Início > Material de Imprensa > Executivo recebe documento base do Plano Municipal de Educação

Executivo recebe documento base do Plano Municipal de Educação

Foto: Fernanda Barbier

O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz receberam na manhã de terça-feira (09) o documento base do Plano Municipal de Educação, o qual foi aprovado na segunda-feira (08), durante o Fórum Municipal de Educação, realizado na Biblioteca Pública. O material que foi entregue pela secretária de Educação, Roseli Calvetti, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Ester Medeiros e pelas integrantes do Conselho Cláudia Berneira e Ana Cristina Rodrigues (coordenadora acadêmica do Campus Jaguarão), encontra-se no momento com a Procuradoria do Município para formatação do projeto de Lei, que será enviado ao Legislativo nos próximos dias.

De acordo com a secretária Roseli Calvetti cada Município elabora o seu Plano, o qual tem um prazo de 10 anos. “O processo de construção do Plano de Jaguarão começou no ano passado e foi organizado pelo Conselho Municipal de Educação, porém com a participação de diversas representações, como, a secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, Unipampa, IFSul, APAE e parceria das escolas municipais, estaduais e particulares, inclusive com o apoio de segmentos de pais”, explica a secretária.

Ela salienta que durante este período diversos encontros, discussões e debates foram realizados para a construção das 20 metas que integram o documento. “O nosso plano estará em consonância com o Plano Nacional e cabe destacar que algumas metas que constam no plano, já eram cumpridas pelo Município, porém agora a ideia é elevar os percentuais. Neste plano estão contempladas diversas questões, como por exemplo, educação integral, educação especial, educação infantil, ensino técnico e ensino superior”, observa.

Durante o ato de entrega do documento o prefeito Cláudio Martins afirmou que todos que participaram da construção do documento estão de parabéns pela dedicação e pelo empenho em prol da qualificação da educação no Município. Na oportunidade ele ainda conversou sobre diversas questões ligadas a educação, em especial os desafios que precisam ser superados.

Outra questão levantada pelo prefeito foi a necessidade de ampliar o diálogo com os pais dos alunos. “É fundamental aumentar esses canais de comunicação com os pais dos estudantes para que eles possam se manifestar e colaborar com a construção de um modelo de educação cada vez melhor”, disse.

Sobre a proposta levantada pelo prefeito Cláudio foi marcada para a próxima segunda-feira (15) uma reunião com representações de pais dos estudantes, às 19h na Biblioteca. A mobilização será feita nesta semana pela equipe da SMED nas escolas. “Queremos oportunizar a eles a condição de avaliação dos rumos da educação no nosso município”, finaliza.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão