Início > Gabinete do Prefeito > Final de Semana marcado por Tradições Regionalistas

Final de Semana marcado por Tradições Regionalistas

Fazendo parte das comemorações alusivas a epopeia de 27 de Janeiro, na tarde do dia 19 de Janeiro uma comitiva com cavalarianos de Jaguarão, composta por membros dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) do município, partiu em direção à estância Santa Ilza, onde será acessa e entregue a Chama Crioula 2017.

Organizado pelo CTG Rincão da Fronteira, os cavalarianos percorrerão cerca de 77km entre os dias 19,20,21 e 22 de Janeiro.

Programação:

16 horas saída do CTG em direção à Estância Santa Ilza, 19Km

20 horas – Acendimento da chama no Centro Cultural Marco Aurélio Campos, na estância Santa Ilza

20/01 – 08 horas – Saída em direção à Estância São Francisco, 10 Km

16 horas – saída em direção à Estância São João, 10 Km

08 horas –  Saída em direção à Estância Cruzeiro, 14Km

08 horas – Saída em Direção à Estância Santa Maria, 14 Km

16 horas – Saída em direção ao CTG, 10 km

E as programações se estendem durante a semana, no dia 24 de Janeiro às 19 horas acontecerá uma missa crioula e às 21hs torneio de truco, no dia 26 de Janeiro no CTG Rincão da Fronteira acontecerá a Tertúlia a partir das 20 horas e finalizando as comemorações, dia 26 de Janeiro às 09h no Sindicato Rural acontecerá a prova de Redomões e a partir das 20h Tertúlia.

A epopeia de 27 de Janeiro

Em 1865, outra invasão na fronteira viria perturbar a paz dos jaguarenses. No dia 20 de janeiro chegou ao conhecimento do delegado que os caudilhos orientais Basílio Muñoz e Angel Moniz, pertencentes à facção dos “Blancos” pretendiam invadir o RS.

Fizeram-no em seguida e no dia 27 de janeiro, à frente de 1500 homens cercavam a cidade, que era defendida pelo Coronel Manoel Pereira Vargas. Este tinha sob seu comando apenas 500 praças. Intimado a render-se, Vargas se recusou travando-se intenso combate no qual os sitiados tinham o auxílio dos canhões dos vapores “Apa” e “Cachoeira”. Não conseguindo seus intentos, os uruguaios retiraram-se, pilhando tudo que puderam.