Início > Material de Imprensa > Atraso de repasses do Governo do Estado para a saúde mobiliza prefeitos da Azonazul

Atraso de repasses do Governo do Estado para a saúde mobiliza prefeitos da Azonazul

IMG_0755
Foto: Fernanda Cassel

 

O prefeito Cláudio Martins, acompanhado do secretário de Saúde, Celso Caetano e do gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, participou na quinta-feira (09) de reunião extraordinária na sede da Azonasul, em Pelotas. O encontro que reuniu gestores de saúde, deputados e diretores de hospitais foi proposto pelo prefeito de Jaguarão e teve como objetivo tratar das dificuldades que os Municípios vêm enfrentando diante dos atrasos nos repasses de recursos, por parte do Governo do Estado.

Durante o encontro todos os prefeitos presentes relataram o drama vivido em seus municípios, que tem resultado em diminuição de atendimentos, fechamento de leitos e cortes de pessoal.  Os prefeitos também destacaram que os municípios estão chegando ao limite, já que estão suprindo a falta de verbas do Estado com recursos próprios.

Outra questão levantada pelos gestores foi a falta de diálogo do Governo do Estado, o que segundo Cláudio Martins é um desrespeito.  “Os municípios estão fazendo um grande esforço cobrindo o que não vem sendo cumprindo pelo Estado. Não ouvindo os gestores e não sinalizando quando serão feitos esses pagamentos e quando essa situação será normalizada o Governo do Estado cria uma situação que desrespeita e fragiliza os municípios e os gestores de saúde”, afirmou Martins.

Em seu relato sobre a situação de Jaguarão o prefeito destacou que os atrasos do repasse do Governo do Estado à Santa Casa já totalizam R$740 mil reais e com a Secretaria Municipal de Saúde, a dívida chega a R$1 milhão de reais. Ele também falou sobre o fechamento de 50% dos leitos e a previsão de cortes na folha de pagamento. Na oportunidade ele também anunciou aos demais prefeitos a dificuldade em receber pacientes de outras cidades, já que muitas pessoas de Herval, Arroio Grande e Pedro Osório, além de uruguaios, buscam atendimento na Santa Casa de Jaguarão.

Conforme levantamento feito pela Azonasul a grande maioria das 23 prefeituras da região têm dificuldades de acesso a procedimentos de média e alta complexidade e as principais carências são nas áreas de traumatologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia e urologia. Como consequência disso é possível que aumente o serviço de ambulancioterapia na Zona Sul, sobrecarregando ainda mais os hospitais de Pelotas, que também vivem um momento difícil.

Segundo dados apresentados pelo presidente da Azonasul e prefeito de Pelotas, Eduardo Leite os atrasos de repasse para Pelotas já somam 6 milhões de reais. Segundo ele, o seu Município, por exemplo, sofre dois tipos de problemas com a questão do corte de recursos. De um lado, o fechamento do atendimento nos municípios da região que, consequentemente, aumentam a demanda local e, de outro lado, a falta de recursos que está diminuindo a capacidade do atendimento. “Há riscos de cortes de leitos e grandes dificuldades em hospitais que atendem  paciente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

EXPECTATIVA COM AÇÕES E AUDIÊNCIA – As ações judiciais a serem impetradas pelas Prefeituras já tiveram julgamentos favoráveis à cidade de Canoas e pelo Conselho das Secretarias Municipais do Estado do Rio Grande do Sul na última segunda-feira. A assessoria técnica da Azonasul vai fornecer um modelo padrão de ação para que os municípios consigam ingressar na Justiça. Outra saída para amenizar a crise está centrada nos resultados de uma audiência marcada para o dia 15 de agosto, com o governador José Ivo Sartori, em Porto Alegre. Os deputados da região que participaram da reunião com os prefeitos, Zé Nunes (PT), Miriam Marroni (PT),  Pedro Pereira (PSDB) e a assessoria do deputado Catarina Paladini (PSB) comprometeram-se em participar do encontro a fim de respaldar os chefes do Executivo.

BALANÇO – Acompanhe o levantamento da situação apresentada pelos prefeitos. Situação dos Municípios da região diante do atraso de repasses do Governo do Estado

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão, com informações da Azonasul. 

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042