Início > Material de Imprensa > 1ª Conferência debate políticas públicas para mulheres

1ª Conferência debate políticas públicas para mulheres

DSCN0422
foto: Roberto Luzardo

 

Foi realizada ontem (25), no Clube 24 de Agosto, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em conjunto com o Grupo Mulheres de Fronteira, a atividade reuniu representantes do Brasil e Uruguai.

Durante a abertura da Conferência foi destacada a importância do momento que mais uma vez une os dois países em uma mesma luta, neste caso focando na garantia dos direitos e na implementação de mais políticas públicas para as mulheres.

Presente no evento o vice-prefeito Lisandro Lenz iniciou sua fala ressaltando o trabalho desenvolvido pelo Grupo Mulheres de Fronteira. Ele ainda falou sobre o feminismo, destacando que é uma luta social, que almeja um outro modelo de sociedade. “ Não é apenas um contraponto do machismo agindo na mesma proporção. É uma luta por direitos, que questiona o modelo de sociedade construído. Além de enfrentar o machismo, tem a questão racial, a igualdade de direitos, os modelos impostos pela sociedade, entre tantas outras lutas. Por isso este momento e todas as ações  neste sentido são fundamentais para envolver as pessoas neste debate e chamar atenção da sociedade, o que é sem dúvida, uma forma de avançar rumo a uma sociedade mais justa, igualitária e mais feminina”, disse o vice-prefeito que ainda fez questão de ressaltar que mais do que uma luta pela garantia de direitos, essa é uma luta pela efetivação dos mesmos.

A Conferência contou também com a participação da deputada estadual, Miriam Marroni, que fez uma avaliação positiva da atividade. “ O encontro correspondeu e muito às expectativas. Foi destacada a importância da educação infantil no combate à desigualdade de gênero e abordada a cultura machista, que incentiva desde a infância os meninos a apresentarem determinados comportamentos em situações cotidianas.
Muitas conquistas foram alcançadas nos últimos anos em relação à violência contra mulheres, presença feminina no mercado de trabalho e o empoderamento da mulher. Porém, a cada conferência que temos presenciado em nossa região ficamos com a certeza de que precisamos seguir avançando”, observou.

Durante a programação da manhã foi realizada apresentação com a professora e advogada, Neuza Couto Ledesma, que integra o grupo Autonomia de Pelotas e também o Conselho de Política Públicas para Mulheres do Estado e Conselho Municipal da Mulher de Pelotas. Em sua fala Neusa abordou a organização social, falando sobre o papel do conselho, a estrutura do mesmo e a importância da Conferência.

À tarde a atividade seguiu com os grupos de trabalho e apresentação e sistematização das propostas e também a definição das delegadas que irão participar da Conferência Estadual que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre.

De acordo com a representante do Grupo Mulheres de Fronteira, Maria Fernanda Passos entre os encaminhamentos foi definida a realização de um mapeamento das políticas públicas para mulheres já desenvolvidas pelo município, a criação de uma rede de proteção a mulher e também ficou encaminhado que até o mês de março seja criado o Conselho Municipal das Mulheres.

Delegadas que irão representar Jaguarão na Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

Maria da Graça Souza

Maria Fernanda Passos

Mangela Bitos

Roseli Calvetti

Amanda Chagas

Letícia Mello

Jovane Antunes de Lemos

Lisiane Gricetti

Jamilah Mohammed

Wamandiry Auce Ferreira

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

 

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042