Início > Material de Imprensa > Iº Seminário de Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente reúne grande público

Iº Seminário de Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente reúne grande público

Fotos: Fernanda Barbier

No sábado (04) foi realizado, no auditório da Biblioteca Pública, o Iº Seminário de Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), que teve como objetivo dialogar com a comunidade as questões ambientais do município. A atividade iniciou com a cerimônia de abertura, em que estiveram presentes o prefeito Claudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente, Antonio Leonel Soares, o presidente do legislativo Antonio Carlos Marques, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, André Braga e integrantes da equipe da SDRMA.

O Prefeito Cláudio Martins destacou os benefícios do espaço proporcionado pelo seminário, da pluralidade do público presente, e da importância de aproximar a comunidade para dialogar sobre as questões ambientais. Ele ressaltou também que apesar de recente, o Departamento Municipal de Meio Ambiente tem alcançado avanços significativos.

O vice-prefeito Lisandro Lenz apresentou os eixos em que o governo vem trabalhando no que se refere a meio ambiente, enfatizando o quanto o seminário só tem a contribuir para os avanços das políticas ambientais.

Após o ato de abertura, foram realizadas as palestras, iniciando com a Dra. Lucia Anello, professora da FURG, que falou sobre as Políticas Públicas de Gestão Ambiental. Na sequência o público acompanhou a palestra sobre Soluções Ambientais visando Normas e Procedimentos da Legislação Vigente, apresentada por Moises Gomes, da assessoria da Protege, e também a apresentação sobre Biotecnologias, e a experiência na produção agrícola sem o uso de agrotóxicos feita pelo Técnico Agrícola Luís Carlos Moura. Encerrando as palestras o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Marcos Correa, falou sobre as atividades desenvolvidas pela secretaria e pelo departamento, e também sobre a criação do CIEAS (Centro Integrado de Educação Ambiental e Sustentabilidade).

O terceiro momento da atividade foi marcado pela abertura de espaço para o debate oportunidade em que foram levantadas questões sobre conscientização e educação ambiental, denúncias e multas, o novo código florestal, destino do lixo (entulhos, embalagens de agrotóxicos), o cuidado com a orla do Rio do Jaguarão pensando no turismo, o tratamento do esgoto entre outros.

Como principal encaminhamento, o vice -prefeito Lisandro Lenz, destacou que deve-se buscar, junto ao Conselho Municipal e ao legislativo, avanços na legislação ambiental do município.