Início > Material de Imprensa > Atividades marcam o Dia de Luta Antimanicomial em Jaguarão

Atividades marcam o Dia de Luta Antimanicomial em Jaguarão

caps luta anti
Foto: Roberto Luzardo

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia de Luta Antimanicomial, que tem como objetivo reafirmar a luta pela conquista dos direitos das pessoas em sofrimento mental. Nesta data o movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão essas pessoas têm o direito fundamental a liberdade, o direito de viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.  Nesta luta se destaca o combate da ideia de que se deve isolar a pessoa em sofrimento mental.

Para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS Sítio Renascer estará realizando diversas atividades durante toda a tarde no Largo das Bandeiras, oportunidade em que estarão reunidos usuários, familiares, profissionais da saúde e comunidade em geral.

Confira a programação desta segunda-feira, 18 DE MAIO:

13:30h- Abertura- Ato de hasteamento da Bandeira “ Dia de Luta Antimanicomial”

14:00h- Apresentação do Grupo Vocal-Asas da Liberdade

14:30h- Apresentação do Grupo- Mãos Amigas

15:00h- Tenda 1- RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)-Assistente Social Márcio Luzardo

15:30h- Tenda 2- TMDA ( Transtorno Mental Decorrente de Abuso) Psicóloga Rudieli Brum

16:00h- Momento Lúdico- Professora de Educação Física Camila Hepp

16:30h- Tenda 3- Preconceito Saúde Mental- Psicóloga Tarissa Rodrigues

Tenda 4- Mosaico do RAPS

17:00h- Encerramento

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Saiba mais*: O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

Outra conquista importante foi a aprovação, em 2001, da Lei 10.216, de autoria do então deputado Paulo Delgado, após 12 anos de discussões e resistência dos setores mais retrógrados. Esta lei preconiza a reestruturação da atenção em saúde mental, defende os direitos das pessoas que necessitam de tratamento e propõe a criação de serviços que ofereçam este tratamento sem que isto signifique exclusão da vida social ou perda dos diretos e do lugar de cidadão. Como resultados temos hoje várias portarias regulamentam a criação de serviços diversos que, em seu conjunto e desde que implantadas de modo efetivo e suficiente, garantem a atenção necessária e a inclusão social das pessoas com transtornos.

No entanto, mesmo sendo uma política reconhecida pelo governo brasileiro, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), há setores conservadores que defendem o retorno dos hospitais psiquiátricos.

Diante deste contexto, o Movimento da Luta Antimanicomial tem a necessidade de se reunir para definir seus objetivos e suas estratégias de ação no sentido de afirmar e lutar pelo avanço da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Cabe destacar que o Movimento da Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

*Com informações de http://www.assdevoltaparacasa.org.br/page9.htm