Notícias

Inscrições abertas para novos cursos do PRONATEC em Jaguarão

 

cursos pronatec

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informa que estão abertas as inscrições para três novos cursos do Pronatec, sendo eles, Auxiliar AdministrativoFrentista e Montador e Reparador de Computadores.

Os interessados podem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira (31), das 8:30h às 16:30h, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Av. 20 de setembro esquina XV de Novembro). Os documentos necessários são os seguintes: cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, nº de conta em banco, cópia do comprovante de escolaridade e comprovante de residência (conta de água ou luz). Caso o aluno for  menor de idade é necessário fazer a inscrição na companhia de um responsável.

 

Confira mais detalhes:

Auxiliar Administrativo – 14 vagas

Idade mínima: 15 anos

Escolaridade: Ensino Médio Incompleto

Turno: Noite

Frentista – 20 vagas

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto (ter cursado além da 5º série).

Turno: Noite

Montador e Reparador de Computadores -23 vagas

Idade mínima: 15 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto (ter cursado além da 5º série).

Turno: Noite

Requisitos: Saber utilizar o Windows, inclusive o XP.

Prefeito participa de reunião com usuários da UBS do bairro Kennedy

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

Na tarde de sábado (26) o prefeito Cláudio Martins esteve reunido com famílias do bairro Kennedy que frequentam as atividades da Pastoral da Criança. O encontro que aconteceu no salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus contou também com a presença das coordenadoras da Pastoral Lúcia Gonzalez e Cássia Di Primio, do Secretário de Saúde, Celso Caetano, do secretário adjunto Paulo Vieira e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dolores Gaidarji.

A ideia do encontro surgiu após a Pastoral encaminhar ao prefeito diversas  reivindicações sobre atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro, feitas por usuários do posto, entre eles, muitas gestantes, as quais tiveram a oportunidade de apresentar diretamente para as autoridades os problemas que estariam enfrentando.

Antes de ouvir os relatos das famílias presentes o prefeito destacou a importância da realização do encontro. “Queremos ouvir a demanda de vocês para poder dar os encaminhamentos. Hoje contamos aqui também com a presença do Conselho de Saúde, pois é importante que vocês saibam que ele é um órgão fiscalizador da saúde e que inclusive vocês podem participar das reuniões que são feitas na primeira quarta-feira de cada mês para apresentar as reivindicações”, observou.

Após ouvir as manifestações o prefeito afirmou que irá se reunir com alguns profissionais do posto para tratar de questões mais específicas, assim como irá participar nos próximos dias de uma das reuniões de planejamento feitas pela Unidade.

Em relação aos atendimentos médicos, que eram feitos por duas profissionais e hoje está sendo feito por apenas uma através do programa Mais Médicos, já que houve saída da Dra. Daniele, por opção da própria médica, o prefeito afirmou que a prefeitura já está trabalhando no sentido de providenciar a vinda de outro médico para a Unidade. Segundo ele é necessário que o Executivo encaminhe projeto para a Câmara, o que já está sendo organizado.

Durante o encontro Cláudio Martins ainda fez anúncios importantes, entre eles, a construção de uma nova Unidade de Saúde na Rua XV de Novembro esquina Marechal Floriano, a qual irá desafogar o fluxo da Unidade da Kennedy, garantindo mais qualidade nos serviços de saúde para a população. O prefeito também fez questão de destacar ações importantes que já foram desenvolvidas e hoje mudaram o cenário da saúde em Jaguarão. Entre os fatos levantados pelo prefeito está a construção de novos postos de saúde, como os do bairro Boa Esperança e o da Vencato, e a contratação de equipes de ESF , que hoje garantem uma equipe com médicos, dentista, agentes de saúde e enfermeiros nas unidades , mudando a situação antiga em que apenas três ou quatro médicos trabalhavam fazendo rodízios nos postos. Ele também destacou a mudança da estrutura do prédio da Secretaria de Saúde, a ampliação da farmácia básica e o fato do Município ter assumido a gestão do hospital, ações  que foram muito elogiadas pelos presentes. Outro ponto levantado pelo prefeito foi o programa Mais Médicos, do Governo Federal, que oportunizou que a saúde pública de Jaguarão contasse com os serviços de mais três médicos, sendo uma brasileira, Dra. Alice Boito, que atua no bairro Kennedy, Dra. Idia Luz, cubana que atua no bairro Vencato e o uruguaio Dr. Gonzalo, que presta serviços no bairro Bela Vista.

Encerrando a reunião as coordenadoras da Pastoral afirmaram que estavam muito felizes com o resultado do encontro e agradeceram a disposição do prefeito e da equipe em participarem da reunião e ouvirem as demandas.

Prefeitura e esportistas organizam evento e ações de valorização das Artes Marciais

Foto: Secretaria de Educação

Foto: Secretaria de Educação

Na segunda-feira (28) a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza , o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Peter Suarez e o assessor de esporte, Edilson Farias, receberam nas dependências da secretaria representantes das Artes Marciais do município. O objetivo da reunião foi discutir a criação de espaços de valorização e divulgação desta modalidade esportiva.

Durante o encontro os presentes falaram sobre a organização de um evento, em que as academias do município, tivessem a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido além de trocar experiências desenvolvidas na luta amadora e luta profissional. A ideia é que o evento seja realizado na semana de aniversário da cidade, que acontecerá no mês de novembro.

Como encaminhamento da reunião também ficou instituído um Fórum Permanente com um cronograma de reuniões mensais, intercaladas com apresentação das equipes no Ginásio da Integração. Conforme o Núcleo de Esporte a apresentação das equipes possibilitará uma avaliação concreta bem como a criação coletiva de estratégias de enfrentamento dos limites, reforçando as possibilidades de qualificação das equipes. No dia 28 de agosto o grupo voltará a ser reunir para definir mais detalhes sobre o evento.

Estiveram presentes os seguintes representantes: Marcelo Chagas (Taekwondo e Hapkido),  Dinho(Capoeira Zumbi dos Palmares), Diego Barbier(Andarilhos do Boxe), Julio Gonçalves(Academia Punhos de Ouro), Darci Faria(Membro da diretoria Punhos de Ouro) e Edilson Farias(Academia Jaguarense de Artes Marciais).

Chefe da Casa Civil do Estado cumpre agenda em Jaguarão

Fotos: Roberto Luzardo

Fotos: Roberto Luzardo

Na sexta-feira (27) o prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz estiveram reunidos com o Chefe da Casa Civil do Estado, Flávio Hellmann. O encontro realizado na Prefeitura Municipal contou ainda com a presença do presidente do Legislativo Oberte Paiva, a vereadora Roseli Calvetti, secretários municipais e representantes de diversos setores da sociedade.

No início do encontro o prefeito destacou questões importantes como os investimentos que o Governo do Estado realizou no apoio a manutenção e recuperação nas estradas rurais do Telho e da Perdiz. Sobre este tema ele ainda reiterou o pedido de estadualização da estrada do Telho e do Cerrito, que faz ligação de três municípios (Jaguarão, Herval e Arroio Grande).

Junto com o presidente do sindicato rural de Jaguarão, Fernando Barreiros, que também participou da reunião, Martins enfatizou o quanto seria importante que o Estado assumisse esta estrada, já que esse é um tema que demanda muito a administração e tem sido também uma demanda forte dos produtores rurais. “Esta estrada é muito importante para o fluxo de famílias, de transporte escolar e também do escoamento da produção, que teve um salto incrível nos últimos anos”, complementou.autoridades reunidas foto geral

Na oportunidade outras solicitações ainda foram apresentadas pelo prefeito, como, o apoio do Governador na articulação para o lançamento do edital de licitação da segunda ponte para este ano e também a liberação de recursos importantes para a Santa Casa de Caridade para diversas ações, como a aquisição de um tomógrafo, reformas no bloco cirúrgico entre outras. Em relação a este último pedido o prefeito e o gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, destacaram o quanto os investimentos aportados pelo Governo do Estado foram essenciais para que o hospital não fechasse as portas. “ Com o apoio do Governo do Estado conseguimos regularizar as contas do hospital e ampliar os serviços que estavam sendo oferecidos, garantindo mais qualidade para nossa população, inclusive também fazendo atendimentos para a região”.

O Chefe da Casa Civil, Flávio Hellmann, agradeceu a recepção das autoridades e dos representantes de importantes setores da sociedade, mostrando sua satisfação em ver o balanço positivo feito pelo prefeito em relação aos investimentos do Governo do Estado em Jaguarão. “Ao mesmo tempo em que estou recebendo as reivindicações, recebo de vocês o reconhecimento das ações que estão sendo importantes para a cidade”, disse.

Em relação as demandas encaminhadas pelo prefeito, Hellmann afirmou que as pautas serão encaminhadas ao Governador, pois são temas que além de serem importantes para Jaguarão eles oferecem benefícios para o conjunto do Estado, garantindo impactos positivos.

Após a agenda na Prefeitura de Jaguarão, o secretário Chefe da Casa Civil, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, participou de reunião com famílias que fazem parte do programa RS Mais Igual.

Foto: Reprodução/Casa Civil

Foto: Reprodução/Casa Civil

Campeonato Varzeano já tem os primeiros semifinalistas

varzeano2014

 As equipes Cerro Vidromix e Mauá/RG Motos são as duas primeiras equipes confirmadas na semifinal do Campeonato Varzeano 2014. Conforme informações do coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer no primeiro jogo a equipe do Cerro goleou a equipe do Andradas, que jogou com 8 atletas. O resultado foi 7X0.

Já no segundo jogo o público acompanhou uma competição mais equilibrada até os 15 minutos do 1º tempo, quando a equipe do Mauá/RG Motos fez o primeiro gol, cabendo a equipe do MM. Estefany partir para o ataque. Mas quem se deu melhor foi a equipe do Mauá que aproveitando o contra ataque fez mais três gols, fechando o placar em 4X0.

Os outros dois finalistas serão conhecidos neste domingo (03) quando acontecem os jogos da 7ª rodada , das quartas de final. As competições iniciam a partir das 13:30h no Campo Municipal. Estarão na disputa as equipes A.E.R América X A.R.B Palestina e G.E Brasil X Jaguar F.C.

 Confira a competição deste domingo e quem se enfrentará nas semifinais

 

7ª Rodada
QUARTAS DE FINAL
Dia 03 de agosto de 2014 no Campo Municipal

13 1ª Fase A. E. R. AMERICA (A) X A. R. B. PALESTINA (B)
14 1ª Fase G.E. BRASIL (A) X JAGUAR F.C (B)

9ª Rodada
SEMI-FINAL

*Data a confirmar
17 1ª Fase GANHADOR JOG (13) X MAUÁ RG MOTOS
18 1ª Fase GANHADOR JOG (14) X CERRO/VIDROMIX

Microcrédito em Jaguarão rumo aos R$ 3 milhões

Foto: Fernanda Cassel

Foto: Fernanda Cassel

Nesta semana o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Marques, destacou o sucesso do  Programa Gaúcho de Microcrédito em Jaguarão e afirmou que devido a grande procura a secretaria vem priorizando essas ações. De acordo com ele centenas de trabalhadores já foram beneficiados na cidade e no campo e a movimentação através do programa já está quase na marca dos R$ 3 milhões. “Este programa é muito importante, pois dá uma bela oportunidade para que os trabalhadores tenham acesso ao crédito e possam investir no seu negócio. Além disso é importante destacar que é um dinheiro que circula na cidade, movimentando a economia local”, disse.

O Secretário informa que as pessoas interessadas em conhecer mais detalhes sobre o programa podem ir até a secretaria de Desenvolvimento Econômico (General Marques, 143) e conversar com os agentes de oportunidade Luiz Acosta ou Ana Escobar, de segunda a sexta, das 8h às 14h. “Temos atendido trabalhadores de diferentes ramos, como carroceiros, mototaxistas, pescadores, artesãs, ambulantes, agricultores familiares, taxistas, entre outros. É importante ressaltarmos que podem se beneficiar do programaempreendedores individuais, formais ou informais e  microempresas com renda bruta anual de até R$ 120 mil”, explica.

Ainda segundo as informações de Carlos Marques as possibilidades de crédito variam de R$100,00 a R$ 15 mil, com juros de 0,41% ao mês. Segundo ele esse crédito é dado de forma progressiva, sendo que o primeiro crédito é de até R$ 6mil, o segundo de até R$ 9 mil, o terceiro de até R$ 12 mil e o quarto até R$ 15 mil.

Operacionalizado pela Prefeitura de Jaguarão através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Juriti Microfinanças, o Programa Gaúcho de Microcrédito é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 Saiba mais:

Quem pode acessar o Microcrédito? Os clientes do Programa Gaúcho de Microcrédito são pessoas que trabalham por conta própria, empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários que atuam nos setores informal ou formal da economia. O PGM também facilita o acesso ao crédito às pessoas de perfil empreendedor que tenham interesse em iniciar uma atividade produtiva, através dos bancos comunitários. As iniciativas podem ser agrupadas, conforme o setor em que os clientes atuam:

Indústria – Marcenarias, sapatarias, carpintarias, artesanatos, alfaiatarias, gráficas, padarias, produções de alimentos, etc.;

Comércio – Ambulantes, vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, vendedores de cosméticos, etc.

Serviços – Salões de beleza, oficinas mecânicas, borracharias, etc.

Prefeito Cláudio Martins comemora regulamentação dos free shops em Jaguarão

Claudio Jaguarao

A implantação dos free-shops nas cidades gêmeas de fronteira está regulamentada. A confirmação foi divulgada pelo Ministério da Fazenda através da Portaria 307/2014 que regulamenta a chamada Lei dos Free Shops. Publicado no dia 17 de julho, o texto dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre.

Em Jaguarão ao receber a notícia o prefeito Cláudio Martins comemorou a regulamentação, a qual tem sido uma de suas bandeiras de luta, juntamente com representantes do empresariado local, em especial a presidente do CDL, Maria Emma Lippolis.  “Estou muito feliz com esta notícia, pois é uma luta de muitos anos, de muitas pessoas e da qual participei e ajudei a conquistar. Mas aqui em Jaguarão, rendo homenagem a Maria Emma Mendes Líppolis, nossa grande batalhadora e articuladora desde o início dessa luta e deste sonho para nossa fronteira”, disse

Atuando ativamente neste processo o prefeito relembrou os diversos momentos em que participou de discussões sobre o tema, entre eles, o mais recente que ocorreu em março deste ano, no Senado Federal, em Brasília. Como um dos gestores de destaque neste processo de luta, Cláudio Martins foi o único prefeito das cidades gêmeas do Brasil a estar presente e se manifestar nesta audiência pública realizada na Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). “Esse foi um momento importante de discussão neste processo em que fiz uma fala de defesa da instalação dos free shops nas cidades gêmeas de fronteira. Além deste momento no Senado, participei de diversos encontros e debates sobre o tema, em muitos deles na companhia dos Deputados Henrique Fontana, Marco Maia e Fernando Marroni”, destacou.

Em abril deste ano já se antecipando no processo o Executivo encaminhou a Câmara a proposta do projeto de lei municipal que autoriza a instalação dos free shops na cidade de Jaguarão. Na ocasião foi feita uma reunião com a participação de membros do Executivo,vereadores e lideranças empresariais.

A dedicação e a participação ativa do prefeito e da presidente do CDL têm colocado o Município de Jaguarão como um dos protagonistas desta luta, o que acaba colaborando com o desenvolvimento regional e sensibilizando os governos estadual e federal a respeito de um tema, que embora trate da isenção de impostos, prioriza o desenvolvimento de uma região.  “No caso de Jaguarão isso significa um salto no turismo de compras, que vai potencializar outros setores também como a gastronomia e o setor hoteleiro, mas especialmente também promove a visibilidade da cidade a partir da valorização do seu patrimônio histórico e cultural”, aposta o prefeito.

Ainda sobre as perspectivas do crescimento da cidade com o turismo Martins destaca que a cidade vem se preparando desde 2009 com investimentos nas políticas públicas de patrimônio. “Esse potencial da cidade pode ser confirmado com os investimentos que a cidade garantiu com o PAC Cidades Históricas, que destinará R$ 40 milhões para a recuperação do patrimônio. Com este potencial turístico já consolidado a tendência é que cidade se desenvolva ainda mais a partir do turismo de compras com essa vinda dos free-shops para as cidades gêmeas brasileiras”, complementa.

       Sobre a preparação da cidade para este novo momento o prefeito conta ainda que a prefeitura já está trabalhando junto ao CDL local para abrir rodadas de discussões com lideranças locais e regionais, e também com a participação da Receita Federal, para que a cidade já possa ir se antecipando em ações e detalhes daquilo que a legislação permite.

ONG Trocando Ideia divulga novo Ponto de Cultura em Jaguarão

Foto: Fernanda Barbier

Foto: Fernanda Barbier

Na sexta-feira (18) as representantes da ONG Trocando Ideia, Paula Stuczynski e Letícia Oswald, estiveram em Jaguarão para divulgar as oficinas que serão realizadas com jovens jaguarenses em um novo Ponto de Cultura. Segundo Paula a ONG é de Porto Alegre e há 15 anos vem atuando com a cultura da juventude. Ela explica que a organização teve projeto aprovado no programa Pontos de Cultura, do Governo do Estado, ficando responsável por oficinas que serão desenvolvidas em Jaguarão e Torres.

O trabalho que começará em setembro prevê uma integração da juventude na região através da cultura e da comunicação. A ideia é capacitar os jovens para que eles sejam divulgadores da arte local, independente do seu formato e linguagem. “ Serão dois anos e meio de oficinas. Iremos abordar os temas de blog, matérias e pautas, captação de vídeo e edição, captação de áudio e edição, web rádio e jornalismo colaborativo”, conta Paula.

As oficinas serão gratuitas e abertas a jovens de 15 a 25 anos, de todos os bairros. A proposta é que sejam atendidos cerca de 200 alunos, em oficinas que acontecerão manhã e tarde. As inscrições serão abertas a partir da segunda semana de agosto, na Escola General Antônio de Sampaio, que será a base do Ponto de Cultura.

Interessados em mais informações podem acessar a fan page da ONG através do endereço facebook.com/tri.trocando.ideia.

Chefe de Gabinete participa de reunião com direção da escola Pompílio Neves

DSCN8549.

Na manhã da última sexta-feira (18) a chefe de Gabinete do Prefeito, Márcia Oliveira, esteve na Escola Pompílio Almeida Neves, na comunidade São Luis, a convite da direção da escola. Na ocasião também estavam presentes a professora Eni, a coordenadora das escolas rurais, Lisonete Pinheiro, a mãe de um estudante e os servidores do município Rodrigo Costa e Edilson Farias, os quais vêm desenvolvendo o projeto das eco praças.

Conforme Márcia Oliveira durante a reunião foram apresentadas por parte da escola algumas demandas, como, a ausência de um espaço de lazer para as crianças e também a necessidade de um cercamento no entorno do prédio, já que por ali circulam muitos animais. “Nós recebemos estas demandas e vamos dar os devidos encaminhamentos. Em relação ao espaço de lazer, assim que essa cerca for concluída nós daremos início a construção da eco praça, que certamente vai proporcionar um espaço qualificado de lazer para as crianças”, disse.

Ainda de acordo com a chefe de Gabinete a construção de eco praças nas escolas de educação infantil na cidade terão sequência. “A Pompílio será a primeira escola rural a receber uma eco praça e já estamos com demanda de outras escolas rurais como a Beloca Baltar, porém nosso trabalho nas escolas de educação infantil terão continuidade”, informa Márcia destacando ainda que nos próximos dias será inaugurada a eco praça da escola Bolinha, no bairro Carvalho.

Comunicado aos Empresários: Faça parte do SINE

SINE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico convida os empresários do Município a encaminharem as vagas de trabalho disponíveis em seu negócio para o setor do SINE, localizado junto a secretaria.

Segundo a secretária adjunta, Aline Marques, a secretaria tem recebido um grande número de currículos e seria importante que as empresas também repassassem as vagas disponíveis para que essa relação fosse otimizada. “Queremos qualificar o funcionamento do SINE em Jaguarão e por isso estamos solicitando essa parceria dos empresários, pois acreditamos que desta forma o sistema poderá funcionar de forma que beneficie a comunidade, sendo positiva para os empresários assim como para as pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho”, diz.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica localizada a Rua General Marques, 143 e o telefone de contato é o 3261.1131. O funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta.