Início > Material de Imprensa > Encontro fortalece a luta pelo combate a Violência e Exploração Sexual de crianças e adolescentes

DSCN0391

Na última terça-feira (28), no Auditório da Biblioteca Pública, foi realizado o 1º Encontro Municipal de Combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, atividade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Na oportunidade autoridades, estudantes, profissionais da saúde, assistentes sociais e representantes de diversos setores da sociedade tiveram a oportunidade de debater, refletir e fortalecer a união na luta contra esse grave problema que infelizmente atinge um grande número de jovens. Além da presença dos jaguarenses também participaram do evento representantes de Rio Branco (Uruguai) e de Arroio Grande.

Na cerimônia de abertura do Encontro estiveram presentes o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o presidente da Câmara, Antônio Carlos Marques, o Secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza, a delegada de Polícia Civil, Juliana Ribeiro, o presidente do Conselho de Assistência Social, Gaspar Dutra e as representantes do Uruguai, Mari Fernandes (INAU) e Maria Cláudia Borges (CEPRODE).

Após as falas das autoridades o público acompanhou a palestra sobre violência e exploração sexual contra a criança e o adolescente, com as representantes do Governo do Estado, Tânia Gooler e Eudóxia Mendes, e também a palestra com a rede Assistencial do município (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Lar de Passagem).

Durante a realização do Encontro autoridades e representante de diversos órgãos realizaram o ato de assinatura de validação dos pactos de Jaguarão para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Binacional Brasil e Uruguai para o Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes na Região de Jaguarão e Rio Branco.

Saiba mais: Este encontro foi alusivo ao dia 18 de maio, dia que marca a luta contra a violência sexual e exploração de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Jaguarão e seus parceiros fortalecem a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Confira mais imagens do evento > Clique Aqui

Assessoria de Imprensa – PMJ