Início > Material de Imprensa > Jaguarão foi sede do I Encontro Binacional de Turismo da Fronteira

Jaguarão foi sede do I Encontro Binacional de Turismo da Fronteira

Foto: Fernanda Barbier
Fotos: Fernanda Barbier

As potencialidades do turismo nas regiões de fronteira e a promoção da integração regional estiveram em destaque na última sexta-feira (24) durante a realização do I Encontro Binacional de Turismo da Fronteira, evento que reuniu autoridades de cerca de 17 municípios brasileiros e uruguaios.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito anfitrião, Cláudio Martins e pelo prefeito de Bagé e também Coordenador do Comitê Binacional de Fronteira, Dudu Colombo. Na sequência os presentes acompanharam as intervenções do Alcalde de Rio Branco, Robert Pereira, do presidente do Legislativo de Jaguarão, Antônio Carlos Marques, do Cônsul do Uruguai em Jaguarão, Dr. Daniel Botta, do Vice Cônsul do Brasil em Rio Branco, Dr. Sérgio dos Santos, da Coordenadora do Curso de Turismo da Unipampa, Juliana Jasper, do Reitor da Unipampa, Almir Neto, do representante do Relacionamento Cerro Largo-Brasil, Augustín Munõz, do Coordenador de Assuntos de Cooperação e Relações Internacionais do RS, Tarson Nunes e da Diretora de Qualificação da Secretaria de Turismo do Estado, Sinthia Mayer.

Segundo o prefeito de Jaguarão, é importante destacar a descentralização dos recursos do governo federal. “Jaguarão é um exemplo disso, em especial na área do patrimônio”, observou. Ele ainda falou da importância destes encontros que são oportunidades de debater, mas também de dar encaminhamentos. “Precisamos que estes encontros e os documentos que daqui saírem, tenham eco e o respaldo necessário dos nossos governos”, enfatizou.

Representado a Secretária de Estado, Abigail Pereira, a diretora da Setur-RS Sinthia Mayer fez a apresentação de  alguns projetos  em prol do desenvolvimento do turismo na região da Fronteira, entre eles, a promoção do setor com ênfase na qualificação da atividade turística para o desenvolvimento econômico e social de acordo com os preceitos da regionalização, segmentação e proteção ao patrimônio histórico e cultural; estratégias para desenvolver a região com o desafio de sistematizar e consolidar políticas públicas para o turismo; e a atividade turística como importante ferramenta de cooperação entre Brasil e Uruguai.

Durante a tarde os participantes do Encontro discutiram a exposição de eventos prioritários dos municípios, escolha dos mais prioritários com moderação, esboço e concretização do calendário e elaboração de proposta para discussão em futura reunião de cultura.

Assessoria de Imprensa – PMJ