Início > Notícias > Encontro de Primeiras Damas discute ações para Outubro Rosa

Encontro de Primeiras Damas discute ações para Outubro Rosa

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Pelotas será parceira das prefeituras da região para as ações de conscientização de prevenção e combate ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. O anúncio foi feito ontem (15) durante a reunião das primeiras damas promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas.

As ações durante o mês de outubro serão desencadeadas junto às secretarias municipais de saúde e vão mobilizar as mulheres para a realização do auto exame, das consultas ginecológicas e para o encaminhamento de mamografias entre àquelas que fazem parte da demanda reprimida. A diretoria da Liga, Tânia Gastal explicou as atividades já desenvolvidas pela instituição em Pelotas e o formato de trabalho para a prestação de atendimentos, principalmente àquelas mulheres carentes.

O presidente da Azonasul, Favio Telis, prefeito de Jaguarão, destacou a importância da parceria firmada e também anunciou o decreto a ser instaurado em seu município que vai passar a oferecer as mamografias a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, independente do protocolo previsto pelo Ministério da Saúde, que provê o exame a partir dos 50 anos. “ Vamos propor ampliar este decreto em todos os 23 municípios da região em função da incidência de casos em mulheres jovens. É uma questão de saúde pública’, disse o presidente ao lembrar o seu envolvimento com o assunto por exercer a profissão de médico mastologista.

APADRINHAMENTO AFETIVO – A presidente do Instituto Amigos de Lucas, Rosi Prigol, apresentou o programa de apadrinhamento afetivo que oferece a criança uma visão de lar com modelo de família fora da instituição de acolhimento. A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público do RS e Instituto Amigo de Lucas lançou o programa no município no dia 13 de Setembro.