Início > Material de Imprensa > Encontro dá início ao plano de requalificação da Orla do Rio Jaguarão

Encontro dá início ao plano de requalificação da Orla do Rio Jaguarão

orla-rio-1
Foto: Fernanda Barbier

Prefeito Cláudio destacou o potencial do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade

A Prefeitura de Jaguarão juntamente com a empresa 3C Arquitetura realizou nesta segunda-feira (21) uma audiência pública para tratar sobre a elaboração de um plano de requalificação da orla do Rio Jaguarão. A atividade teve início com uma caminhada pela orla, oportunidade em que o grupo analisou os diferentes aspectos de toda a extensão da orla, focando nos problemas e nas possibilidades de melhoria do espaço.
Após este primeiro momento o grupo dirigiu-se até a sede do Iate Clube, onde foi feita uma oficina participativa com a apresentação de um diagnóstico que foi complementado com as ideias apresentadas pelo público presente, e que será base para elaboração de um plano de necessidades.
Na avaliação do prefeito Cláudio Martins foi importante contar com a presença de um grande público, que além de acompanhar a apresentação também pôde contribuir com sugestões para a elaboração de um projeto de interesse de toda a comunidade jaguarense. “Há muitos anos temos trabalhado com estudos para a orla do Rio. Tivemos algumas tentativas frustradas e felizmente estamos neste momento conseguindo dar início a uma ação mais concreta que conta com apoio do deputado federal Henrique Fontana, que já acenou com emenda parlamentar no valor de R$400.000,00 e que está comprometido a seguir articulando recursos para este projeto que vem para beneficiar o povo de Jaguarão”, disse Martins , destacando ainda que este projeto está sendo compartilhado com a futura gestão e que inclusive ele já vem discutindo o assunto com o próximo prefeito Fávio Telis, que se comprometeu a dar sequência ao trabalho e que esteve presente na atividade.
Ainda segundo Martins a proposta do governo além de requalificar a orla, teve a intenção de apresentar uma proposta de desenvolvimento para a cidade. “Esta proposta é um complemento do nosso projeto de desenvolvimento para o município que dialoga com o todo o trabalho de valorização do patrimônio que realizamos, com nossa identidade fronteiriça, com o IFSul, a Unipampa, bem como com o que sempre defendemos ao dizer que Jaguarão precisa e tem potencial para se desenvolver a partir de suas próprias vocações”, disse o prefeito , salientando ainda que essa ação tem uma ligação muito forte também com a Hidrovia do Mercosul, outro projeto que ele tem defendido muito e que poderá possibilitar futuros investimentos que devem envolver a dragagem do rio e a viabilização de um novo porto, investimentos que contemplarão o setor de produção de grãos e agroindústria.
Conforme o encaminhamento do encontro as próximas etapas envolverão a consolidação do programa de necessidades, a elaboração do plano e a sua apresentação pública, prevista para o dia 19 de dezembro.

Assessoria de Imprensa PMJ