Início > Material de Imprensa > Jaguarão se consolida como referência em patrimônio cultural do Mercosul

Jaguarão se consolida como referência em patrimônio cultural do Mercosul

Foto cip
Foto: Fernanda Barbier

Durante a última semana Jaguarão foi destaque em todo o Mercosul no debate do patrimônio cultural. Além de sediar a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, com representantes de diversos países, a cidade recebeu no sábado (30) o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira,  a ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, a presidenta do Iphan, Jurema Machado e o presidente da Comissão de Patrimônio Cultural do Uruguai, Nelson Inda, entre outras autoridades.

A certificação da Ponte Mauá, como primeiro Patrimônio Cultural do Mercosul, foi o foco principal da agenda do ministro Juca Ferreira, que também esteve presente em um almoço com prefeitos, parlamentares e reitores, visitou as obras do Centro de Interpretação do Pampa e  o restauro do Teatro Esperança e ainda participou de uma roda de conversa na Biblioteca Pública, o Diálogo da Fronteira.

Para o prefeito Cláudio Martins as agendas da última semana são resultado das políticas de valorização do patrimônio que vem sendo aplicadas em Jaguarão. “Estamos nos sentindo muito honrados e felizes por nosso município estar protagonizando este momento. Sabemos que Jaguarão foi escolhido, para sediar estas agendas, pelo trabalho e pelas políticas públicas na área do patrimônio. Temos convicção de que esse reconhecimento é a indicação de bons caminhos para nosso município que nascem a partir do patrimônio”, destaca o prefeito.

O ministro Juca Ferreira ressaltou a beleza do patrimônio cultural de Jaguarão e o quanto foi importante a decisão do prefeito Cláudio Martins em investir nas políticas públicas de valorização do patrimônio, o que aliado às políticas do governo federal tem trazido novas perspectivas para a cidade. Sobre a fronteira ele afirmou que “o Brasil e o Uruguai compartilham um território cultural comum que tem força e possibilidade de unir”. Ele reforçou a possibilidade de construir na fronteira um território de amizade e integração e falou sobre a importância de uma política cultural para a fronteira que dê conta da diversidade e que estimule e promova integração e parcerias.

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão

Confira mais detalhes sobre a agenda

Ponte Mauá é certificada como primeiro Patrimônio Cultura do Mercosul

Juca Ferreira defende política cultural para fronteira