Início > Material de Imprensa > Audiência Pública sobre Zoneamento Urbano e Ambiental será no dia 15/04

Audiência Pública sobre Zoneamento Urbano e Ambiental será no dia 15/04

Audiência Pública Zoneamento Ambiental
Arte: Fernanda Barbier

Expansão da cidade, área de free-shops e preservação de áreas verdes estão entre os pontos a serem debatidos

O zoneamento ambiental e urbano de Jaguarão são temas da Audiência Pública que ocorrerá na próxima quarta-feira (15), na Biblioteca Municipal. A atividade, que é aberta ao público em geral, tem como público alvo especialmente os empreendedores e moradores preocupados com o ordenamento e distribuição de áreas na cidade.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Pedro Caetano, muitos problemas de infraestrutura nas cidades foram causados pelo crescimento desordenado e movimentos não planejados, por isso é fundamental que sejam feitos estes estudos de planejamento tanto com as ferramentas do zoneamento urbano como ambiental, para que a expansão das áreas industriais e comerciais, por exemplo, não causem grandes impactos negativos ao meio ambiente.

Sobre a Audiência Pública, Caetano destaca que a ideia principal desta atividade é preparar uma normativa pública, ter um plano diretor atualizado e preparar o crescimento do município com ordenamento urbano, responsabilidade ambiental e com qualidade de vida para a população.  Em relação à dinâmica da atividade ele destaca que a mesma será conduzida pela Secretaria de Planejamento, Gabinete do Vice-Prefeito e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb). “Durante o encontro vamos apresentar propostas que são fruto de um estudo feito em parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Arquitetura. Após essa explanação queremos ouvir a comunidade e colher as impressões e sugestões. A partir daí pretendemos unir todas essas ideias e então dar seguimento a este processo de organização. Em relação à parceria deste estudo que será mostrado cabe ressaltar que, inclusive, uma arquiteta recentemente contratada pelo Município está exclusivamente dedicada a este tema e está atuando junto a equipe da FaUrb em Pelotas”, explica.

Conforme o secretário a discussão deste assunto é uma preocupação do poder público e também uma demanda forte da comunidade que tem levantado diversos questionamentos que serão trabalhados neste processo. “Entre as questões levantadas com frequência é saber qual a localização das áreas que serão destinadas para atividades que tenham potencial poluidor, como ficará a expansão de Jaguarão com a construção da nova ponte, já que escritórios e outros empreendimentos devem ir para aquele entorno, se a área do aeroporto ainda está adequada para esta finalidade, ou então como é de fato a questão de preservação do patrimônio e das áreas verdes”, diz.

Outro ponto que deve ganhar destaque no debate da Audiência é sobre a área de instalação dos free-shops em Jaguarão. “Temos o exemplo de Rio Branco, com a rápida expansão das lojas, por isso precisamos dar grande atenção a esta localização para termos um equilíbrio que seja positivo para a economia do município, para a boa recepção aos turistas e claro para que não crie transtornos para nossa população local”, finaliza.

Agende-se e participe:

O quê: Audiência Pública sobre Zoneamento Urbano e Ambiental

Quando: Dia 15 de abril (quarta-feira)

Onde: Biblioteca Pública Municipal

Hora: 19 horas