Início > Material de Imprensa > 2ª Edição da Semana do Audiovisual movimentou a fronteira Jaguarão/Rio Branco

2ª Edição da Semana do Audiovisual movimentou a fronteira Jaguarão/Rio Branco

01

No auge do inverno, na fria fronteira Jaguarão/Rio Branco, um evento aproximou as pessoas, trouxe calorosos debates e promoveu uma excelente programação de exibições de filmes e atividades culturais:foi a segunda edição da Semana do Audiovisual, a Seda 2013, que movimentou a cidade de 13 a 20 de julho.
A abertura do evento se deu na Biblioteca Pública com a exibição do filme “O Grande Tambor”, que conta uma parte da história sobre a contribuição dos afrodescendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul, a partir da trajetória do tambor de sopapo. Asessão foi acompanhada de um bate-papo, com a participação de Gustavo Türck, do Coletivo Catarse de Comunicação, que produziu o filme a partir de um edital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No domingo (14), o filme foi exibido em uma sessão descentralizada, na comunidade Quilombola Madeira, trazendo à tona memórias e narrativas dos moradores locais sobre suas vivências, seus antepassados e a militância do povo negro.
Ao longo da semana, outras sessões e debates movimentaram os espaços da cidade e a SEDA mobilizou alunos e professores da Universidade Federal do Pampa. Na segunda-feira (15)foi aberta a exposição de fotografias da artista Jose Kler, com seu olhar sensível no registro da cidade. À noite, com o auditório da Unipampa lotado, foi abordado o tema do registro audiovisual como ferramenta política. A atividade foi realizada em conjunto com o movimento estudantil e os coletivos da universidade, levantando, entre outros temas, debates sobre os protestos realizados no país e as distorções na veiculação de imagens e informações da mídia oficial, onde os meios de comunicação alternativos, aliados à ferramenta da internet,apresentam outras possibilidades para o acesso à informação.

Na terça-feira (16), os debates giraram em torno do Audiovisual como ferramenta educativa, em uma mesa que contou com a participação e o relato de experiências dos Professores Jarbas Parise e Sandro Mendes, com a mediação de Maria Fernanda Passos.

A quarta-feira (17) pautou a luta contra a homofia, com a realização da SEDA GAY. Com belíssimos filmes focados nas questões que envolvem os grupos LGBTT, com o destaque para as produções do projeto “Vidas Ocultas”, discutiu-segênero, homoafetividade, poliamor, ações afirmativas e as lutas contra o preconceito e a discriminação.
Quinta (18) foi o dia da arte de rua, do graffiti, do Break, das danças urbanas e da cultura hip hop como forma de conhecimento e expressão. A tarde no Centro de Economia Solidária, no Bairro Pindorama, proporcionou um encontro entre os alunos do projeto Mais Educação das Escolas Antônio Sampaio e Manoel Pereira Vargas com o pessoal da Ong “Trocando Ideia”,Fabiana Menine e Jamaikah Santarém. Além de uma boa conversa sobre as artes urbanas como ferramenta para a educação, os alunos acompanharam a realização de um Graffiti, feito por Jamaikah, para tornar mais colorida a entrada do Centro de Economia Solidária.

Com a semana chegando ao fim, na sexta-feira (19) foi lançado na Câmara de Vereadores um documentário produzido pelo jornalista Marco Medronha, da EMATER, sobre as artesãs em lã de Jaguarão, em uma solenidade que marcou, também, a formalização do pedido de reconhecimento do “Crochê em Jacquard” como bem do patrimônio cultural imaterial. Mais tarde, a poesia tomou conta da noite, com a 15ª edição do Poesia no Bar no Restaurante do Hotel Sinuelo em Jaguarão/RS, com a participação de vários poetas da região.
No sábado (20)teve, ainda, a exibição do filme “Estacionamento”, da produtora Moviola, que fala sobre a situação de abandono dos cinemas de calçada da cidade de Pelotas. Simbolicamente, a atividade foi realizada no Cine Regente, em um ato onde se debateu a situação do prédio e a necessidade de projetos para que se proveite melhor este espaço, como um equipamento cultural, de uso de interesse social.

A festa da noite ficou por conta do Tributo ao Legião Urbana, realizado no Círculo Operário.
A Seda deixou aquele gostinho de “quero mais”. Queremos mais cinema e todas as suas possibilidades,circulação, produção e fruição do Audiovisual em todos os cantos do país e na fronteiraBrasil/Uruguay…
A SEDA 2013 foi organizada pelo Coletivo Pédequê?, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Texto: Andrea Lima – Secult
Fotos: Coletivo – PédeQuê?