Início > Material de Imprensa > Atraso de repasses do Governo do Estado para a saúde mobiliza prefeitos da Azonazul

Foto: Fernanda Cassel

O prefeito Cláudio Martins, acompanhado do secretário de Saúde, Celso Caetano e do gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, participou na quinta-feira (09) de reunião extraordinária na sede da Azonasul, em Pelotas. O encontro que reuniu gestores de saúde, deputados e diretores de hospitais foi proposto pelo prefeito de Jaguarão e teve como objetivo tratar das dificuldades que os Municípios vêm enfrentando diante dos atrasos nos repasses de recursos, por parte do Governo do Estado.

Durante o encontro todos os prefeitos presentes relataram o drama vivido em seus municípios, que tem resultado em diminuição de atendimentos, fechamento de leitos e cortes de pessoal.  Os prefeitos também destacaram que os municípios estão chegando ao limite, já que estão suprindo a falta de verbas do Estado com recursos próprios.

Outra questão levantada pelos gestores foi a falta de diálogo do Governo do Estado, o que segundo Cláudio Martins é um desrespeito.  “Os municípios estão fazendo um grande esforço cobrindo o que não vem sendo cumprindo pelo Estado. Não ouvindo os gestores e não sinalizando quando serão feitos esses pagamentos e quando essa situação será normalizada o Governo do Estado cria uma situação que desrespeita e fragiliza os municípios e os gestores de saúde”, afirmou Martins.

Em seu relato sobre a situação de Jaguarão o prefeito destacou que os atrasos do repasse do Governo do Estado à Santa Casa já totalizam R$740 mil reais e com a Secretaria Municipal de Saúde, a dívida chega a R$1 milhão de reais. Ele também falou sobre o fechamento de 50% dos leitos e a previsão de cortes na folha de pagamento. Na oportunidade ele também anunciou aos demais prefeitos a dificuldade em receber pacientes de outras cidades, já que muitas pessoas de Herval, Arroio Grande e Pedro Osório, além de uruguaios, buscam atendimento na Santa Casa de Jaguarão.

Conforme levantamento feito pela Azonasul a grande maioria das 23 prefeituras da região têm dificuldades de acesso a procedimentos de média e alta complexidade e as principais carências são nas áreas de traumatologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia e urologia. Como consequência disso é possível que aumente o serviço de ambulancioterapia na Zona Sul, sobrecarregando ainda mais os hospitais de Pelotas, que também vivem um momento difícil.

Segundo dados apresentados pelo presidente da Azonasul e prefeito de Pelotas, Eduardo Leite os atrasos de repasse para Pelotas já somam 6 milhões de reais. Segundo ele, o seu Município, por exemplo, sofre dois tipos de problemas com a questão do corte de recursos. De um lado, o fechamento do atendimento nos municípios da região que, consequentemente, aumentam a demanda local e, de outro lado, a falta de recursos que está diminuindo a capacidade do atendimento. “Há riscos de cortes de leitos e grandes dificuldades em hospitais que atendem  paciente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

EXPECTATIVA COM AÇÕES E AUDIÊNCIA – As ações judiciais a serem impetradas pelas Prefeituras já tiveram julgamentos favoráveis à cidade de Canoas e pelo Conselho das Secretarias Municipais do Estado do Rio Grande do Sul na última segunda-feira. A assessoria técnica da Azonasul vai fornecer um modelo padrão de ação para que os municípios consigam ingressar na Justiça. Outra saída para amenizar a crise está centrada nos resultados de uma audiência marcada para o dia 15 de agosto, com o governador José Ivo Sartori, em Porto Alegre. Os deputados da região que participaram da reunião com os prefeitos, Zé Nunes (PT), Miriam Marroni (PT),  Pedro Pereira (PSDB) e a assessoria do deputado Catarina Paladini (PSB) comprometeram-se em participar do encontro a fim de respaldar os chefes do Executivo.

BALANÇO – Acompanhe o levantamento da situação apresentada pelos prefeitos. Situação dos Municípios da região diante do atraso de repasses do Governo do Estado

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão, com informações da Azonasul.