Início > Material de Imprensa > Grande público participa da primeira atividade sobre cursos do IF-SUL em Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel

A Audiência Pública que abriu o debate, na segunda-feira (27), sobre os cursos técnicos binacionais que serão implantados na Unidade do IF-Sul de Jaguarão foi um sucesso. Com o Auditório da Biblioteca lotado e com as manifestações da plateia ficou explícito o orgulho da comunidade em receber a instituição federal que é referência na preparação qualificada de jovens para o mercado de trabalho.

Antes dos gestores ouvirem a comunidade foi realizada uma cerimônia de abertura, oportunidade em que estiveram presentes o prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, a secretária de Educação, Maria da Graça Souza, o Reitor do IFSUL, Marcelo Bender, o diretor da Unidade de Jaguarão, Fabian Debenedetti, o representante da Pró Reitoria de Ensino, Rafael Krolow e o presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques.

Na sequência Krolow, fez uma apresentação sobre o Instituto, as etapas para implantação da Unidade, possibilidades de cursos e também como será inicialmente a Unidade de Educação Profissional de Jaguarão, a qual vai ser especializada na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada, e de educação a distância. “A estrutura vai começar com 10 servidores docentes, seis técnicos administrativos e também terá uma equipe de servidores terceirizados”, informou.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz a vinda do IF-Sul para Jaguarão está avançando na consolidação do município como polo educacional, assim como no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento de uma cidade cada vez melhor. “Acho que esse é um sonho de cada jaguarense, principalmente àqueles que como eu nasceram, criaram-se na cidade, e tiveram que sair daqui para estudar e buscar capacitação. A oportunidade de ter uma escola técnica e  ter cursos do IF-Sul  na própria cidade, sem dúvida, é uma grande conquista que vai trazer muitos benefícios para nossa população e também pra região”, disse.

O Prefeito Cláudio Martins enfatizou que grandes conquistas se fazem com muita luta e sobre isso fez uma retrospectiva do processo que culminou com a confirmação da Unidade do IF-Sul em Jaguarão.  Ele reconheceu o apoio da Câmara de Vereadores na agilidade dos projetos e destacou sua decisão de fazer a doação de área no Corredor das Tropas para que seja construída a Unidade em uma região de grande contingenciamento populacional e com alta vulnerabilidade social.

Ele ainda agradeceu a todos que participaram da atividade e considerou positivas as intervenções do público, entre elas, a sugestão para que as duas próximas audiências sobre o tema sejam realizadas em bairros.

Durante as intervenções do público para sugestão de cursos foram destacadas as áreas de: gestão ambiental; edificações; telecomunicações; eletrotécnica; eletromecânica; produção agropecuária; Turismo, Hospitalidade e Lazer; entre outros.

De acordo com o diretor Fabian Debenedetti o próximo passo é a realização de uma pesquisa na forma de entrevista junto às escolas e sociedade civil organizada, assim como um estudo de viabilidade dos cursos. Os dados serão coletados também em cidades vizinhas e serão apresentados na próxima audiência prevista para o dia 20 de junho.

Assessoria de Imprensa – PMJ