Início > Gabinete do Prefeito > Agora é oficial: Free Shop em Jaguarão

Agora é oficial: Free Shop em Jaguarão

Prefeito assina Decreto regulando o horário para funcionamento do free shop

O Diário Oficial da União, de sexta-feira (07), traz numa de suas páginas, a publicação de habilitação da empresa Free Shop Caraballat Ltda, para operar o regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre no município de Jaguarão.

Em 1997, através da empresária Maria Emma Mendes Líppolis, o município de Jaguarão entrava nesta luta para conquistar o direito de operar como zona franca. Com o passar dos anos, outros municípios de fronteira visibilizaram a necessidade de se agregar a ideia lançada em Jaguarão, também indo atrás desse sonho. Essa ideia ganhou simpatia de algumas lideranças políticas, que resolveram abraçar a causa e, hoje, consolidar a alegria, trazendo de volta a esperança de dias melhores para os municípios de fronteira, considerados cidades-gêmeas.

Ainda na sexta-feira, o prefeito Favio Telis assinou um decreto, regulando o horário de funcionamento de free shop no município de Jaguarão (Decreto nº 082/2019). No seu artigo 1º o decreto estabelece que: o horário de funcionamento de free shop no município de Jaguarão será de livre escolha, às 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, desde que atendidos os preceitos da legislação pertinente.

O ato de assinatura do referido decreto contou com a presença da presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jaguarão (CDL), Maria Emma Mendes Líppolis, do empresário Marcos Lemos (Free Shop Caraballat), da contabilista Juliana Figueiredo (empresa responsável pela parte documental de implantação do primeiro free shop em Jaguarão), do assessor jurídico do município, Luiz Pradelino Mendes Júnior e do secretário municipal da Fazenda, Eduardo Pereira.

Emocionada, Maria Emma salientou o dever cumprido e a esperança de dias melhores para os municípios de fronteira, bem como para a economia do país. “No início nem os governantes acreditavam, mas tive fé e não parei. Foram muitas horas de estradas e reuniões, deixando os afazeres profissionais e familiares, na maioria das vezes, em segundo plano. Mas hoje estou feliz e posso dizer que consegui”, diz a presidente da CDL.

O prefeito Favio Telis destacou a mobilização de todos que contribuíram, de alguma forma, para que o fato fosse concretizado, enobrecendo a luta da jaguarense Maria Emma. Também vê o município e a fronteira com uma nova possibilidade de crescimento nos setores turístico e econômico com a implantação do sistema de free shop. “A situação econômica dos municípios de fronteira vem sofrendo um grande desgaste em razão da recessão mundial, mas agora, temos a convicção de que as coisas podem melhorar. A começar pela geração de empregos e a movimentação financeira no município”, diz o prefeito, concluindo que não só os free shop irão gerar renda, mas também as redes hoteleiras (hotéis e pousadas), gastronômicas (restaurantes e lancherias), artesanais e de abastecimento de combustíveis participarão nesses ganhos.

Visita do prefeito e equipe de governo ao Free Shop Caraballat.

A direção do Free Shop Caraballat está trabalhando incessantemente para que a loja possa aberta ao público, num prazo de 15 a 20 dias.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias