workshop de dança afro nesta quinta-feira em Jaguarão

daniel-amaro

Integrando a programação da 8º edição da Semana Municipal da Consciência Negra será realizado nesta quinta-feira (24), no Theatro Esperança, o espetáculo “A Reminiscência dos Tambores do Corpo no Âmago dos Homens Ifá na crença do Maria, Marias…”, da Cia de Dança Daniel Amaro. O evento está marcado para às 20h e a entrada é gratuita. Ingressos podem ser retirados a partir de hoje (22), na bilheteria do Theatro.

Conforme a Secretaria de Cultura e Turismo, na quinta-feira, além do espetáculo está previsto um workshop de dança afro a partir das 14h no Theatro Esperança. Interessados podem realizar a inscrição gratuitamente na Secult ou no Theatro no dia do evento.

Assessoria de Imprensa PMJ 

Encontro dá início ao plano de requalificação da Orla do Rio Jaguarão

orla-rio-1

Foto: Fernanda Barbier

Prefeito Cláudio destacou o potencial do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade

A Prefeitura de Jaguarão juntamente com a empresa 3C Arquitetura realizou nesta segunda-feira (21) uma audiência pública para tratar sobre a elaboração de um plano de requalificação da orla do Rio Jaguarão. A atividade teve início com uma caminhada pela orla, oportunidade em que o grupo analisou os diferentes aspectos de toda a extensão da orla, focando nos problemas e nas possibilidades de melhoria do espaço.
Após este primeiro momento o grupo dirigiu-se até a sede do Iate Clube, onde foi feita uma oficina participativa com a apresentação de um diagnóstico que foi complementado com as ideias apresentadas pelo público presente, e que será base para elaboração de um plano de necessidades.
Na avaliação do prefeito Cláudio Martins foi importante contar com a presença de um grande público, que além de acompanhar a apresentação também pôde contribuir com sugestões para a elaboração de um projeto de interesse de toda a comunidade jaguarense. “Há muitos anos temos trabalhado com estudos para a orla do Rio. Tivemos algumas tentativas frustradas e felizmente estamos neste momento conseguindo dar início a uma ação mais concreta que conta com apoio do deputado federal Henrique Fontana, que já acenou com emenda parlamentar no valor de R$400.000,00 e que está comprometido a seguir articulando recursos para este projeto que vem para beneficiar o povo de Jaguarão”, disse Martins , destacando ainda que este projeto está sendo compartilhado com a futura gestão e que inclusive ele já vem discutindo o assunto com o próximo prefeito Fávio Telis, que se comprometeu a dar sequência ao trabalho e que esteve presente na atividade.
Ainda segundo Martins a proposta do governo além de requalificar a orla, teve a intenção de apresentar uma proposta de desenvolvimento para a cidade. “Esta proposta é um complemento do nosso projeto de desenvolvimento para o município que dialoga com o todo o trabalho de valorização do patrimônio que realizamos, com nossa identidade fronteiriça, com o IFSul, a Unipampa, bem como com o que sempre defendemos ao dizer que Jaguarão precisa e tem potencial para se desenvolver a partir de suas próprias vocações”, disse o prefeito , salientando ainda que essa ação tem uma ligação muito forte também com a Hidrovia do Mercosul, outro projeto que ele tem defendido muito e que poderá possibilitar futuros investimentos que devem envolver a dragagem do rio e a viabilização de um novo porto, investimentos que contemplarão o setor de produção de grãos e agroindústria.
Conforme o encaminhamento do encontro as próximas etapas envolverão a consolidação do programa de necessidades, a elaboração do plano e a sua apresentação pública, prevista para o dia 19 de dezembro.

Assessoria de Imprensa PMJ