Início > Notícias > Realizada a 1º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Realizada a 1º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Foto: Leandro Bonow

O Teatro Esperança estava lotado na Abertura Oficial da 1º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, nesta segunda-feira dia 21 de agosto. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto, e segue até este sábado, dia 26 de agosto.

O ato inaugural da 1ª edição aconteceu no Teatro Esperança e contou com a presença do prefeito Favio Telis, do Vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, dos secretários municipais, representantes da sociedade civil, integrantes da APAE e CAPS, além de alunos e professores da rede de ensino.

Após as boas-vindas, proferidas pela responsável pelo setor da Educação Inclusiva, Profª Márcia Silvana, a abertura do evento seguiu bastante animado e contemplou apresentações culturais inclusivas, com a apresentação da Banda Superação da APAE, do Coral Asas da Liberdade do CAPS, dos alunos do Colégio Joaquim Caetano da Silva e do PTG Raízes da Fronteira.

Foto: Juliana Lima

De acordo com Silvana, o objetivo do encontro é de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a realidade deste público, a fim de combater o preconceito e, com isso, trabalhar em prol da inclusão social da pessoa com deficiência. “A Semana visa realmente mexer com a consciência da sociedade e envolvê-la, fazendo com que os moradores fiquem mais próximos, compreendam mais e mudem sua opinião sobre a pessoa com deficiência, a fim de defender seus direitos e colaborar com uma inclusão significativa e verdadeira”.

Sequência das atividades

Dando continuidade às atividades programadas pela Secretaria de Educação e Desporto, na manhã de terça-feira (22), aconteceu, pela primeira vez no Município, atividades paradesportivas no Ginásio Dario de Almeida Neves (Ferrujão), integrando alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da rede municipal. Estavam presentes os alunos das Escolas Marechal Castelo Branco, Dr. Fernando Corrêa Ribas e General Antônio de Sampaio. O setor de esportes da SMED preparou um circuito de exercícios que trabalham e estimulam o desenvolvimento motor, equilíbrio, coordenação, lateralidade, entre outros; acompanhando e observando as atividades desenvolvidas.

Para a Profª Catia Andréia de Aquino, da EMEF Mal. Castelo Branco, a Prefeitura está de parabéns em se preocupar e incentivar para que os alunos especiais desenvolvam atividades de interação. Já na quarta-feira (23) a Câmara Municipal de Vereadores será palco para a realização de depoimentos sobre o tema “Desafios e Sucessos da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com o Professor Daniel Lopes Romeu e a Enfermeira Bruna Lopes Gomes. Na quinta-feira (24) na Biblioteca Pública Municipal acontecerá durante todo o dia o encontro “Educação Inclusiva – Perspectivas Educacionais”. Na sexta (25) acontecerá o Dia da Convivência com almoço para os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Sindicato Rural.

O encerramento das atividades da semana, acontecerá no sábado (26) na Biblioteca Pública com uma Celebração Ecumênica a partir das 10 horas. No dia 28 de agosto será realizado uma reunião da equipe de trabalho organizadora da semana na SMED para analisar e avaliar as ações e seus resultados na área educacional.