Início > Material de Imprensa > Curso Técnico em Edificações do IFSul já é realidade em Jaguarão

Curso Técnico em Edificações do IFSul já é realidade em Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel

Na noite desta segunda-feira (04) o sonho de uma escola técnica binacional em plena atividade em Jaguarão se tornou realidade. Foi nesta noite que teve início o Curso Técnico em Edificações, do IFSul. A primeira turma conta com 32 alunos, sendo 16 brasileiros e 16 uruguaios, que receberão ao final do curso um certificado binacional, com validação para atividades profissionais nos dois países. Presente na aula inaugural o prefeito Cláudio Martins destacou sua alegria com esta conquista para a população jaguarense. “Hoje celebramos uma das maiores conquistas que trouxemos para nossa cidade. Mais do que uma escola técnica federal em Jaguarão, trata-se de um grande instrumento de qualificação profissional, classificado entre as melhores instituições de formação técnica do país, atendendo estudantes do Brasil e Uruguai, consolidando Jaguarão como referência em formação educacional na região de fronteira”, disse.

Conforme o prefeito até a chegada deste momento foram diversas tratativas e articulações até o Ministério da Educação confirmar a construção de uma unidade do IFSul em Jaguarão. “Foi uma grande luta de quase três anos em que contamos com o empenho de muitas pessoas, destacando o apoio político de todas as horas junto ao MEC do deputado Federal Henrique Fontana (PT), que com sua força política, foi decisivo nessa conquista para nossa cidade. Agradecemos também aos amigos Ricardo Costa, pró-reitor do IFSUL, jaguarense que muito nos auxiliou nessa caminhada, além do trabalho, dedicação e decisão do ex-reitor Brod e do atual reitor Marcelo Bender que deu total continuidade a esse trabalho”, destacou o prefeito fazendo referências também ao trabalho da secretária municipal de Educação, Maria da Graça Souza e do diretor do IFSul Jaguarão, Fabian Debenedetti.

Após os discursos das autoridades o diretor do IFSul Jaguarão  apresentou um vídeo sobre a instituição e sobre a educação técnica no Brasil. Neste material também foram destacadas as diversas etapas até a chegada do momento de início das aulas. Fabian relembrou a série de audiências públicas com a comunidade para colher os sentimentos da população e ouvir quais seriam as principais demandas de cursos. Ele também comentou sobre a realização das pesquisas com estudantes, professores e sociedade civil para então fazer o diagnóstico e anunciar quais seriam os primeiros cursos oferecidos na unidade de Jaguarão.

Após a apresentação feita pelo diretor os alunos conheceram os novos professores e técnicos administrativos que fazem parte da equipe do IFSul Jaguarão. Entre as autoridades que também participaram da aula inaugural estavam  a secretária de Educação, Maria da Graça Souza, o diretor da Unipampa Jaguarão, Maurício Aires, a diretora do campus Regional Nordeste UTU (Uy), Sandra Garate e o diretor nacional de programa de educação em processos industriais da UTU(Uy) , Washington Serra.

Saiba mais

Ênfase em restauro: O Curso Técnico em Edificações oferecido pelo IFSul em Jaguarão além de contar com o diferencial de ser binacional também conta com a aplicação de conteúdos sobre restauro. Segundo informações apresentadas na aula inaugural os conteúdos de restauro não são trabalhados em nenhuma instituição técnica no Brasil. O contato com este conteúdo será um grande diferencial para os alunos que terão esse conhecimento importante em sua formação. A aplicação deste conteúdo dialoga com o momento da cidade e com o fato de Jaguarão ser patrimônio histórico e artístico nacional, e uma das referências no andamento de obras de restauro através do Pac Cidades Históricas.

Licitação para novo Campus será dia 12: As aulas do Curso Técnico em Edificações serão realizadas na Unipampa, que cedeu salas ao Instituto, até a conclusão do Campus do IFSul Jaguarão. O novo prédio será construído em uma área no Corredor das Tropas, doada pelo Município.  A previsão é que as obras comecem neste ano, já que a licitação para a construção do Campus está confirmada para a próxima terça-feira, 12 de agosto. O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Novos Cursos ainda este ano: Conforme o diretor dois novos cursos estão programados para serem realizados neste segundo semestre, através dos programas Mulheres Mil e Pronatec, o qual já teve turmas formadas pelo instituto em Jaguarão. Os curso serão de pintura predial e ajudante de obras.

Expansão dos Institutos Federais: A expansão dos Institutos Federais tem como objetivo recuperar uma caminhada que o Brasil deixou de fazer no seu devido tempo com relação ao ensino técnico. Neste sentido, além de oportunizar este tipo de formação aos jovens, o Instituto pretende ser um instrumento de reinserção no sistema educativo daquelas gerações que deixaram de ser contempladas. Hoje além do Curso Técnico existe também uma ampla oferta de programas que visam este objetivo, como o Proeja o Pronatec, o Mulheres Mil e o Profuncionário, que permitem, por diversos caminhos, atingir o objetivo de oferecer formação a adultos em várias modalidades.

Conforme os dados apresentados pelo diretor Fabian Debenedetti os números da educação profissionalizante tiveram um salto significativo nos últimos anos.

Veja os números:

-De 1909 até 2002: O Brasil contava com 140 unidades, atendendo 120 cidades.

-De 2003 a 2010: O Brasil contava com 354 unidades, atendendo 321 cidades.

-De 2011 a 2014: São previstos 562 campis atendendo 512 cidades.