Início > Material de Imprensa > Lisandro Lenz fala sobre aumento do Refeisul para os servidores municipais e temas específicos do magistério

11096774_10153184431707230_556914757_o (1)
foto: Fernanda Cassel

Nos próximos dias o Executivo irá encaminhar para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que aumenta o valor do vale refeição (Refeisul) para os servidores municipais, passando para o valor mensal de R$ 252,00. De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz, que vem conduzindo o diálogo e os estudos de melhorias para o funcionalismo, essa ação é uma demanda que vem sendo levantada pelas entidades representativas e faz parte da política de valorização dos servidores, do governo municipal.

O vice-prefeito destaca que a ideia é que o aumento passe a vigorar a partir do mês de julho. “A Secretaria de Administração fez um estudo orçamentário e a partir desta avaliação nós entendemos que seria mais adequado dar esse aumento de R$50,00 a partir de julho do que pôr em prática outras possibilidades, como dobrar o vale no mês de maio ou ainda dar um aumento que passasse a vigorar no próximo mês, porém  de menor valor. Entendemos que a proposta que será apresentada traz mais benefícios para o servidor”, justifica.

Ainda segundo Lisandro nesta mesma política de valorização que vem sendo implementada pelo governo, estará sendo encaminhado em breve para Câmara o projeto de lei sobre o plano de carreira dos servidores da saúde e da assistência social, o qual vem sendo estudado com muita dedicação pelo governo e que vem sendo debatido com os representantes da categoria.

Outra questão que está no centro do debate é o aumento real de 2% para os professores municipais, ativos e inativos, e também a alteração do desdobramento do magistério. Conforme Lenz essa questão era uma demanda que vinha sendo apresentada pelo Conselho de Política de Administração e de Remuneração de Pessoal (COPARP) e uma situação que precisava ser regularizada. Ele salienta que as alterações irão gerar uma economia de mais de R$ 16 mil reais/ mês para o município permitindo o aumento real na base salarial dos professores. “Com essas alterações tivemos um bom avanço e uma sinalização importante de que qualquer alteração no plano de carreira será aplicada na base salarial dos professores”, observa.

Ainda sobre o tema do magistério Lisandro salienta que existem alguns impasses, já que houve alguns entendimentos diferenciados sobre o cálculo do desdobramento e por isso há possibilidade de alteração no que já foi aprovado, o que irá depender de assembleia do Sindicato dos Professores marcada para esta quinta-feira (23). “Estive reunido com a direção do Sindicato dos Professores e segundo a presidente, o entendimento foi de que o desdobramento seria calculado sobre o vencimento (nível + classe) e já no nosso projeto de lei, aprovado na última semana, o cálculo foi sobre o vencimento básico acrescido do nível, não sendo levada em conta a classe (calculada pelo tempo de serviço), o que consideramos ser a forma mais justa pensando no coletivo e o que é, inclusive, uma orientação jurídica formalizada e que já foi repassada ao Sindicato para ser apresentada em assembleia”, explica.

Ainda em relação ao tema do magistério o vice-prefeito enfatiza que o governo seguirá dialogando e trabalhando junto a categoria na busca incansável de atingir por vez o piso salarial.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão