Início > Material de Imprensa > IFSUL anuncia primeiros cursos da Unidade de Jaguarão

IFSUL anuncia primeiros cursos da Unidade de Jaguarão

Foto: Fernanda Barbier

Edificações com ênfase em restauro será o primeiro curso a ser oferecido na Unidade de Ensino Profissionalizante (UEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Jaguarão.  O anúncio foi feito durante a Audiência Pública, realizada dia 18 de julho, na Sociedade Espírita Allan Kardeck, atividade que contou com a presença da comunidade e representantes do Executivo, Legislativo e IFSul.

De acordo com o coordenador pedagógico da Expansão Fase III do IFSUL e futuro diretor da UEP Jaguarão, Fabian Debenedetti, a Unidade terá um papel muito importante na cidade e na região, habilitando os jovens estudantes e também resgatando àquelas pessoas que pararam de estudar. Ele explica que para reinserir pessoas no sistema educativo, a ideia é trabalhar no ensino profissionalizante destinado a jovens e adultos através do PROEJA, o que segundo ele deve começar já no próximo ano. Também estão na meta do Instituto os cursos de formação via programas como o PRONATEC, Mulheres Mil e Pró-funcionário.

Fabian conta ainda que inicialmente também será oferecido o curso técnico subsequente, ou seja, o pós médio, que terá duração de dois anos e que vai habilitar o estudante como Técnico em Edificações. “Pretendemos começar a oferta dessa modalidade no início do próximo ano, ou no máximo no segundo semestre, e paralelamente também esperamos ofertar capacitações de diversas áreas, dentro do programa Pronatec”, complementa.

Em relação à parceria com a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) o futuro diretor explica que sempre houve diálogo entre as instituições do Brasil e do Uruguai, porém as tratativas começarão a se intensificar a partir de agora. “Vamos partir para a construção do projeto pedagógico de curso em uma modalidade binacional e também já tratar sobre qual curso a UTU irá ofertar”, observa.

Para o prefeito Cláudio Martins esta é uma grande conquista para Jaguarão e para região. “ Ter um escola técnica federal em Jaguarão é uma grande vitória. Até chegarmos aqui foram várias tratativas, articulações e um trabalho dedicado de várias pessoas. Vamos ter o IFSUL no Corredor das Tropas, que tem um grande significado, não apenas pela construção de um prédio, mas de tudo que irá brotar ao redor. Antes de tudo é um investimento social”, comemorou.

Além da confirmação do curso de Edificações também foi anunciado durante a Audiência Pública que o segundo eixo a ser trabalhado para a UEP de Jaguarão será o de Controle de Processos Industriais, em que a ideia é focar no curso  de Automação Industrial.