Início > Material de Imprensa > Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul realiza segundo dia de debates e apresentações

Fotos: Fernanda Barbier

Dando sequência a programação da XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul foram realizadas, na manhã de hoje (28), no plenário do Legislativo de Jaguarão, apresentações e diversos debates, os quais focaram nos temas da preservação, reconhecimento e valorização do Patrimônio Cultural dos países da América do Sul.

Na oportunidade foi realizada apresentação demandada pelo representante do Grupo de Trabalho de Patrimônio e Fronteira e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, Maurício Polidori, que destacou peculiaridades da fronteira Brasil-Uruguai e também demandou a criação de editais para programas, planos, projetos e ações para as regiões de fronteira, assim como a criação de um Centro de Estudos do Espaço de Fronteira.

Como apresentação complementar das demandas levantadas por Maurício, a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Jaguarão, Andréa Lima, mostrou aos representantes da comissão às diversas ações que vem sendo feitas na integração cultural Brasil-Uruguai, através de parceria entre poder público, Universidades e sociedade civil organizada. Ela ainda fez referências ao Movimento de Fronteira que teve início em 2009, com a elaboração de uma carta, a qual contribuiu para a construção de acordos bilaterais entre os dois países.

A secretária adjunta também enfatizou em sua fala a importância de retomar o desenvolvimento do inventário participativo do patrimônio cultural da faixa de fronteira entre Brasil e Uruguai, que favorece a criação de políticas públicas, que beneficiem as manifestações culturais dos povos de fronteira.

Ainda durante a manhã o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, realizou uma apresentação com o tema “Recuperação do Patrimônio- a estratégia brasileira com o PAC Cidades Históricas”, em que mostrou todos os objetivos do programa e os impactos que ele têm tido nas cidades onde está sendo executado. Mostrando diversos exemplos de obras entregues e em execução, o diretor do IPHAN, falou sobre o exemplo de Jaguarão e afirmou que o resultado positivo das ações no Município se dá pela boa relação de trabalho entre prefeitura e governo federal, mas acima de tudo pela escolha do Município em ter o patrimônio como estratégia principal de desenvolvimento.

Após a apresentação de Robson Almeida, o prefeito Cláudio Martins comentou sobre as obras do PAC Cidades Históricas em Jaguarão e realizou uma fala enfatizando a importância destas ações e deste olhar diferenciado que o governo federal vem tendo com um pequeno município de fronteira. Destacando a área da cultura ele falou dos tempos em que a maior parte dos recursos federais desta área era encaminhada para o eixo Rio-São Paulo, ignorando as ações em pequenas cidades. “Hoje as verbas do Ministério da Cultura e os investimentos em patrimônio são distribuídos para diversas cidades. Jaguarão é um exemplo desta política de valorização e tem muito a agradecer por estes investimentos que estão contribuindo com a preservação da nossa história, o resgate da memória do nosso povo e o desenvolvimento de nosso Município”, destacou o prefeito fazendo referências ao trabalho de Robson e entregando uma homenagem ao diretor em nome do Poder Executivo Municipal.

No turno da tarde as atividades terão continuidade com debates e visita ao Centro Histórico de Jaguarão, sob a coordenação do diretor PAC Cidades Históricas, Robson Almeida e do superintendente do IPHAN-RS, Eduardo Hahn.

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão