Início > Estratégia Saúde da Família > CAMINHADA ABRE ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA DA PREFEITURA DE JAGUARÃO

CAMINHADA ABRE ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA DA PREFEITURA DE JAGUARÃO

A Prefeitura Municipal de Jaguarão, deu início à programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, com uma caminhada desde o prédio da Secretaria Municipal da Saúde até o Largo das Bandeiras. A caminhada tem o propósito de chamar a atenção da população sobre a importância da campanha e informar as ações que serão realizadas durante o mês.

Entre os participantes da caminhada, o prefeito municipal Favio Telis, a primeira dama e secretária do Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Termesana, secretário da Saúde Rogério Cruz, secretária de Cultura e Turismo Evanice Arismendi Marques da Rocha, secretária de Educação e Desporto Crícia Martins, vereador Luiz Veleda, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eugênio Moraes, médicos, servidores da saúde e população em geral.

Preocupados com a saúde da Mulher, secretaria de saúde de Jaguarão, criou ações durante o mês de Outubro para a realização desta importante campanha.

• Exames

Pré-câncer (Papanicolau): seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero, estes exames serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (posto) do seu bairro.

Mamografia: Exame radiológico de avaliação, na qual detecta o câncer de mama. Serão solicitadas através na Unidade básica, após avaliação e realizados na Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

Ultrassom da mama: é particularmente indicado para investigar a presença de nódulos ou cistos mamários nas mulheres com mamas densas e com alto risco de câncer de mama. Serão solicitadas através na Unidade básica após avaliação médica e realizadas através da secretaria de saúde/ seus prestadores.

• Programação e ações:

Futpink: Torneio de futsal feminino, será realizado no dia 16/10/2019 às 20h no Ginásio Dario de Almeida Neves (Ferrujão), tem o propósito de arrecadar lenços, maquiagens, necessidades da liga.

Dia Rosa: No dia 24/10/2019 das 8h às 12h e das 14h às 18h, serão realizados, na Santa casa de caridade, atendimento médico, consulta de enfermagem, atendimento com psicóloga, nutricionista e assistente social para todas as mulheres. Com o propósito de dar mais acesso as mulheres para a prevenção e diagnostico.

Pedalada Rosa: passeio ciclístico para toda família, será realizada no dia 27/10/2019 às 10h, saída do posto de saúde do Boa Esperança até o largo das bandeiras, com o propósito de integração da comunidade em respeito à Saúde da Mulher e encerramento da campanha.

Dia D da Mamografia: nos dias 28, 29 e 30 serão realizadas as mamografias, solicitadas durante o mês de Outubro, na Santa casa de Caridade de Jaguarão.

Mais informações: secretaria municipal de saúde.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias