Início > Material de Imprensa > Governo do estado promove o dia da inclusão em Jaguarão

Governo do estado promove o dia da inclusão em Jaguarão

rs mais igual

Neste sábado (14), a partir das 9h, o Governo do Estado, através do RS Mais Igual, estará em Jaguarão para o Dia da Inclusão. A atividade, que acontece no Ginásio Integração (Rua Menna Barreto esquina Duque de Caxias), tem como objetivo levar informações sobre a complementação de renda às 405 famílias beneficiadas pelo RS Mais Igual na cidade.

Ao longo do dia, em parceria com a prefeitura municipal, será oferecida inscrição no Cadastro Único e para o Pronatec, orientações sobre Bolsa Família e programa de Habitação, verificação de pressão sanguínea, brinquedos infláveis, biblioteca itinerante, entre outros.

Coordenador do RS Mais Igual, o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, afirma que a transferência de renda é o primeiro passo para a superação da miséria. “Acreditamos que esta é a condição inicial para que todas as famílias tenham condições de buscar outras oportunidades, como a qualificação profissional e o acesso ao mercado de trabalho”, detalha, afirmando que para o enfrentamento da pobreza é fundamental a união de esforços entre a União, Governo do Estado e prefeituras.

Pestana explica a escolha do público-alvo, pois é na primeira infância que os efeitos da desigualdade social se revelam com maior intensidade. “Para as crianças nessa faixa etária, a extrema pobreza causa sérios danos, que vão desde a desnutrição até as carências decorrentes da falta de acesso aos serviços básicos de saúde e educação. As experiências desse período influenciam por toda a vida”, ressalta.

Entenda o RS Mais Igual

O RS Mais Igual é um programa transversal de erradicação da pobreza extrema do Governo do Rio Grande do Sul. Alinhado ao plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, o RS Mais Igual é dividido em três eixos de atuação: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades/inclusão produtiva.

Recentemente, o programa nacional Brasil Carinhoso e a ampliação do Bolsa Família garantiram que nenhuma família brasileira, desde que identificada e incluída no Cadastro Único, receba menos de R$ 70,00  mensais. Agora, com o RS Mais Igual, o Governo do Rio Grande do Sul vai garantir aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos, uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa.

Caso real:

Dona Sueli Três Passos (6 membros na família)

Renda Inicial
R$ 15,66 per capita R$ 93,96 renda familiar

Com a inclusão no Bolsa Família
R$ 48,66 per capita R$ 291,96 renda familiar

Com a Inclusão no Brasil Carinhoso
R$ 70,00 per capita R$ 420,00 renda familiar

Com o RS Mais Igual
R$ 100,00 per capita R$ 600,00 renda familiar

Complementação de Renda do RS Mais Igual:

– Nº de famílias beneficiadas: 98 mil famílias

–  Nº de famílias beneficiadas na Região Sul:  7.474 famílias

– Nº pessoas beneficiadas: aproximadamente 360 mil

– Valor médio de complementação mensal para cada família: R$117,50;

– 497 municípios beneficiados.