Início > Material de Imprensa > 1° Sarau Poético Literário da Biblioteca Municipal destaca a obra de Hélio Ramirez

Fotos: Fernanda Barbier

Apesar da fria noite de outono, um grande público compareceu à Biblioteca Municipal nesta terça-feira (07) para participar do 1° Sarau Poético Literário, dedicado à obra do artista Hélio Ramirez. Em um ambiente marcado pela informalidade, no andar térreo da Biblioteca, onde fica o acervo, o artista apresentou junto ao excelente companheiro musical Régis Bardini, um belo repertório de canções ao vivo, no estilo voz e violão. Também foram realizadas leituras e recitados poemas, onde aparecem marcados, no trabalho de Hélio, personagens populares da cidade e figuras esquecidas pela história oficial. Estiveram presentes Mário Franco, com todo seu amor ao imortal tricolor, Cristina, a louca das ervas, Isabel, que não sorria, as chinas e as campesinas de luta, os negros e os índios da América do Sul. Hélio segue a olhar o pampa, com a alma gaucha, sem fronteiras, assim como o voar das garças sobre o rio Jaguarão. Régis Bardini desponta com o acorde certo, a musicalidade presente e a bela voz, ao cantar. A plateia, reunida em roda, também pôde participar junto aos protagonistas da noite, pois o espaço foi aberto para que as pessoas interessadas apresentassem seus textos e recitassem poesias próprias e de outros autores. O músico Maurício Barcelos fez uma participação especial no sarau e será um dos artistas convidados para a próxima edição. Os saraus literários na Biblioteca Municipal serão realizados mensalmente e pretendem dinamizar o cenário cultural da cidade, reunindo músicos e escritores da região e do Uruguai e os amantes da poesia e da literatura, em um espaço de trocas e interação.

O Sarau conta com a organização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Educação e Desporto e de Cultura e Turismo e tem a parceria institucional da Universidade Federal do Pampa, através do Curso de Licenciatura em Letras.