Início > Notícias > Lei Orçamentária Anual 2022 da Prefeitura Municipal de Jaguarão

Lei Orçamentária Anual 2022 da Prefeitura Municipal de Jaguarão

AUDIÊNCIA PÚBLICA ELETRÔNICA – PARA ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2022

A realização da audiência pública eletrônica é uma forma de assegurar o cumprimento das disposições contidas na LRF, bem como, garantir transparência e participação popular ao processo de elaboração e discussão da LOA, mesmo diante desse cenário de restrição de circulação e aglomerações, o qual impossibilita a realização das tradicionais audiências públicas presencias que foram realizadas nos anos anteriores.

As audiências públicas não podem ser consideradas mera formalidade, mas sim elementos essenciais da democracia, tendo como finalidade a qualificação da gestão pública, consolidando-se como instrumento de participação aos cidadãos, possibilitando que a sociedade opine acerca de investimentos, programas e ações a serem executadas no exercício de 2022. Neste contexto, o Poder Executivo através da Secretaria Municipal da Fazenda, desenvolveu o formulário eletrônico para que assim os munícipes possam participar da elaboração e discussão da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos do município, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo municipal. Na sua elaboração, cabe ao Legislativo avaliar e ajustar a proposta do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). Os Orçamentos do município dizem respeito a todos nós, pois geram impactos diretos na vida dos munícipes. O Orçamento é um instrumento que ajuda na transparência das contas públicas ao permitir que todo cidadão acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos.

Abaixo será apresentada a previsão que estima as receitas e fixa as despesas do município para o exercício de 2022. Será possível enviar sugestões de alterações da LOA 2022.

Realize o Download dos Anexos da LOA 2022 abaixo:

Anexo 1- Demostração da Receita e Despesa

Anexo 2 01 – Despesa Segundo as Categorias

Anexo 2 02 – Demostração da Despesa por Unidade Financeira

Anexo 2 03 – Receita Segundo as Categorias

Anexo 3 – Demostrativo da Receita Corrente Líquida

Anexo 6 – Programa de Trabalho

Anexo 7 – Programa de Trabalho de Governo

Anexo 8 – Demostração da Despesa conforme Vinculo

Anexo 9 – Demostração da Despesa por Funções

Balancete da Receita

Balancete da Despesa

Balancete por Fonte de Recursos

Abaixo segue o formulário para envio de Sugestões ou Dúvidas para a LOA 2022, o formulário poderá ser enviado até 15/12/2021 às 14h.