Início > Material de Imprensa > Executivo participa da Audiência Pública da campanha “Trânsito Seguro”

Executivo participa da Audiência Pública da campanha “Trânsito Seguro”

12062955_10153612042042230_841052760_o
Foto: Fernanda Cassel

O Executivo Municipal através do prefeito Cláudio Martins, do vice-prefeito Lisandro Lenz e do secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano, esteve representado na mesa de abertura da Audiência Pública que encerrou o primeiro ciclo da Campanha Trânsito Seguro, uma iniciativa do vereador Ariom Moreno.  A atividade que contou com a presença de diversas representações da comunidade, foi realizada, na Câmara de Vereadores, no dia 23 de setembro, data em que se comemora a criação do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o vereador Ariom Moreno a ampla participação da comunidade neste processo foi fundamental para o sucesso da campanha. Ele destaca que durante um mês foram realizadas diversas visitas a órgãos públicos e escolas, onde foram instaladas 13 urnas para que a população depositasse suas sugestões para a melhoria do trânsito em Jaguarão. “Com a audiência tivemos mais um importante espaço para debater este tema. Além das mais de 300 sugestões colhidas ao longo da campanha, recebemos novas sugestões que serão analisadas para que possamos desenvolver um projeto com as estratégias que visam um trânsito mais seguro”, destaca.

Ainda conforme o vereador proponente da campanha analisando a porcentagem das demandas apresentadas percebe-se que a maior parte das sugestões é relacionada a questão da sinalização, que envolve não apenas placas, mas também a questão de semáforos e faixas de segurança.

Sobre os debates da audiência ele conta que alguns temas tiveram destaque, como o estacionamento rotativo, mudança do tráfego em diversas ruas, colocação de rótulas, educação no trânsito, acessibilidade, estrutura de pontes nas estradas rurais e planejamento de mobilidade urbana.

Em relação à continuidade da campanha Ariom adianta que para o próximo ciclo serão organizadas palestras sobre o tema com estudantes do Ensino Médio e trabalhadas as questões do Fundo Municipal do Trânsito e do Conselho Municipal de Trânsito. “Vamos seguir dialogando com a Prefeitura e posteriormente apresentar um projeto ao Executivo. Encerramos apenas o primeiro ciclo, por isso ressaltamos que a campanha terá continuidade, oportunizando os moradores, comerciantes e empresários dialogarem sobre alterações de tráfego de algumas ruas que venham facilitar a circulação dos motoristas e turistas”, explicou.

Participaram também da mesa de abertura da Audiência o Comandante do 3º BPAF, Major Perachi, o diretor do CFC Podium, Micael Guido e o presidente do Legislativo, Fávio Telis.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão