Início > Material de Imprensa > Comitiva do Amazonas e lideranças jaguarenses realizam reunião sobre a instalação de free-shops nas cidades brasileiras de fronteira

Foto: Fernanda Cassel

O prefeito Cláudio Martins participou na manhã de segunda-feira (09) de um encontro sobre a implantação dos free-shops nas cidades brasileiras de fronteira, oportunidade em que uma comitiva da cidade de Tabatinga (Amazonas) destacou o papel de referência de Jaguarão neste processo. O encontro, realizado no Hotel Sinuelo, reuniu também a presidente da CDL, Maria Emma Lippolis, o presidente da Associação Comercial, Jean Macskoud, a vereadora Miriam Coelho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Marques e os dois dos 11 integrantes do Grupo Técnico para regulamentação de free-shops, Fernando Mendes e Ariovaldo Gutierrez.

Durante o encontro o coordenador da Ação de Desenvolvimento do Amazonas (ADESDAMA), Carlos Alberto Paiva, falou sobre o desejo de lideranças e empresários da região de Tabatinga, que faz fronteira com o Peru e Colômbia, em buscar novos investimentos e qualificar o turismo a partir da implantação dos free-shops. Ele destacou que sua visita a Jaguarão teve como objetivo principal a busca de informações e esclarecimentos sobre este processo de implantação de free-shops nas cidades brasileiras. Ainda segundo o coordenador, em sua região não há lideranças que tenham domínio sobre este assunto, e ao pesquisar sobre este processo ele teve como referência nesta luta os nomes de Maria Emma Lippolis e do prefeito Cláudio Martins, lideranças que ele elogiou pela dedicação e pela visão de desenvolvimento.

Atendendo as expectativas da comitiva o prefeito e os representantes das entidades de Jaguarão  falaram sobre todo o processo, destacando a importância da iniciativa do projeto do Deputado Federal Marco Maia (PT-RS), as inúmeras reuniões que o prefeito e a presidente do CDL participaram em diversos Estados, a soma de novos parceiros nesta luta, as últimas audiências com a Receita Federal sobre a regulamentação, entre outros pontos.

No decorrer da reunião Paiva destacou que o tema já ganhou avanços na cidade de Tabatinga, com o apoio da ADESAMA e empresários brasileiros, colombianos e peruanos, assim como do poder púbico, já que no final de dezembro de 2014, a prefeitura de Tabatinga sancionou lei referente ao assunto, a qual foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Segundo ele o próximo passo é reunir a comunidade fronteiriça para conhecer mais detalhes sobre o que são os free- shops e os impactos da implantação deste comércio. “Nossa ideia é realizar o Seminário Internacional de Turismo de Fronteira, Comércio e Free-Shop, onde serão tratados temas como, oportunidades e negócios, turismo, importância das associações comerciais, empreendedorismo, entre outros”, comentou.

O coordenador da ADESAMA, na oportunidade, fez um convite ao prefeito Cláudio Martins e a presidente do CDL, Maria Emma Lippolis, para serem palestrantes do evento no mês de abril, e levarem suas experiências nesta luta. Ele também se colocou a disposição para ser parceiro neste processo que ainda está em tramitação e que conta também com a participação de lideranças de outras cidades de fronteira.

Integrando a comitiva também estavam presentes na reunião o secretário executivo da Secretaria de Turismo de Tabatinga, Armando Rodrigues, o vereador de Tabatinga Hilal Hayssam e o representante de uma empresa de turismo.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão