Início > Material de Imprensa > Executivo e Legislativo realizam visita ao Centro de Interpretação do Pampa

Executivo e Legislativo realizam visita ao Centro de Interpretação do Pampa

Foto: Fernanda Barbier

Na manhã de quinta-feira (03) o prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz estiveram no Centro de Interpretação do Pampa, onde acompanharam o andamento das obras. A visita é uma iniciativa do Presidente da Câmara de Vereadores, Oberte Paiva (PT), que propôs agendas como essa a fim de que o Legislativo possa conhecer melhor a situação das obras em andamento no município. Também participaram da visita o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, a secretária adjunta Andréa Lima, os vereadores Orlando Coelho (PSDB), Renato Baucke (PP), Miriam Coelho (PT) e Roseli Calvetti (PT), representantes da Unipampa e da empresa Marsou Engenharia, entre outros.

Na chegada ao local o prefeito Cláudio Martins destacou que a obra na Enfermaria é um dos maiores investimentos na área do patrimônio no Brasil e o projeto do Centro de Interpretação do Pampa já foi apresentado, em diversos Estados como uma das grandes referências do país. “O projeto desta obra nasceu da ideia de comprarmos um projeto para a Enfermaria, que na época foi pensado como o Museu do Pampa. Tivemos a parceria da Câmara, embora com algumas dificuldades naquele momento. Após a conclusão da primeira etapa do projeto, nos deparamos com um custo muito alto para a continuidade dele e para a realização da obra. Foi aí que conversamos com a Unipampa, através da Reitora naquele período, Maria Beatriz Luce, que se encantou com a causa”, relembrou o prefeito explicando que a partir de então a Unipampa bancou o restante do projeto e ele se transformou no Centro de Interpretação do Pampa, com apoio do IPHAN. Os recursos aplicados são oriundos do Ministério da Educação e Ministério da Cultura, a  responsabilidade da obra está sob a gestão da Unipampa e o Município faz o acompanhamento de perto do projeto.

Cláudio ainda falou sobre o PAC Cidades Históricas que contemplou apenas quatro cidades no Estado, sendo uma delas Jaguarão. Ele observou ainda que a obra está na sua primeira etapa com a inclusão dos elementos novos a construção antiga e que a finalização da mesma está inclusa entre os projetos de Jaguarão aprovados pelo PAC.

Segundo a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andrea Lima, as ruínas eram vistas como um problema, pois embora a Enfermaria tivesse tombada não estava recebendo cuidados e com o passar do tempo estava perdendo elementos arquitetônicos. “ Partimos da perspectiva do tema do desenvolvimento para a cidade e para a comunidade do entorno. Neste projeto as ruínas do século XIX ao invés de serem consolidadas como ruínas, ganham um uso, permitindo o desenvolvimento de projetos e uma série de ações para o benefício e envolvimento da comunidade”.

Complementando a fala da secretária adjunta o prefeito ressaltou que este investimento está sendo feito em uma das áreas mais carentes do município. “Além de ter esta grande obra teremos ações no entorno, com pavimentação e saneamento. Esta obra dialoga também com o desenvolvimento e a valorização desta região. O CIP busca ter um olhar de inclusão dessas famílias. É valorização da cultura e do patrimônio, mas também pensando na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, disse.

Prazo e outras obras: De acordo com o Prefeito Cláudio a previsão de término das obras do Centro de Interpretação do Pampa é de mais um ano. Ele destacou ainda que a ideia é que as obras do Teatro sejam entregues no segundo semestre deste ano e informou que nos próximos dias será lançado o edital de licitação das obras do Mercado Público.