Início > Material de Imprensa > Atividades marcam o Dia de Luta Antimanicomial em Jaguarão

Atividades marcam o Dia de Luta Antimanicomial em Jaguarão

O Dia de Luta Antimanicomial é celebrado no dia 18 de maio, e é considerada a data mais importante do Movimento Antimanicomial. Caracterizada pela mobilização dos usuários, familiares e profissionais de saúde, essa celebração tem como objetivo reafirmar a luta pela conquista dos direitos das pessoas em sofrimento mental.

Em Jaguarão essa luta esteve em destaque nas atividades promovidas pela Secretaria de Saúde através do Caps Sítio Renascer, que foram realizadas na última semana.

O início da programação foi marcado pela exposição “Casa Vida”, com trabalhos em cerâmicas cruas produzidas pelos usuários do Caps Sítio Renascer, que seguiu aberta a visitação até a sexta-feira (17). Além da exposição o roteiro de atividades também incluiu a apresentação do Grupo Vocal Asas da Liberdade, sob o comando do Arterapeuta Gilberto Isquierdo.

No turno da tarde cuidadores, gestores municipais, usuários, ex-usuários, familiares e comunidade em geral participaram de uma mateada em frente à agência, com apresentação de Muay Thai.

O Prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz prestigiaram a atividade e destacaram a importância do trabalho dedicado que a equipe do Caps realiza junto aos usuários e também das famílias que buscam os serviços do Centro.

O Secretário de Saúde, Celso Caetano, destacou os dados da ONU em que mostram que as doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que desses entre 75% e 85% não têm acesso a tratamento adequado. “No nosso município temos dado atenção a esses casos através do trabalho desenvolvido pela equipe do Caps Sítio Renascer, coordenado pela psicóloga Fernanda Lima, e que é considerado uma referência positiva na região. Além do tratamento de transtornos mentais o nosso centro também faz um atendimento aos dependentes de álcool e drogas, garantindo que essas pessoas tenham o direito do tratamento e da atenção”, observou.