Início > Material de Imprensa > 4ª Feira Binacional do Livro encerra com grande sucesso

4ª Feira Binacional do Livro encerra com grande sucesso

Fotos: Fernanda Barbier

Encerrou no domingo (07) a 4ª edição da Feira Binacional do Livro, um dos principais eventos culturais da região que durante 10 dias movimentou a fronteira. Realizada no Largo das Bandeiras, no centro histórico de Jaguarão, a Feira teve um público de aproximadamente 25 mil pessoas, sendo que além do público local, também circularam pelo evento visitantes do Uruguai, de diversas cidades do Estado e inclusive da Argentina.

Apontada por muitos turistas como umas das melhores Feiras da região sul, o evento em Jaguarão destacou-se mais uma vez pela pluralidade de atrações. No espaço principal, o Largo das Bandeiras, o público teve acesso a um espaço dedicado a venda de livros com a presença de 12 livrarias, ampla praça de alimentação com diversidade de bebidas e comidas, espaço institucional, onde foram realizados diversos lançamentos de livros, exposições e sessões de autógrafos, além do palco de shows, onde foram realizadas 30 apresentações musicais, entre elas, de artistas locais e da região sul, do Uruguai e também músicos de renome nacional, como a sambista Leci Brandão, que atraiu milhares de pessoas. Sobre os shows da Feira destaque para a diversidade de estilos, onde o público teve a oportunidade de assistir shows de grandes nomes da música gaúcha, além de artistas de destaque na cena do rock, reggae, samba, rap, canto popular uruguaio, entre outros.

Além deste espaço principal ainda foram realizadas atividades, na Casa de Cultura de Rio Branco (UY), no campus da Unipampa e na Praça Alcides Marques, onde diariamente estava a Biblioteca Itinerante, com livros e atividades para as crianças, e local onde também foram realizadas duas Feiras de trocas de livros, entre outras ações. A Biblioteca Pública Municipal também foi outro ambiente que sediou atividades da Feira, entre elas, um grande encontro entre o patrono da 4ª Feira Binacional do Livro, o escritor Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares e o patrono da última edição da Feira Binacional o jaguarense Aldyr Garcia Schlee. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda mediada pelo professor Carlos Rizzon (Unipampa), onde as obras dos dois escritores estiveram em foco, com destaque aos acontecimentos históricos de Jaguarão, tão presentes nas obras de Eduardo e Schlee.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a 4ª edição da Feira dá sequência a um projeto iniciado em 2009, primeiro ano de governo da administração do prefeito Cláudio Martins. Ele destaca que após uma interrupção de dois anos, a Prefeitura Municipal de Jaguarão retoma a atividade de uma forma grandiosa. “Foi um grande evento que ofereceu aos jaguarenses e demais visitantes excelentes shows contemplando todas as matizes culturais, oficinas, obras de todos os gêneros, atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que envolveu escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados”, observa.

Ainda segundo Porto, a Feira Binacional do Livro objetiva popularizar o livro e a leitura, bem como colocar a disposição do público uma diversificada gama de atividades culturais. “Avaliamos a realização da feira como um evento consolidado no ideário cultural da nossa população”, complementa.

Sobre questões a serem melhoradas para a próxima Feira o secretário de Cultura e o coordenador do evento, Paulo Khader, apontam a qualificação dos espaços das livrarias e também dos banheiros. Khader destaca que a ideia para a 5ª edição é alterar o layout da Feira deixando um espaço maior para que as pessoas circulem entre as livrarias e alterar o local do palco para que o som tenha menos impacto no espaço dedicado a venda dos livros.

A 4ª Feira Binacional do Livro foi uma realização da Prefeitura de Jaguarão em parceria com a Sociedade Independente Cultural (SIC), co-realização Sistema Fecomércio e SESC-RS, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Corsan e apoio da Câmara de Vereadores, Unipampa, Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e Município de Rio Branco.