Início > Material de Imprensa > Crise no Estado preocupa Prefeitura de Jaguarão

Crise no Estado preocupa Prefeitura de Jaguarão

IMG_0045 - Cópia
Foto: Fernanda Cassel/DeCom PMJ

A crise de gestão que vem assolando o Rio Grande do Sul tem atingido diretamente os cofres dos municípios. O anúncio do governador José Ivo Sartori, de atraso da dívida com a União, ocasionando o bloqueio das contas do Governo do Estado, aumentou ainda mais a preocupação dos gestores municipais.

Em Jaguarão a dívida do Estado para com a área da saúde se aproxima de R$ 2 milhões. A fim de manter o atendimento à população a Prefeitura vem investindo recurso livre, ou seja, dinheiro próprio do município. “Estamos fazendo um esforço inimaginável para manter o funcionamento da Santa Casa e de diversos serviços que envolvem o atendimento da população na área da saúde. O não cumprimento dos repasses do Governo do Estado vem sangrando os cofres dos municípios”, alerta o secretário de Administração e vice-prefeito Lisandro Lenz.

Outro fator de preocupação é a arrecadação do IPTU para o ano de 2015. Em função da não aprovação da lei que previa uma reformulação no formato da cobrança do imposto e do atraso no calendário de cobrança, o município arrecadou até agora menos da metade do que havia sido projetado. “Realizamos uma reavaliação predial, junto à uma empresa contratada, para regularizar a arrecadação do IPTU no município. Em função da não aprovação da nova lei, foi impossível fazer o cruzamento destes dados e a atualização destes valores”, afirma o vice-prefeito.

A gestão municipal já iniciou uma força-tarefa envolvendo os secretários e servidores das secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento na construção de um estudo das medidas que serão adotadas frente à situação financeira do município. “Temos como prioridade a garantia dos serviços essenciais para a população e a manutenção do pagamento do funcionalismo”, garantiu Lenz.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão