Início > Material de Imprensa > Município é selecionado para programa que prevê pavimentação para mais de 160 quadras

Foto: Fernanda Barbier

O Município de Jaguarão foi selecionado para um programa que vai transformar significativamente a infraestrutura da zona urbana do município. Trata-se do financiamento de R$15 milhões do PAC 2- Pró Transporte que prevê a pavimentação de vias em um total de 14.729 metros de extensão, sendo mais de 160 quadras e 10.028 metros de passeio com acessibilidade, além da drenagem e sinalização incluídas. Neste projeto está sendo priorizada a qualificação dos acessos a grande parte dos bairros, como Vencato, Cerro da Pólvora, Cerro das Irmandades, Bela Vista, Carvalho, Boa Esperança, Vila Branca, Indianópolis, Kennedy, além de diversas ruas do centro.

Na última semana o Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que busca a autorização dos vereadores para proceder tal contrato de financiamento.  A solicitação do Executivo foi em regime de urgência, pois para garantir a concretização das obras, a lei precisa ser sancionada até o dia 12 de julho.

Sobre as dúvidas da comunidade em relação ao financiamento o prefeito Cláudio Martins explica que o referido recurso será financiado em até 20 anos, com carência de dois anos a partir do início da obra. Ele diz ainda que os juros são de apenas 6% ao ano e os compromissos não chegam a 2% do orçamento.  “Esse recurso passou por uma análise criteriosa. Técnicos capacitados do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal analisaram as finanças do município e comprovaram  que Jaguarão tem capacidade para assumir uma dívida dessas. A situação do município é de excelência e inclusive recebemos conceito AA”.

Outro questionamento que muitas pessoas têm feito refere-se às obras de pavimentação asfáltica que ainda não foram concluídas. Sobre isso o vice-prefeito Lisandro Lenz afirma que são projetos diferentes. “As obras de asfaltamento na Demétrio Ribeiro, Joaquim Caetano, Santos Dumont, Gustavo Guimarães, Bento Gonçalves, Curupaiti e Liberdade são projetos que ainda estão no prazo de andamento e dependem de outros recursos. O financiamento não é para pagar essas obras que ainda não foram concluídas, trata-se de um outro projeto que vai levar pavimentação para mais de 160 quadras, beneficiando diversos bairros”, disse.

No que diz respeito aos benefícios da obra o prefeito Cláudio Martins ressalta que as críticas mais frequentes do município são relacionadas aos problemas infraestruturais e a maioria é feita com razão. “ Temos fragilidades e nossa população enfrenta há anos o problema das valetas em frente as casas e  o barro que surge em dias de chuva e dificulta o acesso das pessoas, principalmente  os moradores dos bairros. A situação das nossas ruas também traz transtornos aos motoristas, ao transporte escolar, e por isso estamos defendendo esse projeto que é fundamental para qualificar a mobilidade urbana”, disse.

Em relação a essa questão Lisandro Lenz diz que os investimentos em infraestrutura são fundamentais para que a cidade se desenvolva. “Essas obras certamente irão trazer mais qualidade de vida para nossa população, vai valorizar os imóveis e os bairros, além de dialogar, por exemplo, com a segurança, saúde e educação”, observou.

Diálogo com o Legislativo: Logo que encaminhou o projeto de lei ao Legislativo, a Prefeitura Municipal colocou a disposição dos vereadores a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, para explicar detalhes do projeto.

Na segunda-feira (02) o vice-prefeito, Lisandro Lenz, o engenheiro da Prefeitura e um dos responsáveis técnicos pelo projeto, André Timm e o secretário da Fazenda, Pedro Caetano juntamente com o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Chagler Zandavalli estiveram na Câmara de Vereadores, para falar sobre o projeto e para que os vereadores tivessem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Clique AQUI e confira todas a ruas contempladas.

Assessoria de Imprensa  – PMJ