Início > Material de Imprensa > Lisandro Lenz fala sobre plano de carreira e piso dos Agentes de Saúde

Lisandro Lenz fala sobre plano de carreira e piso dos Agentes de Saúde

Foto: Fernanda Cassel

O Executivo Municipal vem trabalhando intensamente para qualificar o trabalho e a carreira dos servidores municipais e consequentemente garantir a melhoria dos serviços oferecidos a população jaguarense. Entre as ações que estão na pauta da administração está o Plano de Carreira dos servidores da saúde e da assistência social e o piso dos Agentes Comunitários de Saúde.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz no início deste mês agentes de saúde foram recebidos no Gabinete do Prefeito, em uma reunião chamada pela bancada do Partido dos Trabalhadores, a qual tinha como objetivo fazer esclarecimentos sobre o tema. Nesta atividade os profissionais conversaram com o prefeito Cláudio Martins, o vice e o secretário de Saúde, Celso Caetano, para saberem como está o andamento deste processo bem como as reais possibilidades para o início do pagamento do piso. Estavam presentes também os vereadores Ariom Moreno, Roseli Calvetti e Oberte Paiva.

Contextualizando o andamento deste tema Lisandro explica que a partir de uma reunião ampliada com todos os servidores da saúde há alguns meses, foi definida uma comissão, com um representante de cada categoria funcional da saúde e da assistência social, a qual tem discutido um novo modelo de plano de carreira que classifica, entre outras questões, principalmente, a progressão na carreira pela qualificação profissional, tempo de serviço e educação formal. “ Estas questões não são previstas hoje na atual lei que rege o servidor( Lei 4166/2003). Atualmente o crescimento na carreira só está ligado ao tempo de serviço. Além disso temos outro problema, que é a discrepância salarial de categorias que possuem a mesma exigência de formação”, destaca o vice-prefeito que reafirma que o plano de carreira que está sendo elaborado pelo governo municipal em parceria com os servidores, pretende resolver essas discrepâncias e valorizar o profissional, garantindo também a qualidade dos serviços públicos de saúde.

Em relação ao piso dos agentes o vice-prefeito destaca que ele será pago após a remodelação de toda a estrutura da saúde, pois é preciso que se resolva coletivamente sendo positivo para todas as categorias. Ele exemplifica, por exemplo, que o salário dos técnicos de enfermagem, já é inferior ao piso dos agentes, sendo que a exigência de escolaridade é maior. “É preciso ajustarmos esta questão como um todo e não resolver apenas uma parte. É importante entendermos também em primeiro lugar que é uma incoerência fazer uma lei para pagar o piso, pois já existe uma legislação federal, sancionada pela presidenta Dilma. Outra questão, que é fato, é que este trabalho que estamos conduzindo faz parte dos compromissos assumidos em campanha pelo prefeito Cláudio”, observou.

Ainda conforme o vice prefeito nos próximos dias deverão ser anunciados novidades sobre o tema. “Já estamos muito avançados na elaboração do plano e em breve estaremos chamando uma nova reunião ampliada para discutirmos os resultados dos nossos estudos em uma amplitude maior”, finalizou.