Início > Material de Imprensa > Governador conhece nova ala do SUS da Santa Casa de Jaguarão

Governador conhece nova ala do SUS da Santa Casa de Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel
A comitiva de Interiorização do Governo esteve no hospital de Caridade Santa Casa, no município de Jaguarão, na manhã desta quarta-feira (18). O governador Tarso Genro conheceu a nova ala do SUS, que ampliará de 60 para 90 leitos, e que recebeu, no ano passado, recursos de R$ 1,4 milhão em caráter emergencial do Executivo para pagar dívidas.

No total, o Governo Estadual já repassou R$ 4 milhões para a entidade, que é a única da cidade e que esteve a ponto de fechar as portas por falta de recursos e de estrutura. “Enfrentamos um grande desafio para recuperar a verba da saúde pública, que antes era de 5,7% do orçamento e elevamos para 12%, dobrando os repasses, o que exigiu um grande esforço das nossas secretarias”, enfatizou Tarso Genro.

O governador visitou as dependências do hospital, que atende 90% pelo SUS e que conta agora com um mamógrafo no valor de R$ 254 mil, adquirido via Consulta Popular. Outros R$ 194 mil para aquisição de equipamentos foram disponibilizados pela Consulta Popular 2012/2013 e mais R$ 200 mil já foram liberados para uma usina de oxigênio na entidade.

O prefeito de Jaguarão, José Cláudio Ferreira Martins falou do histórico de fragilidade pelo qual a Santa Casa passou nos últimos anos. “Tivemos diversas paralisações e, este ano, conseguimos recuperar o serviço e ampliar o atendimento graças aos investimentos do governo estadual e a ação conjunta com a comunidade jaguarense”, comentou.

O adjunto da Secretaria Estadual da Sáude, Elemar Sand falou da injeção de recursos que estão sendo realizados na área em todo o Rio Grande do Sul. “Os investimentos não aparecem só nos grandes centros, mas também nas pontas, como é o caso de Jaguarão e os avanços vão fazer com que este hospital seja referência no acesso à saúde”, destacou.

Para o funcionamento dos novos leitos do SUS, o Governo do Estado liberou R$500 mil que serão investidos para compra de novo mobiliário e de equipamentos médicos. Também devem ser retomados serviços de traumatologia e das demais áreas que estavam com as atividades paralisadas devido às dívidas e à falta de investimentos.

Confira mais fotos na página do facebook da Prefeitura Municipal: