Início > Material de Imprensa > 1ª Conferência debate políticas públicas para mulheres

1ª Conferência debate políticas públicas para mulheres

DSCN0422
foto: Roberto Luzardo

Foi realizada ontem (25), no Clube 24 de Agosto, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em conjunto com o Grupo Mulheres de Fronteira, a atividade reuniu representantes do Brasil e Uruguai.

Durante a abertura da Conferência foi destacada a importância do momento que mais uma vez une os dois países em uma mesma luta, neste caso focando na garantia dos direitos e na implementação de mais políticas públicas para as mulheres.

Presente no evento o vice-prefeito Lisandro Lenz iniciou sua fala ressaltando o trabalho desenvolvido pelo Grupo Mulheres de Fronteira. Ele ainda falou sobre o feminismo, destacando que é uma luta social, que almeja um outro modelo de sociedade. “ Não é apenas um contraponto do machismo agindo na mesma proporção. É uma luta por direitos, que questiona o modelo de sociedade construído. Além de enfrentar o machismo, tem a questão racial, a igualdade de direitos, os modelos impostos pela sociedade, entre tantas outras lutas. Por isso este momento e todas as ações  neste sentido são fundamentais para envolver as pessoas neste debate e chamar atenção da sociedade, o que é sem dúvida, uma forma de avançar rumo a uma sociedade mais justa, igualitária e mais feminina”, disse o vice-prefeito que ainda fez questão de ressaltar que mais do que uma luta pela garantia de direitos, essa é uma luta pela efetivação dos mesmos.

A Conferência contou também com a participação da deputada estadual, Miriam Marroni, que fez uma avaliação positiva da atividade. “ O encontro correspondeu e muito às expectativas. Foi destacada a importância da educação infantil no combate à desigualdade de gênero e abordada a cultura machista, que incentiva desde a infância os meninos a apresentarem determinados comportamentos em situações cotidianas.
Muitas conquistas foram alcançadas nos últimos anos em relação à violência contra mulheres, presença feminina no mercado de trabalho e o empoderamento da mulher. Porém, a cada conferência que temos presenciado em nossa região ficamos com a certeza de que precisamos seguir avançando”, observou.

Durante a programação da manhã foi realizada apresentação com a professora e advogada, Neuza Couto Ledesma, que integra o grupo Autonomia de Pelotas e também o Conselho de Política Públicas para Mulheres do Estado e Conselho Municipal da Mulher de Pelotas. Em sua fala Neusa abordou a organização social, falando sobre o papel do conselho, a estrutura do mesmo e a importância da Conferência.

À tarde a atividade seguiu com os grupos de trabalho e apresentação e sistematização das propostas e também a definição das delegadas que irão participar da Conferência Estadual que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre.

De acordo com a representante do Grupo Mulheres de Fronteira, Maria Fernanda Passos entre os encaminhamentos foi definida a realização de um mapeamento das políticas públicas para mulheres já desenvolvidas pelo município, a criação de uma rede de proteção a mulher e também ficou encaminhado que até o mês de março seja criado o Conselho Municipal das Mulheres.

Delegadas que irão representar Jaguarão na Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

Maria da Graça Souza

Maria Fernanda Passos