Início > Material de Imprensa > Cerimônia marca adesão de Jaguarão ao programa passe livre estudantil

Cerimônia marca adesão de Jaguarão ao programa passe livre estudantil

Fotos: Fernanda Barbier

Com a presença de autoridades, educadores e estudantes foi realizada na manhã de ontem (26), na Prefeitura Municipal a cerimônia de assinatura do termo de adesão do Município de Jaguarão ao programa Passe Livre Estudantil, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante o ato o público presente acompanhou os discursos do Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, da Secretária de Educação, Maria da Graça Souza, do Presidente da Câmara em exercício, Ariom Moreno, da vereadora líder de governo, Roseli Calvetti e do Prefeito em exercício, Antônio Carlos Marques.

Segundo Marcelo Victória os estudantes que moram em Jaguarão e estudam em outra cidade poderão ser contemplados com o programa a partir do primeiro semestre de 2014. Ele explicou que podem acessar o benefício àqueles que possuem renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. “ Em breve vamos divulgar amplamente o prazo em que será feito o cadastramento dos estudantes e a documentação necessária. Esse procedimento será feito na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação”, informou.

Conforme Roseli Calvetti essa conquista é resultado da voz dos estudantes e das manifestações. “Esse é o pagamento de uma dívida com a juventude. Esse programa cumpre uma função social e é de extrema importância para as pessoas que não têm condições financeiras”, disse a vereadora. Ela destacou também que em seu trabalho de educadora durante anos, acompanhou o drama de vários estudantes que tinham o desejo de cursar uma Universidade fora de Jaguarão, mas eram impedidos pelas dificuldades financeiras de morar em outra cidade ou de custear o transporte.

O Prefeito em exercício, Antônio Carlos Marques destacou o quanto o programa é importante e o quanto vai contribuir com a formação e a qualificação profissional dos jovens jaguarenses.

O prazo para as prefeituras que irão implementar o passe livre no próximo ano, encerra no dia 29 de novembro.

Relembre:

A lei que institui o passe livre estudantil no Rio Grande do Sul esteve em pauta em reunião realizada na última semana na Prefeitura Municipal. Na ocasião o prefeito Cláudio Martins recebeu o Coordenador da Frente Parlamentar pelo Passe Livre na região da campanha, o vereador de Bagé, Lelinho Lopes , que falou sobre a importância do projeto e também sobre o trabalho que vem realizando no auxílio a diversos municípios para que façam a adesão ao programa.
Entre os encaminhamentos do encontro, que foi proposto pela vereadora e líder de governo Roseli Calvetti (PT), foi confirmado o ato de assinatura do termo de adesão do Município ao programa. ” Essa articulação junto o Executivo tem como ideia de que a partir de março do ano que vem os estudantes já possam se beneficiar com o programa. Acredito que essa ação do governo Tarso dialoga com a inclusão de jovens e é importante também para que possamos manter nossos estudantes na cidade, sem que precisem mudar de cidade para dar continuidade aos estudos nas áreas que não são oferecidas em Jaguarão. Esse programa vai ao encontro do que almejamos e cumpre uma função social, beneficiando em especial as famílias de baixa renda. Destaco também a sensibilidade do Prefeito Cláudio, que mesmo em tempos de dificuldades orçamentárias, acolheu bem essa proposta e assinará a adesão ao programa, pois acredita que ele irá contribuir muito com os nossos jovens”, destacou a vereadora durante o encontro.