Início > Material de Imprensa > Cerimônia marca abertura do 2º Outubro Rosa da Santa Casa de Caridade

Cerimônia marca abertura do 2º Outubro Rosa da Santa Casa de Caridade

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quarta-feira (01º) autoridades, profissionais da saúde e representantes de diversas instituições de Jaguarão e região participaram da cerimônia de abertura da 2ª edição do Outubro Rosa da Santa Casa de Caridade. O ato realizado em frente ao hospital contou também com um momento cultural, apresentado pelo Grupo Vocal Asas da Liberdade, do Caps Sítio Renascer.

A abertura do evento foi feita pelo gestor presidente da Santa Casa, Dr. João Cláudio Pedroza, que falou sobre a importância da campanha que visa chamar atenção da sociedade, em especial das mulheres, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. Ele ainda enfatizou o apoio a Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Saúde,  Liga Feminina de Combate ao Câncer, Grupo Mão Branca, Casa da Amizade e Câmara de Vereadores, que estão unidas na realização de diversas ações do Outubro Rosa no município.

Conforme Pedroza é importante lembrar os investimentos feitos na Santa Casa de Caridade, que propiciaram a melhoria e a ampliação dos serviços oferecidos para a comunidade jaguarense e também da região. Um dos exemplos destes serviços é o da mamografia que desde agosto do ano passado vem sendo disponibilizada no hospital. “ Desde o início do funcionamento do mamógrafo até o mês de setembro deste ano já realizamos mais de 2.200 exames, com uma média de 150 exames mês, mantendo em dia a demanda de Jaguarão e também atendendo pacientes de outras cidades da nossa região, como Pedro Osório, Herval Cerrito e Arroio Grande, o que demonstra o papel e a importância que a Santa Casa de Caridade de Jaguarão tem para região”, disse.

Presentes no evento o Prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz destacaram o quanto a campanha e a união das instituições são positivas para a comunidade e também falaram do novo momento da Santa Casa. Eles destacaram o papel fundamental que o Governo do Estado teve neste processo de melhoria da Santa Casa, aportando uma quantia significativa de recursos para manter, qualificar e ampliar os serviços, o que representa uma segurança para saúde da população jaguarense, sendo referência também para outros municípios. “Cabe uma reflexão neste momento do que estamos vivendo hoje. Estar aqui celebrando a segunda edição do Outubro Rosa e vendo o crescimento da nossa Santa Casa passa por um processo de união de esforços e de decisão política, em que tivemos investimentos reais do Governo do Estado para garantir que nosso hospital não fechasse as portas e continuasse prestando serviços importantes para nossa comunidade, os quais vem sendo ampliados e qualificados”, enfatizou Lisandro Lenz.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano, o secretário de Saúde de Capão do Leão, Helvécio Machado, o provedor da Santa Casa de Pedro Osório, Reneim Menezes, o administrador da Santa Casa de Pedro Osório, José Antônio Moraes, a representante da secretaria de Saúde de Arroio Grande, Sandra Link, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Neusa Knorr, a vereadora e representante da Comissão de Saúde do Legislativo, Miriam Coelho, a presidente do Grupo Mão Branca, Izabel de Araújo, a presidente da Casa da Amizade, Fátima Balhego, o presidente do Rotary Jaguarão Leste, Ricardo Andrade, a secretária em exercício de Educação e Desporto, Raquel Moreira, entre outros.