Início > Material de Imprensa > Ações de prevenção ao Aedes Aegypiti contarão com mutirões de limpeza nos bairros

Foto: Fernanda Cassel

A partir deste sábado (27) a Prefeitura de Jaguarão juntamente com a COOADESPS dará início aos mutirões de limpeza nos bairros. De acordo com o secretário de Saúde, Celso Caetano, o trabalho integra as ações de prevenção ao Aedes aegypiti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Conforme o cronograma definido os primeiros locais que irão receber esta ação serão o bairro Vencato e parte da Fundação Carlos Barbosa (quadrante das Ruas Uruguai, Humaitá, Claudino Echevenguá, Silveira Martins e Rosalino Lopes de Moura). “A partir das 8h estaremos circulando nestes bairros e recolhendo diversos materiais recicláveis, que podem se transformar em criadouros do mosquito, como por exemplo, garrafas pet, latas de tinta, vasilhas, copos, entre outros”, conta Celso Caetano.

Sobre este trabalho de recolhimento o secretário explica que as pessoas podem deixar estes materiais, na rua, em frente às residências, que a equipe de limpeza estará fazendo a coleta. “Não vamos entrar nos pátios para retirar objetos, por isso pedimos a colaboração da população neste processo. Claro, que há exceções e em alguns locais, que tenham sido alvo de denúncia, nossa equipe vai realizar esta vistoria”, diz Celso garantindo ainda que os mutirões de limpeza terão continuidade durante a semana em outros bairros da cidade. “Vamos estar divulgando, pela manhã nos meios de comunicação, a data e o horário em que estaremos em cada bairro. Já temos o roteiro de bairros definido, porém as datas dependem da demanda e do ritmo de cada local”, complementa.

Ainda em relação ao trabalho contra o Aedes aegypiti, Caetano ressalta que até o mês de maio os agentes comunitários de saúde seguem realizando as visitas nos bairros, oportunidade em que estão sendo feitas diversas orientações sobre o tema à população.

Saiba mais:

Roteiro dos próximos locais que receberão os mutirões ( sem datas definidas):

1.      Bela Vista e Martins

2.      Vila Branca, Patacão, Lucas, Prenda e Boa Esperança.

3.      Cerro da Pólvora

4.      Cerro das Irmandades

5.      Pindorama

6.      Sagrada Família e Vila Dias

7.      Kennedy e Indianópolis

8.      Germano

9.      Carvalho

10.  Centro

O que será recolhido

Garrafas Pet, Latas, vasilhas, copos, embalagens plásticas, latas de tinta, baldes, bacias, pedaços de lona, embalagens longa vida, pneus, eletrodomésticos (computadores, televisor, ventilador, geladeiras, etc.).

O que não será recolhido

Folhas e Galhos, entulhos de construção, telhas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e móveis velhos (colchões, sofás, guarda-roupa, armários, etc.).

Coleta Seletiva: É importante destacar que a COOADESPS irá participar do mutirão de limpeza nos bairros, na parte da tarde e pela manhã segue realizando a coleta seletiva normalmente, conforme o seu cronograma.

Departamento de Comunicação – Prefeitura de Jaguarão