Início > Gabinete do Prefeito > Município realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Município realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de buscar a inclusão abrindo debates pela igualdade de direitos e de oportunidade, a Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desde o dia 21 de agosto vem realizando inúmeras atividades do processo de conscientização.

Na segunda-feira (26), aconteceu a abertura oficial, no Teatro Esperança, com a presença de autoridades, professoras e comunidade em geral. Na ocasião aconteceu a apresentação das alunas do curso de libras, oferecido pela SMED, coordenado pelas intérpretes Francine Guerreiro da Silva e Franciele das Neves Gonçalves.

Após as falas das autoridades, aconteceram as palestras “Trajetória de Vida e Inclusão do Cego na Sociedade”, abordada pelo deficiente visual Vladmi Virgílio dos Santos, com mediação do vereador riograndino, Filipe Branco e, a seguir o tema foi “Trajetória de Vida Escolar do Surdo na Escola Pública”, ministrada por Durlan Garcia Galho.

Responsável pela criação da Lei Municipal nº 6.530 do dia 17 de agosto de 2017, o vereador Luiz Veleda, emocionado diz que se sente realizado em poder contribuir para uma causa tão importante, “Tudo que estamos tentando mostrar a sociedade partiu da iniciativa de um grupo que luta muito. Temos instituições que trabalham em prol das pessoas com deficiência e essa semana serve para conscientização e alertar sobre as dificuldades”, explica.

Presente no Momento, o vice-prefeito, Henrique Edmar Knorr Filho ressaltou que a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência realiza um movimento social importante no Município de Jaguarão, desenvolvendo um trabalho que transcende a sala de aula provocando na comunidade em geral, momentos de reflexão e discussão atingindo vários espaços e áreas importante com trabalho. Na saúde, cultura, lazer, educação e a sensibilização através da espiritualidade. “Valorizar as diferenças é a chave nesse processo! As diferenças sempre existiram e através da inclusão elas precisam ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas, livre de preconceitos, a nossa ideia é justamente promover a integração sem separação”, salienta o vice-prefeito.

Encerrando as falas, o prefeito Favio Telis ressaltou que o município de Jaguarão está engajado na causa e na valorização das pessoas especiais, “O município de Jaguarão, atualmente possui as salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) em seis escolas municipais, EMEF Marcílio Dias, EMEF Dr. Fernando Correa Ribas, EMEF Manoel Pereira Vargas, EMEF Marechal Castelo Branco, EMEF Padre Pagliani e EMEF General Antônio de Sampaio, estamos trabalhando para mostrar que as diferenças têm que ser valorizadas, respeitando as necessidades de cada indivíduo”, diz o prefeito.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias